8 de março de 2013

BOLETIM DO SEPE/ITABORAÍ- – 08.03.2013


REDE MUNICIPAL
Na assembleia da rede municipal realizada no dia 05-03 estiveram presentes mais de 70 profissionais da rede municipal e mais de 30 na reunião a tarde de desdobramento. Após os informes de diversas escolas fica claro o quadro caótico de abandono que vive a nossa rede, sendo denunciada pelas diversas escolas a falta de merenda, de profissionais e estrutura física.
Assim, a assembleia decidiu que a campanha salarial de 2013 terá forte ênfase no debate sobre as condições de trabalho e saúde profissional em nossas escolas. Com isto, foi deliberada uma pauta de reivindicação que será apresentada a SEMEC. Nela, estará presente o eixo de luta escolhido por nós neste ano: a gestão democrática e, além disso, a retomada do Plano de Carreira, novos concursos públicos e chamada dos aprovados.
Com relação à Campanha salarial, depois de dados apresentados pelo sindicato, onde se constata o aumento da receita tanto do FUNDEB quanto da Receita Municipal de forma muito mais elevada do que os reajustes dos profissionais da educação. O dinheiro está disponível, mas as melhorias na educação (salário, infraestrutura, mais profissionais) ainda não foram efetuadas. Ao contrário, o profissional da educação no município teve, desde 1998 até os dias atuais, perdas salariais de 38% do seu poder aquisitivo.
Esta é uma situação caótica, que não condiz com nenhum discurso que afirme valorizar a educação. Tendo isto em vista, a categoria organizada deliberou coletivamente a reivindicação de 23% de reajuste emergencial (imediata) e a recomposição do patamar salarial de 1998, para 2014.
Contudo, esta é uma luta que apenas se inicia e o tamanho de nossas conquistas será proporcional a nossa organização. Para isso, cada escola será uma frente de batalha, cada sala de aula será um lugar privilegiado para o debate da situação da educação pública. Para isto, precisamos conquistar mentes e corações, não só dos nossos pares como também da comunidade escolar (pais e alunos). Mas todo este processo só terá êxito se todos e cada um, assumirmos a responsabilidade que nos cabe: a de lutarmos pela conquista da nossa plena cidadania!
SOLICITAMOS QUE OS PROFISSIONAIS NOS ENVIEM INFORMAÇÕES SOBRE:
1.       NÚMERO APROXIMADO DE PROFISSIONAIS CONTRATADOS;
2.       INFRAESTRUTURA E FALTA DE FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS.

Próxima atividade: 03-04-2013, as 10h.
Assembleia e ato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers