2 de outubro de 2018

Relatoria da Assembleia dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Itaboraí - 25/09/2018




            Às dez horas do dia vinte e cinco de setembro do ano 2018, realizou-se na sala do SEPE-Itaboraí a assembleia dos profissionais da educação da Rede Municipal. Estiverem presentes trinta e cinco (35) membros da categoria incluindo os 5 diretores do núcleo.

            Informes
            Foi divulgado o ato do dia 29/09 “Mulheres contra o Fascismo” - que se realizará na Cinelândia, na cidade do Rio de Janeiro, às 15 horas - e a possibilidade de organização de um ônibus saindo de Itaboraí para o local do ato. Também foi feita a divulgação da Greve de 24 horas da Rede Estadual de Educação com ato no dia 24/10.
            Posteriormente foram dados os informes relativos ao setor jurídico do SEPE. Sobre a questão do 1/3 de planejamento, foi informado que ganhamos na justiça o direito de 1/3 da carga horária de planejamento e que a prefeitura de Itaboraí não recorreu da decisão. Nesse sentido, foi informado também que a advogada do SEPE está entrando com uma ação junto ao Ministério Público a fim de solicitar um prazo para que a medida seja implementada. Informamos ainda que na semana passada um vereador entrou com um pedido de cumprimento da lei para o secretário de educação e que, por isso, enviamos um ofício para câmara dos vereadores. Porém, ainda não obtivemos nenhuma resposta sobre o caso. Também foi informado que ganhamos na justiça o direito às paralisações de 2017, de modo que os profissionais que paralisaram e fizeram a reposição dos dias paralisados por conteúdo, devem receber o pagamento caso tenham sido descontados. Também foi informado que estamos entrando com uma ação judicial em relação aos dias descontados referente à greve dos caminhoneiros e cobrados em sábados letivos impostos pela SEME. Por fim, foi solicitado que a categoria realize em suas respectivas unidades um levantamento do número de profissionais contratados, bem como das vagas reais existentes, a fim de pressionarmos a prefeitura judicialmente para a realização de um concurso público para o preenchimento das vagas.
            Informamos sobre o atentado ocorrido no último final de semana na Escola Estadual HILKA em Itambi, a qual prestamos nossa solidariedade. Do mesmo modo, falamos sobre o caso de violência ocorrido contra o professor Thiago Santos em uma escola da Rede Estadual no município de Rio das Ostras, para quem também publicamos uma nota de solidariedade.

            Avaliações

            Durante o momento das avaliações foi feita a denúncia sobre os funcionários de apoio contratados pela SEME que chegam nas unidades de ensino sem capacitação para a realização do trabalho e, nesse sentido, falou-se sobre a necessidade de cobrarmos da prefeitura uma capacitação desses funcionários de apoio para a realização do trabalho nas escolas. Foi falado também sobre a cobrança em relação aos resultados alcançados pelos alunos como se toda a estrutura precária e a falta de segurança das unidades de ensino não fossem fatores relevantes para o baixo rendimento dos estudantes. Falou-se sobre a mobilização dos governantes da prefeitura de Itaboraí para a desmobilização de nossa categoria, com a retirada de diversos direitos, como o das licenças especiais. Levantou-se a questão da retirada dos mediadores dos alunos especiais com o fim de alguns contratos e a retirada das dobras. Uma profissional lembrou que a inclusão é um direito do aluno e que esse direito deve ser respeitado. Um grupo de profissionais denunciou que está havendo coação por parte da direção de sua unidade escolar que impõe a presença dos profissionais em sábados letivos. Falou-se também sobre os descontos no contracheque dos profissionais que se recusaram a participar dos sábados letivos impostos pelas direções e pela SEME. Foi falado também que alguns licenciados estão sem receber o adicional de férias por conta do decreto 59/2018.

            Propostas
            Todos os presentes concordaram que é urgente a realização de uma grande mobilização por parte da categoria. Foi proposta a realização de uma meia paralisação com um grande ato na prefeitura, a fim de cobrarmos uma reunião conjunta com o prefeito e o secretário de educação. Outras propostas: Realização de um seminário sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC); Elaboração de um plano de reposição de paralisações; Organização de um grupo de trabalho para a elaboração de um calendário letivo para o ano de 2019.

            Deliberações

            A categoria deliberou pela realização de uma meia paralisação com ato em frente a prefeitura no dia 23/10 (terça-feira) às 10 horas da manhã. Outras deliberações: Escolha da data de uma nova assembleia conforme o sucesso do ato no dia 23/10 pela direção do SEPE; Produção de um documento para os profissionais da educação, convocando para a paralisação no dia 23/10; Elaboração do plano de calendário pelo grupo de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers