8 de dezembro de 2025

JULGAMENTO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

 


Companheiros e companheiras de lutas em Itaboraí. Essa semana será decisiva para o julgamento do Piso Nacional do Magistério. 📣 Está marcada para a semana de 12 a 19 de dezembro, em plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do Tema 1218, sob relatoria do ministro Cristiano Zanin e que trata dos reflexos do piso salarial nacional (Lei nº 11.738) nos planos de carreira dos profissionais do magistério.

Como o julgamento será virtual, uma forma de a categoria tentar sensibilizar os ministros será enviando mensagens aos e-mails dos Gabinetes, explicando a importância que a votação tem para a categoria da rede estadual de educação, que recebe um dos piores salários em nível nacional, já que o governo não cumpre o piso, e para as prefeituras que ainda não cumprem a lei.

A seguir, publicamos um texto modelo que o(a) professor(a) poderá usar, como referência, em sua mensagem aos ministros – atenção, usamos, como exemplo, a situação da rede estadual do Rio de Janeiro. Mas o texto modelo pode ser usado, citando outras redes municipais:

📝 MODELO DO TEXTO:

Vossa Excelência, Senhor Ministro ____,

“No contexto do julgamento do Tema 1218, que ocorrerá no Plenário Virtual entre os dias 12 e 19 de dezembro, venho respeitosamente manifestar a extrema relevância desta decisão para o magistério brasileiro — em especial para nós, profissionais da rede municipal de Itaboraí, submetidos a um dos piores salários do país devido ao reiterado descumprimento do piso nacional previsto na Lei 11.738/2008. Considerando que o piso foi reconhecido como constitucional por este próprio Supremo Tribunal Federal e deveria servir como vencimento inicial das carreiras, conforme determina o §1º do art. 2º da referida lei, solicito a Vossa Excelência atenção especial aos impactos sociais, profissionais e pedagógicos envolvidos.

Assim, rogo que o voto de Vossa Excelência reconheça a necessidade de que o piso nacional do magistério seja efetivamente observado como referência mínima nos planos de carreira, com os devidos reflexos nas faixas, níveis e classes, assegurando dignidade, valorização e respeito à legislação vigente. Tal decisão representará justiça para milhares de educadores que há anos lutam para que a lei seja cumprida."

📧 Endereços dos(as) ministros(as):

GABINETE MINISTRO EDSON FACHIN (presidente)

GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES

GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA

GABINETE MINISTRO DIAS TOFFOLI

GABINETE MINISTRO LUIZ FUX

GABINETE MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

GABINETE MINISTRO NUNES MARQUES

GABINETE MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA

GABINETE MINISTRO CRISTIANO ZANIN

GABINETE MINISTRO FLÁVIO DINO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers