20 de abril de 2012

BOLETIM SEPE/ITABORAÍ – 20/04/2012



REDE MUNICIPAL

PROBLEMAS DA E. M. JOÃO BAPTISTA CÁFFARO

Os profissionais e Conselho Escolar da Escola Municipal Prefeito João Batista Caffaro solicitaram a presença de um representante da SEMEC na reunião realizada no dia 13 de abril na escola, devido aos seguintes acontecimentos: sucessivos arrombamentos, vandalismo, furtos, falta de segurança de alunos e funcionários, iluminação precária para o funcionamento do 3º turno (EJA). Além disso, a escola apresenta problemas de infraestrutura como alagamentos, infiltrações, problemas no telhado.  A direção do SEPE esteve no local e comprovou as denúncias.

Profissionais paralisam atividades

Em virtude dos fatos relatados acima os profissionais da escola ficaram abalados psicologicamente e decidiram paralisar as atividades por três dias, além de organizarem um abaixo assinado. Foram então à SEMEC. Os representantes da SEMEC que os atenderam recusaram-se a assinar o recebimento do documento. Essa postura provocou descontentamento. A diretora da escola, que provisoriamente havia assumido o cargo, solicitou sua exoneração. Atualmente a subsecretaria de ensino afirma não ter tido acesso aos informes da escola e que os responsáveis pelo não recebimento do abaixo assinado cometeram um equívoco. Outros informes sobre a escola no próximo boletim.

ESCOLA MUNICIPAL ALDEIA VELHA: PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA

Recebemos denúncias sobre a infraestrutura da escola municipal Aldeia Velha. A mesma não conta com sala de professores e o refeitório é muito pequeno. As salas são igualmente pequenas e alunos e professores sofrem com a superlotação.

E. M. LUZIA GOMES: NOVO ATENTADO CONTRA DEMOCRACIA ESCOLAR PROVOCA REAÇÃO DA COMUNIDADE!

Nessa escola o diretor Benedito em reunião com os profissionais da escola disse que os mesmos poderiam escolher coletivamente o diretor adjunto da escola. Os profissionais fizeram uma consulta e indicaram o professor Sérgio Marmello.  Na semana seguinte, durante o conselho de classe o diretor geral apresentou a nova diretora adjunta, apesar de todo o processo que levou à escolha do professor Sérgio. Interrogado sobre o fato, o diretor Benedito disse que havia restrições de muitas pessoas da comunidade escolar ao professor escolhido. Os profissionais então convocaram uma reunião geral e instaram Benedito a revelar publicamente quais pessoas teriam feito as ditas restrições. Todos os convocados alegaram não terem nada contra o citado professor, muito pelo contrário. O professor Sérgio, apoiado pela comunidade escolar, cobrou do diretor uma retratação pública a ser agendada e com a presença de representantes do SEPE.

INFORMES DA ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL (20/04)

A assembleia da rede municipal abordou a seguinte pauta: informes, PCCS e reajuste salarial. Na discussão do PCCS foram levantadas várias questões como as horas de planejamento, a eleição de diretores, funcionamento dos conselhos escolares e outros (informes mais detalhados no próximo boletim). Os presentes decidiram que a proposta elaborada durante as correntes negociações com os representantes do executivo sejam submetidas à apreciação da assembleia.
Quanto ao reajuste salarial foi informado pelo departamento jurídico que o prazo para concessão de aumento real expirou em 10 de abril, mas que a reposição das perdas para a inflação não poderia ser feita pelo governo. Esta não seria a nossa atual situação segundo o estudo realizado pelo DIEESE.
Solicitamos um outro estudo ao DIEESE sobre a evolução das verbas do FUNDEF/FUNDEB comparada à evolução salarial dos educadores de Itaboraí há mais de um mês. Fomos informados que a funcionária do órgão responsável pelo estudo estava de férias, que já retornou e que está analisando as demandas.

PRÓXIMA ASSEMBLEIA: 15 de maio (terça-feira), com meia paralisação

REDE ESTADUAL

Ontem (dia 19 de abril) os profissionais da rede estadual fizeram uma paralisação de 24 horas, dando continuidade à mobilização da categoria em torno da campanha salarial 2012. Em assembleia realizada na parte da tarde no auditório da ABI, os profissionais presentes aprovaram uma nova paralisação de 24 horas para o dia 10 de maio. Neste mesmo dia, a categoria realizará uma nova assembleia (local a confirmar), a partir das 14h, para decidir os rumos da nossa mobilização em busca de reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

OUTRAS DECISÕES:

  • Boicote à prova do SAERJ;
  • Criação de material específico sobre o SAERJ;
  • Manutenção das decisões anteriores sobre o não lançamento de notas no Conexão Educação;
Alguns alunos e/ou profissionais do CEVI e da C. E. Miguel de Cervantes farão uma reunião na próxima terça-feira (24/04), às 12 h e 30 min. na sede do SEPE/Itaboraí para discussão e organização do boicote ao SAERJ. A reunião é aberta a todos interessados.

SAUDAÇÕES SINDICAIS!

Visite o nosso blog, twitter e orkut:
www.sepeita.blogspot.com - BLOG
http://twitter.com/sepeita - Twitter
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fr&uid=1065103569632556493 - Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers