17 de novembro de 2015

Sepe Itaboraí - Gestão Democrática na Escola Pública. A REDE PÚBLICA DE ITABORAÍ E A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA 

A REDE PÚBLICA DE ITABORAÍ E A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE 

A década de 1980 foi marcada pela organização de diversos movimentos sociais que questionavam a estrutura autoritária da ditadura civil-militar no Brasil. Acompanhando os debates que ali surgiram, os setores progressistas, educadores, militantes e estudantes começavam a traçar um projeto de educação capaz de assegurar a plena participação da comunidade escolar na construção da escola pública.

Nos dias de hoje garantimos algumas conquistas. Ainda que frágil, temos uma LDB/1996 que faz o debate da gestão democrática, assim como a Constituição de 1988. Tomamos como exemplo a Redes Públicas de Educação dos Municípios de Niterói e Duque de Caxias, aonde como muita luta os profissionais garantiram a ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

Na Rede Pública de Ensino de Itaboraí ainda engatinhamos na conquista da Gestão Democrática, em tempos de ataques acentuadas até observamos uma intensificação de práticas autoritárias.

A organização dos profissionais da educação, o fortalecimento da luta e uma ampliação do debate são caminhos fundamentais para a garantia de um pauta história na nossa luta.

O Governo Helil Cardozo, antes de eleito, garantiu o fim do apadriamento político nas escolas e a efetivação da eleição para diretor.

Estamos certos que a nossa luta é o caminho para garantir a Gestão Democrática nas escolas da Rede Pública de Itaboraí!

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
EM DEFESA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA!

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers