26 de agosto de 2011

INFORMES DAS VISITAS ÀS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

· A E. M. Pref. Milton Rodrigues Rocha, localizada no bairro Areal, encontra-se em obras, expondo alunos e profissionais da educação a um ambiente insalubre. Podemos observar que as salas encontram-se sem portas e alisares, com a alvenaria de bordas irregulares exposta, o que trás um risco extra. Há ainda muita poeira no local. Segundo as primeiras informações as obras encontram-se paralisadas;

· Também a E. M. Cecília Augusta dos Santos, localizada no bairro Outeiro das Pedras, está passando por reformas. A comunidade escolar corre os riscos provocados por um ambiente de muita poeira, vidro, pregos, pedaços de madeira, alvenaria exposta e níveis altíssimos de ruído;

· Situação semelhante ocorreu na E. M. Afonso Salles, cujas obras encontram-se na fase final. A comunidade escolar esteve exposta aos mesmos riscos. Na ocasião, o fato foi comunicado à SEMEC que, entretanto, ordenou a continuidade das obras;

Ø Consideramos a situação das obras nas escolas municipais preocupante. O caso é de insalubridade. A direção do SEPE/ Itaboraí vai realizar a consulta ao seu departamento jurídico. Também faremos contatos com o Conselho Tutelar, dentre outras medidas. O tema foi incluso na pauta do Ofício em que solicitamos audiência com a SEMEC.

· A E. M. Natércia Rodrigues da Rocha, localizada no bairro Jardim Progresso, não conta com uma linha telefônica própria, tendo que recorrer a um orelhão (ou telefones de particulares) em casos de emergência ou comunicação oficial;

SOLICITAÇÕES À CATEGORIA:

1. Se a sua escola apresenta problemas de infraestrutura envie-nos as informações necessárias, se possível com fotos e outros documentos, para solicitarmos providências ou encaminharmos a denúncia;

2. Durante as visitas, percebemos também a dificuldade em nos comunicar com a categoria. Na maior parte das vezes os profissionais encontravam-se em sala de aula ou ocupados em suas funções. Solicitamos aos educadores que discutam a possibilidade de visitas agendadas a suas escolas. Estas podem ocorrer na hora do recreio ou em outro momento, negociado junto às direções.

23 de agosto de 2011

Assembléia da Rede Estadual


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AS CONQUISTAS DA GREVE DA REDE ESTADUAL

 

Se você participou das assembléias, atos, acampamentos, passeatas e vigílias que construíram a histórica greve de 66 dias da rede estadual, leia abaixo o que seu esforço, empenho e luta por uma educação de qualidade conquistaram; mas, se você, infelizmente, não participou da greve, confira o que foi conquistado na luta e reflita se a lista não seria maior, caso você estivesse conosco. Esperamos você na próxima!

1) Descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos, com garantia de 8% entre os níveis e iniciando com o
valor do salário mínimo (R$ 545,00);
2) Reajuste de 5% para professores a partirde setembro;
3) Antecipação da parcela de 2012 do Nova Escola para julho de 2011;
4) Antecipação das parcelas restantes do Nova Escola para 2012 e 2013 acrescidas do reajuste de 5%;
5) Reajuste de 14,66% para os Animadores Culturais (equivalente ao reajuste somado com a incorporação);
6) Pagamento dos enquadramentos por formação atrasados, incluindo os professores 40 horas;
7) Equiparação do valor da GLP ao vencimento básico do nível 3 do plano de carreira;
8) 1/3 da carga horária de todos os professores destinada para Planejamento a partir do início do ano letivo de
2012;
9) Reajuste no Adicional de Qualificação (Mestrado e Doutorado);
10) Adicional de difícil acesso;
11) Abono de todos os dias paralisados.

18 de agosto de 2011

Gramsci Histórico

 

 

Seminário Internacional Comemorativo dos 120 anos de Nascimento de Antonio Gramsci – UniRio, 23-24 de agosto de 2011

Apresentação

São inúmeras e freqüentes as análises e alusões que Antonio Gramsci (1891-1937) faz em relação à História ao longo dos Cadernos do Cárcere. Elas referem-se tanto à História, no sentido de processo vivido pela Humanidade, como no sentido de atividade intelectual que visa o conhecimento desse mesmo processo. Conhecimento que, além de seu valor inerente, próprio à atividade do historiador, do filósofo e do cientista social, tem uma dimensão política, transformadora, ao menos em parte, da própria História. Foi nessa dimensão que o revolucionário italiano empenhou toda sua vida. Para Gramsci, conhecer a História era passo essencial para transformar a História, não como mero ato de vontade do grande líder político ou de genialidades individuais, mas como processo protagonizado e produzido pelas grandes massas de homens e mulheres, a partir de condições dadas, objetivas.

Realização

UNIRIO, Programa de Pós-graduação em História, Grupo Gramsci e a Modernidade, MAST e PUC-Rio.

Local

Auditório Paulo Freire – Av. Pasteur, 458 – UNIRIO

Apoio

FAPERJ, Instituto de Cultura Italiana, Editora Civilização Brasileira.

Programação

Dia 23

10-10:30h: Abertura

10:30-11:30h: Conferência de Abertura:

Carlos Nelson Coutinho (UFRJ)

14-17:00h: Mesa 2: Teoria e Política

Fabio Frosini (Università di Urbino – Itália)

Tra superamento del parlamentarismo e lotte sociali: la funzione del diritto e le dinamiche del potere nell’analisi gramsciana del fascismo e del comunismo sovietico (Entre a superação do parlamentarismo e as lutas sociais: a função do direito e as dinâmicas do poder na análise gramsciana do fascismo e do comunismo soviético).

Giovanni Semeraro (UFF)

Ana Garcia (PUC-Rio)

Lea Durante (Università di Bari – Itália)

Le donne come questione nel pensiero di Gramsci (As mulheres como questão no pensamento de Gramsci).

Dia 24

9-12h: Mesa 3: Teoria e História

Guido Liguori (Università della Calabria – Itália)

Gramsci e la “storia delle classi subalterne” (Gramsci e a “história das classes subalternas”).

Ricardo Salles (UNIRIO)

Gramsci para historiadores.

Pedro Marinho (MAST)

A História encontra Gramsci: notas para um diálogo sobre o conceito de Estado integral

Alvaro Bianchi (UNICAMP)

14-17:00h: Mesa 4: Caminhos do Futuro: Globalização e Transformação Social

Leonardo Ramos (PUC-Minas)

O papel das elites transnacionais na reforma da ordem econômica global: O caso do G20

Cunca Bocayuva (PUC-Rio)

Hegemonia e Cibernética

Adam David Morton (Universty of Nottinghan – Inglaterra)

Travelling with Gramsci: The Spatiality of Passive Revolution

Massimo Sciarretta (UNIRIO)

O pensamento de Gramsci e a Teologia da Libertação: diálogos para a construção de um “outro mundo possível”

17:30-18:30h: Conferência Final:

Alberto Burgio (Università di Bologna – Itália)

Critica e crisi della modernità. Note sul Gramsci storico della società borghese (Crítica e crise da modernidade. Anotações sobre o Gramsci historiador da sociedade burguesa).

Inscrições para ouvintes

Enviar, até o dia 18/08,  nome completo,  instituição e comprovante de depósito da taxa de inscrição (R$ 20,00) para o email: contato@gramscieamodernidade.org. O ENVIO DO COMPROVANTE DE DEPÓSITO É IMPRESCINDÍVEL.

Dados para o pagamento:

Banco do Brasil

Agência 3086-4

Conta poupança: 18.815-8   variação 01

Carla Silva do Nascimento

***

O Grupo Gramsci e a Modernidade foi formado no primeiro semestre de 2009 por pessoas interessadas em discutir a obra de Gramsci, entendida como uma vigorosa reflexão sobre as origens, os impasses e as perspectivas da Modernidade. O grupo é Abertoe realiza suas atividades de estudo e debate no espaço da Universidade,vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.

Gramsci: pela valorização e curiosidade em relação a seu pensamento marxista, democrático e socialista. Do cárcere fascista, Gramsci refletiu de forma ampla e realista sobre seu tempo, a história e as possibilidades de futuro. A similitude entre as circunstâncias de sua reflexão e os dilemas de nosso tempo, marcado pela banalização da indiferença mórbida pela humanidade, apontam para a atualidade e as potencialidades do empreendimento gramsciano, sintetizado na máxima: “pessimismo da inteligência, e otimismo da vontade”.

Modernidade: porque a partir dessa época a Humanidade se torna historicamente única, diversa e consciente de seu destino comum; pelo entendimento da História como um processo evolutivo aberto, complexo, coletivo, abrangente, conflitivo, protagonizado por homens e mulheres a partir das relações sociais em que se encontram, estabelecidas entre si e com a Natureza.

Aberto: pela origem diversa de seus integrantes, tanto em termos de crenças e valores políticos e ideológicos, quanto em termos de suas distintas filiações profissionais e institucionais.

Na Universidade: por entender seu sentido público e plural, bem como seu compromisso com o futuro, com a promoção dos debates de interesse coletivo e que façam avançar o conhecimento

Seminário Internacio​nal REVOLUÇÃO 2.0 - 24 a 26 de Agosto 2011 - CBPF

mais informações em:
http://www.ppgci.ufrj.br/acontece/seminario_internacional/
24 DE AGOSTO
14:00 Sessão de abertura
Sarita Albagli, Giuseppe Cocco

14:30 Mesa 1: Entre a Crise do Capitalismo Global
e a Democracia em Rede
Peter Pal Pelbart – PUC-São Paulo
Giuseppe Cocco – ECO/UFRJ e PPGCI/IBICT - UFRJ
Raul Sanchez – Universidad Nómada, Madrid
Ivana Bentes – ECO - UFRJ
Coord: Sarita Albagli - IBICT

25 DE AGOSTO
9:00 Mesa 2: Cidade, Direitos Emergentes, MegaEventos
Tomas Herrero – Universitat Oberta de Catalunya
Alexandre Mendes – Defensor Público
Emilia de Souza - Associação dos Moradores do Horto (AMHOR)
Coordenação : Francisco Guimaraens -
Departamento de Direito - PUC-Rio

14:00 Mesa 3: Metropole: Crise da Governança e Novos Conflitos
Thierry Baudouin – CNRS França
Michele Collin – CNRS FRança
Jeroen Klink - UFABC
Gerardo Silva - UFABC
Coord.: Liz Rejane Issberner - IBICT

26 DE AGOSTO
9:00 Mesa 4: Produção Compartilhada, Inovação e Democracia
Gigi Roggero – Universidade de Bologna - Italia
Sergio Amadeu - UFABC
Vinicius Wu – Chefe de Gabinete do Governador Tarso Genro (RS)
Yann Moulier Boutang – UTC de Compiègne
(França)
Coord : Maria Lucia Maciel - UFRJ

14:00 Mesa 5: Cultura Viva, Trabalho Vivo
Pedro Barbosa – Universidade Nômade
Barbara Szaniecki - ESDI - UERJ
Javier Toret – Movimento Democracia Real Ya (Barcelona – Espanha)
Leonora Corsini – LabTec - UFRJ
Coord: Clóvis Lima - IBICT

COORDENAÇÃO
Giuseppe Cocco, Sarita Albagli, Gerardo Silva, Leonora Corsini, Maria Lucia Maciel

LOCAL
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros
Rua Lauro Muller, 455 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

REALIZAÇÃO
Laboratório Território e Comunicação - LABteC (PPGCO/UFRJ)
Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento - Liinc (IBICT-UFRJ)
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI (IBICT-UFRJ)
Rede Universidade Nômade

APOIO
CNPQ, CAPES, FAPERJ, IBICT, CBPF

Acampamento da Educação

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