15 de outubro de 2018

III Congresso Estadual de Educação (COED)

O núcleo do SEPE/Itaboraí convoca todos os profissionais da educação das redes municipais e estaduais para participarem criticamente do 3º COED.
O COED tem como objetivo debater e elaborar o Plano Estadual de Educação (PEE) na sua relação com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME). Este congresso conta com a participação dos profissionais de educação das redes municipais e estadual de educação, assim como de estudantes, mães e pais de alunos dos diferentes níveis e modalidades de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Além destes também contará com a participação de representantes do governo e de unidades de ensino privadas.

Vamos nos organizar para participar do 3º Congresso Estadual de Educação do Rio de Janeiro (COED), levando as propostas da categoria debatidas e aprovadas em assembleia e nos fóruns diversos do Sepe. Vamos denunciar, no Coed, a destruição da educação pública em nosso estado e apresentar nossas contrapropostas de educação pública que queremos!

Um dos projetos que os governos querem aproveitar para deslanchar de vez é a implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental, assim como a reforma do Ensino Médio, em todas as redes.

O governo do Rio e várias prefeituras também querem legalizar e institucionalizar políticas como desmonte dos planos de carreira e retirada de direitos, fechamento de escolas, expansão precarizada da Educação Infantil, avaliações externas, controle do trabalho dos educadores, meritocracia, entre outros ataques.

A participação organizada como categoria no 3º COED enfrentará uma situação complexa. O primeiro passo é todo educador, da Rede Estadual e de todas as redes municipais, universidades públicas e também escolas e universidades particulares, se inscreverem para participação.

As inscrições serão abertas no dia 15 de outubro e irão até o dia 26 de outubro, mas é importante que todos façam as inscrições logo no início. Atenção, as vagas são limitadas e por isso os profissionais têm que se inscrever assim que forem abertas as inscrições. 


CRONOGRAMA DO 3º COED: 

Após as inscrições, em novembro ocorrerão as etapas intermunicipais do COED. É fundamental que todos participem das etapas intermunicipais, pois só poderão participar da etapa estadual final quem se inscreveu em outubro e que participou e "passou" pelas etapas intermunicipais, inclusive quem é da Rede Estadual tem que "passar" por todas essas etapas. E em abril de 2019, finalmente, ocorrerá o Congresso propriamente dito.

ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA PARA O COED

O Sepe vai organizar reuniões, materiais e debates para a preparação da intervenção crítica da categoria. A primeira orientação, além das inscrições de todos, é que os Núcleos e Regionais do sindicato organizem reuniões abertas para preparação da categoria, no mês presente de outubro e até o início de novembro.

MAIS INFORMAÇÕES DA SEEDUC SOBRE O 3º COED NESTE LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers