8 de maio de 2018

CARTA ABERTA DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABORAÍ À POPULAÇÃO


Gostaríamos muito de começar esta carta contando a toda população como a educação nas escolas públicas da rede municipal de Itaboraí tem melhorado muito com o tempo. Que nossas crianças estudam em prédios bem conservados, que a merenda é de excelente qualidade e nunca falta, que todos os profissionais que trabalham nas escolas são bem pagos e recebem em dia... enfim, que a educação é tratada como verdadeira prioridade pelo poder público. Mas, infelizmente, não é isso o que esta carta pretende dizer. Ao contrário: é com descaso e desrespeito que o futuro das nossas crianças e jovens vem sendo tratado. Entra ano, sai ano e é a mesma conversa de crise que de forma muito curiosa só atinge a parcela mais empobrecida da população, que majoritariamente faz uso dos serviços públicos.
            As eleições para o cargo de prefeito, que aconteceram em 2016, se deram no meio de um contexto muito conturbado no país, quando uma quantidade expressiva de pessoas sequer tinha candidatos em quem confiar. As denúncias de corrupção que corroeu o erário público e, mais especificamente para nós, a esperança de desenvolver a cidade com o COMPERJ fizeram com que nosso município mergulhasse no caos. O mais impressionante de tudo é que ninguém até hoje foi responsabilizado pelos enormes prejuízos que inúmeros trabalhadores e usuários dos serviços públicos tiveram com o descaso do poder público, o que sinaliza que as instituições que deveriam zelar por nós, estão inertes e compassivas com a roubalheira. Ainda assim, as pessoas depositaram confiança nas instituições e elegeram Dr. Sadinoel para o cargo de prefeito.
            A postura de bom moço e bem-intencionado do nosso prefeito logo se desmancha quando atravessamos o segundo ano de mandato contabilizando derrotas. Mais especificamente nas escolas, o que vemos são prédios abandonados e caindo aos pedaços, profissionais de apoio sobrecarregados, estafados e com salários atrasados, a revogação do horário destinado ao planejamento remunerado das aulas e professores e demais servidores avançando no quarto ano consecutivo sem o reajuste salarial, em um flagrante descumprimento da lei da data-base existente no nosso município. É preciso deixar muito claro que os profissionais das escolas públicas educam os filhos e filhas dos trabalhadores desta cidade e sucatear esse trabalho significa sucatear o futuro da cidade que já é tão necessitada de melhorias nos serviços públicos.
            Assim, os profissionais deste município - representados pelo seu sindicato, o SEPE - vêm por meio desta carta denunciar o descaso com que o governo Sadinoel vem tratando a pauta dos trabalhadores da educação de Itaboraí. Estamos em período de negociação, que não é apenas salarial, mas sobretudo de condições dignas de trabalho, porque na medida que valorizam o trabalho dos profissionais da educação, valorizam, também, a própria educação que nossas crianças e jovens vão receber. Para que nossa voz seja melhor ouvida, precisamos do apoio dos pais e responsáveis, e que engrossem as fileiras de luta junto com os profissionais na reivindicação de melhores condições de ensino-aprendizagem em nosso município. Apenas com união de todos e todas conseguiremos fazer com que a prioridade dos governos sejam as pessoas, principalmente aquelas que mais necessitam dos serviços públicos de qualidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers