12 de abril de 2013

De organização e luta se fazem nossas vitórias!

 

Uma convocação histórica! Mais de 450 convocados no concurso público para a educação municipal!

Uma das pautas de reivindicações mais constantes de nosso sindicato, que está na base no princípio da valorização profissional, é que as relações de trabalho nas escolas públicas sejam todas regidas pelo regime estatutário, isto é, que todos os profissionais da educação sejam servidores públicos. Na educação, isto é mais do que necessário, é fundamental: a garantia deste estatuto é a garantia da liberdade de pensamento, tão necessária para a produção de um conhecimento crítico que possibilite aos nossos educandos uma educação libertadora.

Outras conquistas!

Importa ressaltar que esta conquista tem a marca do sindicato e da categoria organizada que, desde o início do ano, não calou os seus reclames e tem exercido uma verdadeira vigília de fiscalização e cobrança do Poder Público Municipal. Com isso, conseguimos o retorno do auxílio – transporte para os profissionais da educação e um pequeno mas importante avanço com relação aos diretores (agora só serão nomeados os servidores com matrícula na rede, mas o que desejamos é a GESTÃO DEMOCRÁTICA!).

 

E os 15%

Antes de qualquer coisa é muito importante ressaltar que este percentual de reajuste, até o momento, é só intenção! Ainda não temos a aprovação de lei alguma conferindo-nos este ganho, portanto, mesmo para os 15% é muito importante mantermo-nos organizados e mobilizados, é um momento crucial! Importante lembrar que o anúncio foi feito em um dia de paralisação da categoria. Coincidência? Além disso, importa muito notar que, para nós, os 15% é INSUFICIENTE não porque sejamos “olho grande” ou “sectários” mas, ao contrário, somos realistas. Diante do crescimento astronômico que houve nas receitas destinadas a educação e, por outro lado, da perda do poder aquisitivo do salário dos professores do Município de quase 40% desde 1998 é que achamos que este momento estas conquistas são plausíveis, há orçamento e previsão de aumento dele. Se as conquistas não ocorrerem não será por decisão técnica, mas por decisão POLÌTICA. O SEPE/Ita tem no seu blog estudos atualizados sobre estes dados. Por isso, a nossa reivindicação é, além de um reajuste emergencial de 23%, um plano de recomposição salarial já pra 2014, para podemos começar a falar em valorização profissional no município. Por enquanto, o termo correto utilizado é, infelizmente, RECOMPOSIÇÃO.

Mas, voltando ao assunto …

Voltando ao assunto, já foram, quatro convocações desde o início do ano, totalizando 456 convocados entre professor docente I- de diversas disciplinas dos ciclos Finais do E.F. e Docente II- Ciclos Iniciais e Educação Infantil. Desejamos que além de mais professores convocados, se convoque também os demais profissionais classificados no concurso 03/2011. Temos certeza que não fosse o grau de exigência e cobrança e mobilização da categoria em demonstrar a sua insatisfação, estes avanços, se ocorressem, não seriam tão expressivos. Mais uma vez prova-se que as conquistas que desejamos só serão possíveis com um pouquinho de sacrifício pessoal de cada um em nome de objetivos maiores e coletivos. Sem isso, as derrotas serão mais expressivas e em maior numero do que as vitórias.

548513_563862230311476_974271582_n

FILIE-SE AO SEPE/Ita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers