14 de janeiro de 2025

NOVO ENSINO MÉDIO

 


A Reunião do GT do Ensino Médio do Sepe, que aconteceu de maneira remota no dia 6 de janeiro, teve início com informes gerais e dúvidas recorrentes de parte da categoria. Em seguida, foram abertas as avaliações e as seguintes propostas foram apresentadas:
1 – Enviar ofício para a SEEDUC questionando sobre como ficará a EJA-EM na nova grade curricular, indagando-os sobre os conteúdos, os laboratórios de linguagens e suas tecnologias, bem como os de ciências humanas e sociais aplicadas, a atualização da organização curricular nos trimestres etc. Precisamos cobrar respostas urgente;
2 – A comunicação do SEPE-RJ precisa produzir material orientando a categoria sobre a nova grade curricular, esclarecendo questões como alocação por antiguidade, funcionamento dos laboratórios etc. Essas produções devem ser feitas, destacando os documentos oficiais que os respaldam, citando, por exemplo, partes de DO e CI que os embasam. Solicitar ajuda na confecção desse material ao Educartum, pois eles precisam ser leves e objetivos;
3 – A EJA precisa ter o mesmo tratamento do Ensino Médio regular. Lembrando que é necessário extinguir o componente curricular “projeto de vida” e o excesso de eletivas, tais como “o que rola por aí” da matriz da EJA. Ressaltamos que essa modalidade precisa ter sua grade enriquecida com disciplinas científicas;
4 – Marcar reunião do GT do Ensino Médio, após a resposta da SEEDUC;
5 – Marcar uma plenária específica da EJA, que deverá ser agendada num sábado no início de fevereiro. Professores regentes da modalidade EJA e o Fórum da EJA deverão ser convidados para essa atividade;
6 – O SEPE deverá iniciar a luta imediata em defesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A avaliação do GT é que a sobra de professores ocorre devido ao constante fechamento de turmas e/ou turnos, especialmente do ensino noturno. Foi levantada, ainda, a preocupação de o governo estar planejando transferir a EJA para o modelo CEJA. É necessário também denunciar a super lotação de turmas nos turnos da manhã e tarde;
7 – Pensar em política para a garantia dos tempos para espanhol e artes, bem como os dois tempos em todas as séries do Ensino Médio para todas as disciplinas na grade de Formação Geral Básica e não como “laboratórios”;
8 – Organizar plenária sobre a matriz do Curso Normal, intercultural e todos os demais modelos existentes na rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers