Três candidaturas à Prefeitura do município do Rio de Janeiro compareceram ao debate organizado pelo Sepe nessa terça-feira (17/09), no auditório do Club Municipal, na Tijuca. O debate contou com Juliete Pantoja, pela UP, nº 80 na cédula (vice Benevides Camelo); Paula Falcão, candidata a vice na chapa pelo PSTU, nº 16 (prefeito Cyro Garcia); e Tarcísio Motta, candidato pelo PSOL, nº 50 (vice Renata Souza).
As três candidaturas que estiveram presentes integram o campo da esquerda e fazem oposição ao atual prefeito. O Sepe esclarece que todas as nove candidaturas foram convidadas a participar do debate, que teve transmissão direta pelas redes sociais do sindicato – assista neste link.
O evento teve como eixo a educação na capital fluminense, com todos os blocos tratando do assunto. O sindicato apresentou aos candidatos(as) a Carta Compromisso com a educação pública e as três candidaturas presentes assinaram o documento, se comprometendo com as denúncias e demandas da categoria. A mediação foi feita por três dos cinco coordenadores-gerais do sindicato.
Logo em seu início a Carta afirma: “Nas eleições, a educação é sempre colocada como prioridade pelos candidatos. (…) No entanto, a realidade dos profissionais e das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro se apresenta a cada dia mais difícil e governo após governo elas só parecem piorar, sem que nada seja feito para solucionar a falta de uma educação pública, gratuita e de qualidade para a população trabalhadora da Capital”.
DEBATE
No início, a diretoria apresentou as motivações e falou sobre a importância da realização do evento. Em seguida, por ordem de sorteio, Juliete, Paula e Tarcísio falaram do porquê serem candidatos, com todos priorizando a educação como uma das pautas principais de suas candidaturas.
No primeiro bloco, foram feitas perguntas do Sepe aos candidatos e a primeira foi sobre as propostas para a EJA. Juliete Pantoja foi sorteada a responder e Paula Falcão comentou; em seguida, foi sorteada uma pergunta sobre a privatização das creches municipais, com Paula Falcão respondendo e Tarcísio comentando; a terceira pergunta foi sobre as perdas salariais dos servidores: Tarcísio respondeu e Juliette comentou. Em todas as questões, as candidaturas se comprometeram com as reivindicações da categoria.
No segundo bloco, os candidatos tiveram que debater entre si temas sorteados. Tarcísio e Juliette debateram a questão “educação e transporte”; Paula e Juliete debateram “Educação e cultura”; Juliette x Tarcísio debateram “Educação e direitos humanos”.
Em seguida, foram feitas as considerações finais e os três foram convidados a assinarem, publicamente, a Carta Compromisso.
Ao final, a diretoria do Sepe agradeceu à presença de Juliete Pantoja, Paula Falcão e Tarcísio Motta, em uma postura democrática, transparente em relação às propostas para a cidade e de respeito com o movimento sindical representativo da categoria dos profissionais da educação da rede municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário