15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR: temos o que comemorar?

Nos últimos anos o ataque a educação pública é acompanhada de uma profunda precarização do trabalho docente. Índices preocupantes apontam um alto grau de enfermidades que assolam os professores das escolas públicas brasileiras. A falta de autonomia, salários rebaixados, assédio moral e perseguições contribuem para uma crescente desmotivação na prática pedagógica docente.

O cenário acima indica que o dia 15 de outubro marca uma data vazia, na qual não temos o que comemorar.

Porém, ao mesmo tempo que sequestram a escola pública e atacam os professores, a organização dos docentes se coloca como uma tarefa urgente a ser cumprida por todos que acreditam numa produção do saber capaz de construir uma sociedade emancipada, na qual a educação é pensada para além do capital.

A prática docente não se resume a sala de aula, quando os conteúdos ganham o mundo eles se tornam relevantes e saem de uma visão tecnicista e burocrática da mensuração de resultados.

Temos o que comemorar no dia 15 de outubro. Esse dia marca a histórica luta em defesa da educação pública, luta esta que não começou ontem, mas marca a história do Brasil.

Que o dia de hoje seja um dia de reflexão e crítica ao modelo de educação que secundariza o protagonismo do professor, que sucateia a escola pública e que precariza nosso trabalho.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers