1 de junho de 2015

TRANSPARÊNCIA EM ITABORAÍ: REPROVADA!



ITABORAÍ É PENÚLTIMO LUGAR EM RANKING DA TRANSPARÊNCIA ELABORADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O Município de Itaboraí, com nota de 0 a 10, obteve nota 0,2 no ranking da transparência dos municípios fluminense organizado pelo MPF. Dentre os diversos itens analisados (cerca de 25), Itaboraí não apresentou quase nenhum, pior do que Itaboraí, somente os municípios que tiraram zero.

Aspectos como a existência de um portal digital onde se acesse os dados públicos, como  receitas, a despesas, os contratos, as licitações, o numero de funcionários, folha salarial, etc. deveriam ser disponibilizados pelos distintos municípios. Dentre os municípios do estado, nenhum conseguiu atingir a nota máxima e o primeiro lugar ficou com Niterói.

A falta de transparência da prefeitura em Itaboraí não é surpresa para ninguém, afinal o crescimento recente de receitas não foi acompanhado de uma melhora proporcional para a cidade, manter sob a escuridão as informações da gestão pública é uma forma de garantir a falta de controle e a ignorância do cidadão. Itaboraí não tem um site específico sobre transparência, não divulga a arrecadação municipal, não mantém leis próprias sobre transparência, não divulga o número de funcionários, não divulga o número de cargos comissionados, não divulga os contratos celebrados com prestadores de serviço, entre outros aspectos.

O SEPE-Itaboraí já denuncia há tempos a falta de transparência do município e cobra urgência na tomada de medidas que aumentem a transparência e o controle social, estimulando a cidadania.

Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/05/veja-o-ranking-da-transparencia-entre-os-92-municipios-do-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers