18 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - REDE ESTADUAL - ATENÇÃO!


Sepe Itaboraí - A LUTA PELA APLICAÇÃO DA LEI DE 1/3 DE ATIVIDADES EXTRACLASSE: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ

Nos últimos anos o campo teórico da educação tem avançado na discussão acerca da construção de uma escola pública de qualidade. A Lei 11.738/2008 trata basicamente da reorganização da jornada de trabalho do magistério, discorrendo também sobre o piso salarial.
A Lei assegura que no mínimo 1/3 da carga horária deve ser cumprida fora da regência do professor e 2/3 em sala de aula.
Os que cumprem diariamente a função de professor nas escolas públicas sabem da necessidade de um tempo para o planejamento de aulas com qualidade, aulas que sejam pensadas no seu trato pedagógico e didático. O professor ainda é um sujeito em formação contínua e a garantia de um tempo fora da sala de aula é um momento importante para sua formação.
Exauridos pela longa jornada em sala de aula, local no qual não se cumpre apenas uma papel pedagógico e didático, mas também muitas vezes burocrático, o professor alonga sua jornada de trabalho planejando e estudando no momento que está fora do espaço escolar.
QUE PREJUÍZO ISSO CAUSA?
- No Brasil os dados de professores que adoecem são alarmantes. Não são poucos os casos de professores com licença médica. A longa jornada de trabalho leva muitos professores ao esgotamento profissional, causando doenças psíquicas e a saída do magistério;
- Alongar a jornada de trabalho significa acentuar a exploração da mão de obra do professor;
- As muitas tarefas que cumprimos não são acompanhadas por uma valorização real;
- Não ter um espaço de atividades extraclasses causa uma prejuízo didático e pedagógico e os Governos ainda culpabilizam os docentes pelas dificuldades encontradas na escola pública.
COMO ANDA ITABORAÍ?
No final do ano passado, após o início da comissão paritária, as negociações firmaram a criação de uma debate amplo com a categoria sobre a aplicação da Lei.
O formato de Seminário foi o escolhido, delgados foram tirados e assim parecia avançar a construção de uma debate democrático.
No último Seminário a SEMEC preferiu o debate jurídico, mas a categoria seguiu no debate de um projeto de educação. Resultado: UMA LINDA VITÓRIA DA CATEGORIA!
Após o Seminário o discurso democrático da SEMEC se mostrou vazio e a proposta tirada no Seminário não chegava nas escolas, indo apenas um documento com a proposta derrotada.
Após o Seminário a SEMEC tratou de acabar com o debate e com as negociações, justificando que a crise se colocava como um impedimento na aplicação da Lei e da proposta vencedora.
A SEMEC E O GOVERNO COLOCAM NA CONTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UMA CRISE CRIADA PELOS GOVERNOS E PELAS GRANDES CORPORAÇÕES CAPITALISTAS!
A luta pelos nossos direitos não para!
Estamos na luta em defesa da educação pública!
O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!


16 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - Solicitação de esclarecimento sobre o pagamento do 13º salário e do adicional de 1/3 de férias

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ
ATENÇÃO!

O Sepe Itaboraí solicitou ao poder público municipal esclarecimentos sobre a data de pagamento do 13º salário e do adicional de 1/3 de férias.

Ofícios para: Secretaria Municipal de Fazenda / Secretaria Municipal de Administração.

Até o momento não obtivemos respostas.



15 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - REDE ESTADUAL: ATO DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 15/12/2015

O dia de hoje foi marcado pelo ato dos servidores do Estado do Rio de Janeiro quem estão na luta contra os ataques promovidos pelo Governo Pezão - PMDB.
Em unidade, marcharam do Largo do Machado até o Palácio Guanabara denunciando o sucateamento do serviço público e precarização do trabalho dos servidores estaduais.
Trabalhadores da Saúde, da Educação e da Segurança reforçam a construção de uma frente necessária para o ano de 2016 em defesa dos serviços públicos e contra os ataques promovidos pelo Governo Estadual.




10 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - REDE ESTADUAL: PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NO DIA 15 DE DEZEMBRO 3ªf

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ATENÇÃO!
REDE ESTADUAL ENTRA EM ESTADO DE GREVE CONTRA CALOTE DE PEZÃO
Mais de 400 profissionais da rede estadual, que estão participando da assembleia extraordinária convocada pela direção do Sepe, acabam de votar pela entrada da categoria em estado de greve. A plenária que ainda se desenrola no auditório da ABI foi convocada pelo sindicato para que os professores e funcionários das escolas estaduais pudessem discutir a mobilização contra as ameaças de calote do governador Luiz Fernando Pezão no tocante ao pagamento de salários e benefícios - como a segunda parcela do 13º - do funcionalismo estadual.
Mobilização está envolvendo todo o funcionalismo para barrar calote de Pezão
Sob a desculpa da crise econômica, o governador vem criando tensão entre os servidores do estado desde meados deste ano. Em agosto, depois de prometer anunciar um reajuste para a educação, Pezão alegou a crise do caixa estadual e suspendeu qualquer tipo de reajuste em 2015. Agora, a menos de 30 dias para o o final do ano, o governador e seus assessores da área econômica tem ocupado grande espaço na imprensa para dizer que não sabem como vão cumprir com os seus compromissos e deveres e garantir os salários do funcionalismo estadual. Um dos primeiros ataques foi o parcelamento dos salários daqueles que recebem mais de R$ 2 mil. Em órgãos como as universidades públicas, nas escolas estaduais e clínicas e hospitais foram suspensos os pagamentos de prestadores de serviços e fornecedores, provocando uma série de prejuízos para o seu funcionamento.
O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!


2 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - NOTA DO SEPE SOBRE A AUDIÊNCIA COM A SEMEC - REPOSIÇÃO DOS DIAS PARALISADOS


Após a audiência com a SEMEC sobre a reposição por conta das paralisações do ano de 2015, nós da direção do Sindicato dos Profissionais da Educação – Núcleo Itaboraí, vimos reafirmar o encaminhamento produzido pela categoria em assembleia realizada em 29 de outubro de se realizar somente a reposição de conteúdo. Isso não impede que os profissionais em suas unidades escolares, em comum acordo, realizem a reposição de forma presencial.
               
É importante salientar que todo movimento de paralisação possui riscos, imposições por parte da secretaria de educação que pune o profissional que luta por uma educação de qualidade, por condições dignas de trabalho e de aprendizagem dos educandos. Ao nos opormos ao status quo, precisamos ter em mente que seremos perseguidos, mas precisamos, ainda mais nesses momentos nos unir para sabermos enfrentar os ataques.

               
Para melhor encaminharmos a questão da reposição, estaremos realizando dois plantões sobre esse tema. O primeiro será realizado neste sábado 05/12, das 9h as 12h, na sala do sindicato e o segundo será realizado na próxima semana com data a ser confirmada.


Sepe Itaboraí - REDE ESTADUAL - Assembleia extraordinária

REDE ESTADUAL
ATENÇÃO!
Está confirmado o local da assembleia da rede estadual no dia 08/12: auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71 - 9º andar - Centro). A assembleia está marcada para as 10h, com paralisação de 24 horas.
-------------------------------------------------------------------
O governador Pezão acaba de confirmar o que os servidores públicos estaduais já sabiam e se mobilizavam para lutar contra. O anúncio do parcelamento do pagamento de novembro e a falta de perspectiva de que o governador vá cumprir sua obrigação e pagar a segunda parcela do 13º em dia apenas desnudam para toda a população do Rio de Janeiro o verdadeiro caráter desse governo, que em agosto já tinha dito o reajuste salarial deste ano seria de zero por cento. Além de manter a política do ex-governador Sérgio Cabral, mentor da sua candidatura, que se notabiliza pelo descaso para com a educação pública e o descumprimento de promessas de campanha de valorização da categoria, Pezão agora segue os passos do governo Dilma e da prefeitura do Rio e quer que o funcionalismo estadual pague a conta da crise econômica por que o país atravessa.
Assembleia extraordinária para discutir a situação
Reunida ontem , a direção do Sepe aprovou a realização de uma paralisação de 24 horas e uma assembleia extraordinária da rede estadual, dia 8 de dezembro, às 10h, em local fechado que iremos divulgar em breve. A direção aprovou um indicativo de estado de greve que será discutido nesta plenária. A orientação da direção do Sepe para a categoria está expressa nessa formulação: Com parcelamento e sem 13º, não tem fechamento de diários. Todos à assembleia do dia 8 de dezembro!
Unificação da luta dos servidores estaduais
Na semana passada, o Sepe já havia participado de uma plenária com demais entidades dos servidores estaduais com objetivo de mobilizar e criar estratégias de luta contra a ameaça de calote do governo estadual. Neste grave momento, em que os ataques de Pezão contra o funcionalismo se acirram com o descumprimento dos nossos direitos é importante unificar o movimento dos servidores estaduais para que possamos garantir o que nos é devido. Na próxima plenária, marcada para esta sexta-feira (dia 4 de dezembro), às 18h, no Sepe, iremos levar uma proposta de ato com a Ceia da Indignação na Alerj.
FONTE: http://seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=6587


1 de dezembro de 2015

Sepe Itaboraí - AUDIÊNCIA COM A SEMEC SOBRE A REPOSIÇÃO DOS DIAS PARALISADOS

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ
ATENÇÃO
AUDIÊNCIA COM A SEMEC SOBRE A REPOSIÇÃO DOS DIAS PARALISADOS
Em reunião com o sindicato, no dia 27 de novembro de 2015, a SEMEC afirmou que, com base na ação judicial promovida pelo SEPE durante a greve de 2013, a reposição dos dias paralisados deverá ser realizada da seguinte maneira: os dias das paralisações integrais deverão ser repostos em aulas presenciais, as meia-paralisações poderão ser repostas através de atividades extra-classe (estudos dirigidos, trabalhos e pesquisas).
A SEMEC afirmou que encaminhou um documento referente a reposição para as escolas e que o mesmo deverá ser compartilhado com os profissionais da educação. Neste documento é colocado que a reposição deve ser negociada junto com os professores, não podendo haver imposição da forma como será realizada tal reposição presencial.
Com relações aos professores do segundo segmento, cujo carga horária semanal é comprida em alguns dias da semana, deverá ser observado se o dia da paralisação ocorreu no dia em que ministraria suas aulas e se está com déficit de carga horária na disciplina, caso contrário não será necessário realizar a reposição das aulas.
De acordo com a SEMEC, não ocorreu nenhum desconto dos dias paralisados e que os os profissionais da educação que receberam algum desconto foi porque os mesmos não informaram a direção que estavam aderindo ao movimento. Nós da direção do sindicato entendemos que em dia de paralisação o profissional que não trabalha e não justifica a falta está aderindo ao movimento, pois a decisão é coletiva e serve para toda a categoria. A SEMEC afirma que quem recebeu desconto indevidamente deverá comparecer a secretaria com o devido contracheque para se averiguar o porquê do desconto.
Quando afirmamos que a SEMEC não poderia cobrar reposição dos dias paralisados devido ao não cumprimento da lei do 1/3 de planejamento, foi colocado que tal lei não estabelece previsão para sua aplicação, e que a SEMEC estaria tentando implementa-la aos poucos e, por fim, que tal questão não fazia parte da pauta.


AddThis Smart Layers