25 de agosto de 2016

Rede Municipal: Deu na imprensa - Estudantes têm apenas duas horas de aula por dia em escolas municipais de Itaboraí

Uma “solução” nada agradável para suprir a falta de funcionários terceirizados nas escolas municipais de Itaboraí tem irritado milhares de pais de alunos. Desde o dia 15 deste mês, as 87 unidades administradas pela prefeitura estão funcionando em menos de meio período. Para cada turno, são oferecidas apenas duas horas de aula, e nada de merenda.

A polêmica medida foi tomada após paralisação dos funcionários dos setores de limpeza, merenda e inspetoria, que estão há três meses sem receber seus salários.

— Somos 1.070 pessoas na mesma situação. O pagamento de maio só entrou em julho e ainda veio faltando 30% — diz a inspetora Ana Albernaz.

O padeiro Cirlei dos Reis, de 37 anos, depende da compreensão do chefe para levar e buscar a filha Gabriela do Nascimento, de 7, da Escola Municipal Genesio da Costa Cotrim, na Reta Nova:
— Minha filha está no primeiro ano do ensino fundamental e não está aprendendo nada. Na primeira semana, depois das férias, ela estava estudando das 9h30m às 11h30m. Já essa semana, o horário mudou para o período das 13h às 15h.

As medidas tomadas pela prefeitura também revoltaram a cozinheira Clerir Maria da Conceição, de 58, avó de Giovana Baptista, de 12 , que é aluna do sexto ano do fundamental.

— Eles estão fingindo que estão ensinando alguma coisa para as crianças. Na sexta-feira, por exemplo, minha neta tem duas aulas de matemática e duas de inglês, mas com a medida, reduziram para uma aula de cada disciplina — reclama Clerir.

Alunos têm desistido de ir ao colégio

Na Escola Municipal Prefeito João Baptista, no Engenho Velho, a situação também é preocupante. Segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, a medida da redução de tempo está afastando os alunos das salas de aula:

— Muitos pais estão deixando de trazer seus filhos para a escola.
A prefeitura admitiu que tomou a medida por causa da falta dos funcionários que estão com os salários atrasados, mas garantiu que não haverá perda de dia letivo e “que as horas/aula serão cumpridas integralmente até o fim do ano”. Sobre os atrasos nos pagamentos, a prefeitura diz que é resultado da crise financeira pela qual passa o município e que está buscando recursos com o Governo Federal.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/estudantes-tem-apenas-duas-horas-de-aula-por-dia-em-escolas-municipais-de-itaborai-19989316.html#ixzz4ILjEiwn9


-----------------------------------------------

O Governo Helil Cardozo (PMDB) foi o que mais arrecadou na história deste município. Os números da arrecadação na Educação demonstram um quadro possível de avanço na valorização dos Profissionais da Educação e na melhoria das escolas da Rede.
Porém, com uma política de falência do Município, com um governo que deixou Itaboraí em penúltimo lugar em transparência pública, com muito autoritarismo Helil Cardozo (PMDB) aprofundou a precarização dos Profissionais da Educação e o sucateamento da Escola Pública.
Mesmo com a crise esse governo arrecada muito mais que os governos anteriores.
A EDUCAÇÃO NÃO PODE PAGAR PELA CRISE!
Mais um ano sem reajuste!
Mais um ano sem merenda nas escolas!
Mais um ano sem funcionários nas escolas!
Mais um ano sem eleição direta para diretor!
Mais um ano sem plano de carreira!
Mais um ano sem concurso público!
Mais um ano com a política de terceirizações e não pagamento dos trabalhadores!
O GOVERNO HELIL CARDOZO (PMDB) É UMA VERGONHA!
PREFEITO QUE ATACA A EDUCAÇÃO NÃO MERECE REELEIÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers