4 de outubro de 2025

4 de outubro de 2025
O Sepe repudia a violência da parte da Guarda Municipal e da PM durante uma operação de desocupação, nesse domingo, dia 7 de setembro, de um prédio abandonado na Região Portuária, pertencente ao governo federal, quando parlamentares e integrantes do Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram ameaçados e agredidos.
Os profissionais de educação participaram do Grito dos Excluídos, tradicional ato promovido pelas centrais sindicais e entidades do movimento civil organizado para marcar a passagem do dia 07 de setembro, data em que é comemorada a proclamação da independência no Brasil e lembrar as injustiças e desigualdades no país. Neste ano, a manifestação também foi marcada pelo não do movimento social à mais uma tentativa de golpe que está sendo engendrada em Brasília por governadores de extrema-direita e partidos da oposição que apoiam Bolsonaro, para aprovar uma anistia no Congresso em favor dos golpistas.
O SEPE Núcleo Itaboraí convoca os servidores públicos estaduais da Educação para participar da Assembleia remota, pelo aplicativo Zoom, no dia 12 de setembro de 2025 (sexta-feira), a partir das 17:30 h. A pauta será : Pagamento do piso nacional do magistério, piso nacional dos funcionários , recomposição das perdas salariais causadas pelo arrocho salarial nos últimos anos e do restante do acordo estabelecido com o governo com a ALERJ, ainda em 2021, e da qual foi paga só primeira parcela das três previstas para cobrir as perdas de 2017 a 2021.
Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.
O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
#sepeitaboraí
#pisonacionaldomagisterio
#reajustejá
#CampanhaSalarial2025
#redepúblicaestadual
#anoletivo2025
#concursopúblicojá
#cidadedeitaborai
#osepemerepresenta
#lutasindical
#recursosdofundeb
#valorizaçãodofuncionalismopúblico
#pagueopisocastro
A direção do Sepe decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo para a inscrição online nas ações do Sepe “Nova Escola 2003” e “Nova Escola Aposentados Remanescentes”. Dessa forma, o prazo para envio de documentos e confirmação de interesse da parte dos profissionais de educação da rede estadual do Rio de Janeiro – professores(as) e funcionários(as) administrativos(as) – irá até o dia 1º de outubro.
FUNCIONÁRIOS TAMBÉM PODEM SE INSCREVER
Está circulando nas redes sociais o boato de que os Funcionários Administrativos não têm direito a participar das ações – ISSO NÃO É VERDADE! OS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM PODEM PARTICIPAR.
Toda a documentação será colhida na plataforma online do Sepe; a responsabilidade por preencher e enviar os documentos será do(a) servidor(a); portanto, não é necessário mandar nenhum documento físico para o Sepe ou para os Núcleos e Regionais.
Vale ressaltar que só conseguirá acessar a plataforma quem tem direito às ações. Ou seja, só conseguirá preencher o formulário e enviar os documentos quem estiver nas listagens. Quem não estiver nas listagens não vai conseguir preencher os dados.
CONFIRA QUEM TEM DIREITO ÀS AÇÕES
1) Nova Escola Ativos 2003 – todos que estavam em exercício em uma unidade de ensino ou administrativa da SEEDUC no ano de 2002, mesmo que esteja aposentado atualmente;
2) Nova Escola Aposentado “Remanescentes” – profissionais que já entregaram a documentação ao Sepe e que preenchiam todos os requisitos para estar nos 21 grupos, mas não foram contemplados.
Documentos necessários para as ações e que deverão ser anexados à plataforma:
1) CPF;
2) RG;
3) Os três últimos contracheques;
Além disso, o servidor deverá ser sindicalizado ao Sepe para participar da execução das duas ações: “Nova Escola Ativos 2003” e Nova Escola Aposentado “Remanescentes”. Quem não é sindicalizado poderá se filiar pelo site no link: https://seperj.org.br/sindicalizacao/
3 de julho de 2025
O Plebiscito quer saber a sua opinião sobre temas urgentes para o país. Qual sua posição sobre a escala 6×1? E o que você pensa sobre novas medidas para tributação no país? Sobre o direito à água: você acha certo ser vendida como uma mercadoria qualquer?
O Plebiscito Popular é uma consulta para ajudar na pressão para políticas públicas que estejam em consonância com o que pensa e quer o povo brasileiro. Uma consulta para pressionar o Congresso e os governos a implementarem políticas públicas que interessam aos cidadãos.
As votações começaram em 1º de julho e vão até 7 de setembro, com milhares de urnas e pontos de votação em todo o Brasil e no Rio.
Participe! Acompanhe no link os locais de votação nas redes sociais:
Site: Plebiscito Popular 2025
Instagram: https://www.instagram.com/plebiscitopopular.rj/
Próximos mutirões de votação: 25 a 27 de julho; 29 a 31 de Agosto e 1 a 7 de Setembro.
Por que Participar?
Para pressionar por uma reforma tributária justa.
Para defender a qualidade de vida da população.
Para construir um Brasil mais igualitário e democrático.
2 de julho de 2025
O Projeto de Lei 2531, sobre a implementação do Piso Nacional dos Funcionários Técnicos, Administrativos e Operacionais foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho do Congresso Nacional (CETRAB) durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (dia 02 de julho).
A discussão e votação do PL do Piso Nacional para os funcionários foi acompanhada no local por representantes de diversas entidades representativas da categoria dos mais variados recantos do país e, remotamente, através da transmissão da sessão pela TV Câmara.
Com a aprovação hoje, demos mais um passo na tramitação do PL 2531 no Congresso, com aprovações já em diversas comissões para que possa ser levado à votação pelo plenário. Por causa da importância da urgência da aprovação do PL na Câmara, a Secretaria de Funcionários do Sepe convoca toda a categoria a se manter mobilizada e acompanhando a tramitação do projeto, que seguirá agora para discussão e votação na Comissão de Finanças e Tributação.
No dia 06/08, o Sepe estará junto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) no Ato Nacional em Defesa da Valorização dos Funcionários de Escola e pela Aprovação do Piso salarial Nacional (PL 2531), em Brasília.
2 de julho de 2025
**Nota de Repúdio**