12 de fevereiro de 2019

Rede Municipal: As perdas salarias dos profissionais da educação de Itaboraí chegaram a 46,67%

image.png

ANO NOVO, NOVO SECRETÁRIO E ANTIGOS DESAFIOS

Desde o início do governo Sadinoel (PMB), e durante toda a gestão de Marco Dias na Secretaria de Educação, os profissionais da educação da Rede de Itaboraí sofreram constantes ataques. O governo, através da sua carapuça de ser disponível ao diálogo, vem enrolando a categoria nestes três anos. Não foram poucas as reuniões, audiências e grupos de trabalho em que a direção do SEPE-ITABORAÍ esteve presente, porém, até a presente data, tudo aquilo que foi discutido, planejado e estudado não foi a frente: não temos eleições para diretores, nem plano de carreira, nem 1/3 de planejamento e nem ao menos reajuste salarial.
Desse modo, nos resta apenas a constatação de que o GOVERNO SADINOEL É O PIOR DA HISTÓRIA DE ITABORAÍ!
Em fins do ano passado, ao apagar das luzes, apenas como uma política de demonstrar que “está fazendo”, a SEME reuniu-se com a direção do Sindicato para discutir a implementação do 1/3 de planejamento. Infelizmente nos deparamos com uma equipe totalmente despreparada e que não conhece toda a discussão sobre o “1/3” na rede, que remonta a histórica greve de 2013.  Nada foi resolvido, insistimos que houvesse reuniões ao logo do mês de janeiro para tentar implementar o 1/3 de planejamento no primeiro semestre, porém, iniciando o novo ano, remarcaram para o dia 13 de fevereiro a segunda reunião.
A lentidão e conivência da justiça ficam ainda mais claras quando apenas no dia 1 de fevereiro o Ministério Público – depois de um ano que se “bateu o martelo”, quando a juíza obrigou a prefeitura a implementar o 1/3 de planejamento - convoca o SEPE para tratar da implementação do 1/3 de planejamento, audiência que ocorrerá no dia 14 de fevereiro.
A lentidão da justiça é perceptível também quando 
só agora (10 de janeiro) conseguimos que a direção do núcleo do SEPE receba as férias.
Durante todos os mandatos, os diretores do SEPE não recebiam o 1/3 de férias.
Mais uma vez, como toda vitória jurídica, em 12 de dezembro o Tribunal da Justiça do Rio 
determina que a prefeitura se abstenha de aplicar falta aos servidores grevistas nos dias de paralisação de 2018, “desde que os mesmos tenham realizado a reposição do conteúdo e/ou das horas/aulas”.
Sem dúvida alguma é necessário avançar na mobilização. O governo tem demostrado que tratará o SEPE e a categoria com muita conversa, porém, sem nenhuma solução para os problemas que nos aflige. Para piorar mais o quadro, a mudança do nome para o cargo de Secretário de Educação pode representar que todas as discussões em andamento com Marco Dias sejam jogadas no lixo, e que tenhamos que recomeçar novamente do zero. Ao saber dessa mudança, a direção colegiada do SEPE encaminhou um ofício com toda a nossa pauta de reivindicação à Secretaria de Educação. Esperamos que o novo secretário venha nos atender o quanto antes.
Por fim é necessário ressaltar que nunca fomos tão mal pagos, NOSSAS PERDAS SALARIAS JÁ CHEGAM A 46,67%, segundo o DIEESE. A precarização dos profissionais da educação de Itaboraí chega a níveis alarmantes, de tal modo que para diminuir tais prejuízos no orçamento, muitos fazem dobras e bicos para poder compensar.

Precisamos sair do imobilismo e lutar para que nossos direitos sejam cumpridos.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers