2 de julho de 2015

A MERENDA ESCOLAR EM ITABORAÍ - VERGONHA E DESCASO DO PODER PÚBLICO!

Falta de Merenda, cardápio desfalcado e com baixa qualidade nutricional, carne (quando há) com aparência e odor de estragada, etc. A situação da merenda é um retrato da educação em Itaboraí: descaso e caos!



R$ 1.225.254,00 !!!   Esse é o valor recebido do governo federal pela prefeitura de Itaboraí relativa à merenda escolar no período de 06 de março a 03 de julho de 2015. No mesmo período de 2014 a prefeitura recebeu 1.025.680.000.  O valor total recebido em 2015 será semelhante ao recebido em 2014 pelas projeções. Resta a pergunta: o que explica as quedas na qualidade e quantidade da merenda?
Fonte:http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.LIBERACOES_01_PC?p_ano=2015&p_programa=C7&p_uf=RJ&p_municipio=330190

Algumas das escolas em que comprovamos a ausência ou queda da qualidade da merenda: Clara Pereira, Aldeia Velha (Manilha), Afonso Salles, Outeiro das Pedras, Ângelo Buriche, Marly Cid, Geremias de Mattos Fontes, Therezinha de Jesus, CEMEI Comunitária (Reta Velha), Luzia Gomes (Itambi), CEMEI Maria Luiza da Conceição (Visconde de Itaboraí), etc. Essa é a ponta do iceberg, o problema é endêmico e a SEMEC deve explicações. O SEPE enviará novo ofício solicitando os esclarecimentos à SEMEC sobre a questão, bem como tomar as providências jurídicas e políticas cabíveis.

Exemplos do caos na merenda das escolas

*E. M. Marly Cid – A carne moída que chega à escola é de qualidade ruim.

*E. M. Auto Rodrigues (Manilha) – Algumas vezes os profissionais da escola contribuíram para a compra de ovos para garantir merenda com alguma proteína, não apenas com arroz e feijão.

*E. M. Geremias de Matos (Sambaetiba) – Em vários dias a merenda na escola se resumiu a uma laranja, ou ½ espiga de milho, ou dois biscoitos, sem arroz, feijão, legumes em geral e nenhum tipo de carne.

*CEMEI Comunitária (Reta Velha) –  A escola também tem sofrido com a insuficiência da merenda, muitas vezes dependendo de doações.

*E. M. Therezinha de Jesus (Rio Várzea) – Aipim cozido três dias seguidos no café da manhã.


*E. M. Ângelo Buriche (Curuzu) – Nesta semana iniciada no dia 15 de junho a escola ficou dois dias sem almoço e está funcionando sem água desde segunda feira.

Em todas as escolas que tivemos relatos a merenda tem sido insuficiente para a quantidade de alunos, de baixa qualidade e sem a devida adequação nutricional.

Queremos saber onde estão as verbas específicas para a merenda escolar que a prefeitura dispõe, inclusive, as repassadas pelo governo federal. 

Queremos cobrar do poder municipal a transparência sobre o dinheiro público que sai do nosso bolso.

IMAGENS DA MERENDA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ITABORAÍ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers