2 de maio de 2019

Secretário de educação se reúne com representantes dos Conselhos pedindo colaboração


No dia 25/04 o secretário de educação reuniu os representantes do Conselho Municipal de Educação, Conselho do FUNDEB e Conselho de Alimentação Escolar. Devido o atraso do mesmo secretário, representantes da seme iniciaram a reunião informando algumas modificações no funcionamento da mesma secretaria. Uma delas seria a incorporação da pasta da cultura e do turismo por parte da seme. Outra com relação as matrículas dos alunos que vai ser realizada nas secretarias das escolas, facilitando a vida de pais, responsáveis e alunos na realização das matrículas.
Um outro informe importante é que, pressionado pelo ministério público, o secretário de educação se comprometeu em realizar ainda este ano concurso para a educação. Contudo, este concurso só será destinado para professores devido a extrema carência na rede. 
O sepe considera tal política errada já que na ausência dos outros profissionais os professores assumem diversas vezes funções que não são tarefas suas.
A questão do Plano de Carreira foi levantada por membros do conselho, tendo em conta os diversos funcionários com bastante tempo na rede, porém, sem a devida valorização que um plano adequado poderia resolver. O secretário de educação afirmou que irá elaborar um plano de carreira conjuntamente com uma equipe técnica, estabelecendo uma valorização, ainda que "mínima".
Ainda sobre a educação e as pressões do ministério público o secretário Ozório afirmou que o Governo Federal é que deveria subsidiar o 1/3 de planejamento nas escolas, já que muitos municípios, como Itaboraí, não tinham condições de arcar. Membros dos conselhos e do sepe argumentaram que apesar de ser uma lei federal de 2008, ela só foi implementada após a greve de 2013 e que o antigo secretário de educação do mesmo governo Sadinoel utilizou como desculpa da retirada do 1/3 por que não havia legislação municipal referente a ela.
Um outro representante dos conselhos levantou a questão de um boato referente a um possível aumento de 10% nos salários. O que foi rebatido pelo secretário como inviável.
Por fim, o secretário pediu ajuda aos conselhos durante a sua gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers