8 de junho de 2015

Audiência com o Poder Público Municipal - 02/06. (Rede Municipal de Educação de Itaboraí)



Em audiência ocorrida na terça-feira, dia 02/06, as 14:30 h, na sede da Prefeitura, com a presença de representantes da SEMEC, da Secretaria de Planejamento e do SEPE foi debatido dois temas principais: (a) a proposta de índice de reajuste do governo para 2015 e (b) o cronograma de implementação da lei do 1/3 de planejamento em sua integralidade.

A proposta efetivamente apresentada pelo governo foi de Reajuste de 0%. Argumentam que a queda da arrecadação municipal impede qualquer proposta, tendo em vista o comprometimento da receita municipal e também das receitas educacionais. Contudo, embora o SEPE reconheça a queda de receitas momentâneas, alguns pontos precisam ser ressaltados. Primeiro que grande parte da folha salarial da educação é paga com recursos do FUNDEB, sobrando pouco para a receita local para cobrir salários, assim se o fundo que sustenta majoritariamente os salários da educação tem origem federal, a queda de receitas locais não pode ser justificativa para uma proposta nula de reajuste. Segundo, a receita local é, de longe, a maior receita arrecadatória da educação e se constituí como verdadeira “caixa-preta” da prefeitura estando vulnerável, sem controle nem transparência, a práticas do uso inadequado das verbas educacionais. Terceiro ponto, mesmo com a momentânea queda de arrecadação, o aumento das receitas educacionais no ultimo período foi colossal, mais que triplicou. A queda, portanto, não anula o crescimento orçamentário, ainda bastante expressivo, e pouco sentido na educação pública. Por último, a queda de arrecadação municipal é momentânea, não durará para sempre, todavia não foi apresentado nenhum cronograma futuro de reajuste ou mesmo de recomposição salarial.

Por fim, um cronograma foi apresentado sobre a aplicação da lei de 1/3, já publicado nas redes sociais do sindicato e que segue abaixo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers