13 de setembro de 2021

NOTA DE REPÚDIO


 

Abono salarial para todos os trabalhadores da Educação e reajuste já!

O núcleo do SEPE Itaboraí vem a público repudiar a política de abono arbitrária da prefeitura de Itaboraí que não atende a todos os trabalhadores da educação. Há muitos anos que o núcleo do SEPE defende que todos os trabalhadores que atuam na escola, seja porteiro, faxineiro, inspetor, cozinheira, secretário escolar, agente educativo de creche, agente administrativo, etc., sejam incorporados como trabalhadores da educação. Tal debate sempre esteve inclusive na pauta sobre o nosso Plano de Carreira. Beneficiar somente alguns grupos da educação – que estão incorporados na folha FUNDEB – é arbitrário e cruel com tantos outros trabalhadores da educação. 
Além disso, acreditamos que com a evolução das receitas do FUNDEB no município (ver gráfico abaixo) era possível ter dado um reajuste para toda a categoria, incorporado nos salários ao invés deste penduricalho, de acordo com o DIEESE, era possível 10,72% de reajuste salarial respeitando o limite prudencial. Os salários dos profissionais da educação há anos estão defasados e hoje, no atual governo Delaroli um dos piores salários da história deste município, com as perdas salariais chegando a 45,89% com base no índice INPC/IBGE.

*Na tabela acima podemos perceber que as verbas do FUNDEB, no ano de 2020 para o de 2021, entre os meses de janeiro a agosto, cresceram 68,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers