9 de novembro de 2012

SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ ENTRE O PNE E O PCCS: ATAQUES AOS EDUCADORES E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA.

O que é?

Trata-se de uma iniciativa para discussão do Plano Nacional de Educação, cujo projeto de lei já se encontra no Congresso Nacional. O mesmo consta de dez diretrizes objetivas e vinte metas, seguidas das estratégias específicas de concretização, além das formas de acompanhamento e controle social. Vale ressaltar que o Plano foi debatido nas conferências municipais, intermunicipais, estaduais e, finalmente, na Conferência Nacional de Educação, envolvendo visões e interesses muitas vezes conflitantes, como o estabelecido entre os defensores da educação pública e os defensores das instituições privadas de ensino.

No seminário também será debatido o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da Educação de Itaboraí, tema mais próximo de nossa realidade, mas que está intimamente ligado ao PNE.

Público-alvo

O evento destina-se aos educadores da rede oficial de ensino das redes municipal e estadual de Itaboraí, filiados ou não ao sindicato. Está também aberto a profissionais de outras redes oficiais de ensino.

Justificativa

O Plano Nacional de Educação- proposta do governo, em tramitação no congresso, concentra todos os ataques parciais que os educadores e a educação pública vêm sofrendo nos últimos anos. Perda da autonomia pedagógica, o Ensino à Distância como substituto do professor, transferência massiva de recursos públicos para os empresários da educação, etc. tudo isto está previsto no plano que está em votação. Devemos, antes de mais nada, conhecer e compreender o que tem sido proposto neste plano. Em termos locais, um importante instrumento de luta pela valorização do profissional do magistério tem sido os PCCS´s (plano de cargos carreiras e salários) que tem sido objeto de nossa luta para os profissionais da educação, em especial, aos profissionais da rede municipal de ensino de Itaboraí.

Objetivo

Debater o Plano Nacional de Educação – PNE, reconhecendo os principais pontos de ataque e o PCCS como uma possível forma de resistência a esses ataques.

Metodologia

A estratégia inicial é envolver os participantes nas atividades de oficinas e grupos de trabalho, em que se promovam condições de diálogo e formulação de propostas e ações baseadas no cotidiano das escolas.

Programação

MANHÃ:

§ 8:30h – Abertura

§ 9h - Palestra com Leonardo Kaplan

§ 10h - Debate (intervenções em bloco de 3 questões)

§ 11h - Ato da rede municipal

§ 12h - Almoço

TARDE:

  • 14h – Vídeo - exibição do filme “Entre os muros da escola”.
  • 16h – Debate sobre o filme
  • 16:40h – Encerramento

Local e data:

22 de novembro de 2012

8:30h às 12h e 14h às 17h

Sede do SEPE/Itaboraí

Rua Presidente Costa e Silva, 10/104 – Centro – Itaboraí

Inscrições:

08 a 20/11/12 na sala do SEPE/Itaboraí, por telefone, e-mail (sepeita@yahoo.com.br) ou no facebook.

A SEMEC abonou o ponto de todos os participantes.

Organização

SEPE/ITABORAÍ

Endereço:

R: Pres. Costa e Silva, 10 – Centro – Itaboraí

Tel. 2645-4338/3992

Atendimento: 9h às 13h e 13h30min às 16:30h

E-mail:sepeita@yahoo.com.br

www.sepeita.blogspot.com

 

clip_image002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers