27 de novembro de 2017

Denúncia ao projeto de implantação de educação integral na rede municipal de Itaboraí

Denúncia referente ao projeto da SEME de implantação, autoritária e arbitrária, de educação integral em algumas unidades escolares de Itaboraí

                O Governo Sadinoel (PMB) - representado por seu Secretário de Educação, Marcos Dias – mais uma vez, no primeiro ano de mandato, demonstra seu caráter autoritário, antidemocrático e de total desrespeito com os profissionais de educação; já que, além das várias medidas de precarização do trabalho docente realizadas neste ano, a SEME resolve, quase no apagar das luzes, colocar em prática mais um ataque aos trabalhadores da educação, ataque este referente ao autoritarismo na tentativa de implantar um modelo de educação integral em determinadas unidades escolares.
                O problema já começa com o fato da SEME em nenhum momento informar ao SEPE dessa implantação (lembramos que nossa última audiência com o governo realizou-se no dia 11/10, ou seja, há pouco mais de um mês), agindo, novamente, de forma unilateral. Unilateralismo que ficou mais gritante com o impedimento da direção deste sindicato de participar da reunião de membros da secretaria de educação com o corpo docente da Escola Odilon Bernardes, ferindo o princípio de liberdade sindical e o direito dos filiados de serem representados por seu sindicato. Reunião a qual só foi realizada porque houve uma solicitação das professoras e professores dessa escola para que a secretaria esclarecesse as normas para o funcionamento da unidade em regime integral, fato que não trouxe nenhum alívio aos docentes, já que a reunião apenas ratificou a posição da SEME em impor as regras para a nova realidade e não uma discussão e planejamento democrático com os profissionais.
                Em resumo, os membros da SEME fizeram-se presentes na E.M. Odilon Bernardes para informar, e não buscar alternativas, que os docentes da educação infantil e do primeiro segmento que não puderem ou não quiserem trabalhar na escola de 8h até às 16h, em regime de dobra, teriam até o dia 29/11 para pedir o remanejamento, o mesmo valendo para os professores de segundo segmento que não pudessem ou não quisessem trabalhar em turnos diferentes do atual. Procedimento de um autoritarismo tão atroz que fere a própria resolução da SEME nº 056 de 14 de novembro de 2017, que em seu Art. 1º diz: “O Remanejamento consiste na livre iniciativa do servidor em solicitar sua troca de lotação/Unidade Escolar...”. A forma impositiva da Secretaria de Educação atropela a livre iniciativa do servidor, prejudicando-o de maneira devastadora.
                Queremos deixar claro que não somos contra a educação integral, mas somos completamente contra a implantação de qualquer medida que prejudique os profissionais da educação, ainda mais no cenário atual de ataques renitentes aos trabalhadores. A postura arbitrária desse governo não respeita os profissionais, não se preocupa em criar estrutura para as unidades escolares, não tem interesse em abrir concurso público de 30 horas (uma das metas do PME) e não dialoga com a categoria para a realização de uma escola em tempo integral que valorize os educadores.
                Sendo assim, convocamos a categoria para comparecer à SEME na próxima terça-feira, dia 28/11/2017, às 13h30, com o objetivo de exigir uma audiência com o governo para discutirmos a implantação do projeto de escola integral no município de Itaboraí. Lembrem-se que citamos aqui a E.M. Odilon Bernardes, mas existem outras unidades na lista, como a Escola Maria Cecília.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!


SEPE-ITABORAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers