23 de outubro de 2013

Decisões do comitê permanente do 1º Segmento



No dia 22 de outubro de 2013 foi reunido um grupo de professores do primeiro segmento (1º ao 5º ano) o qual formou um comitê permanente de discussão, lutas e ações específicas deste segmento.
     Os professores estabeleceram, após longo debate, um conjunto de ações para questões urgentes que afetam diariamente o cotidiano do professor, são eles:
1.    1/3 de Planejamento:
O não cumprimento imediato do planejamento atual assim que voltarmos da greve e a hora dedicada para tal será utilizada para a possível reposição das aulas.
2.    Ciclos de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental:
Enviar uma carta aberta à comunidade escolar denunciando os ciclos que para grande parcela dos profissionais da educação representam uma forma disfarçada de aprovação automática.
3.    Currículo Escolar:
Fazer um novo currículo de forma democrática, com delegados eleitos democraticamente, em cada unidade escolar com discussão prévia nas instituições de ensino.
4.    Formação Continuada:
Que a SEMEC institua uma nova forma de formação continuada, que contemple o fazer pedagógico do professo, ao invés de, exclusivamente, prender-se às avaliações institucionais: Prova Brasil e PROVITA. Os temas abordados devem ser escolhidos pelos professores através de consultas democráticas.
5.    Desfile Cívico Escolar Municipal:
Boicotar o desfile cívico municipal que pouco contribui, pedagogicamente, para a comunidade escolar. Gasta-se uma parcela significativa das verbas da escola que deveriam ser revertidos para a melhoria do ambiente escolar e muito tempo dos profissionais da educação que deveriam estar realizando suas tarefas pedagógicas de maior importância.
6.    Revezamento de professores:
Exigir da SEMEC o fim da obrigatoriedade do revezamento de professores nas turmas do 4º e 5º ano a partir do ano letivo de 2014.

Os professores reconheceram que as questões acima abordadas, somadas às outras, como assédio moral, péssimas condições de trabalho e desvalorização profissional, tornam o trabalho docente penoso e, por isso, muitos adoecem.

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