8 de julho de 2024

Relatório do GT contra as perseguições políticas a profissionais foi lançado na Alerj

 5 de julho de 2024

Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, aconteceu o lançamento,  no Espaço Escola do Legislativo da Alerj o relatório do Grupo de Trabalho que o Sepe criou para investigar e denunciar a repressão e as perseguições políticas que os profissionais de educação estão sofrendo nas escolas públicas estaduais do Rio. Neste mesmo evento, que contou com a participação e presença de entidades do movimento civil ligados ao setor educacional e do movimento estudantil, também foi apresentada a pesquisa do Observatório Nacional da Violência Contra os Educadores (ONVE), que também participou da produção do relatório sobre a perseguição na rede estadual.

O relatório do GT contra as perseguições políticas a profissionais que atuam nas escolas foi disponibilizado no site do Sepe, após o evento, para alertar e orientar a categoria sobre os ataques da SEEDUC, que também ocorrem em secretarias municipais, contra a liberdade de cátedra e o direito à livre expressão da categoria dentro de sala de aula e no espaço escolar. O estudo mostrou que 1320 sindicâncias foram abertas na Seeduc entre o início de 2020 e maio de 2024, quase uma nova sindicância por dia.

Durante o evento, vários profissionais que têm sofrido ataques e respondido a sindicâncias sem o devido direito à defesa fizeram depoimentos e denúncias sobre o assédio que vem sofrendo no exercício do seu trabalho. Os deputados estaduais Chico Alencar, Flávio Serafini e Renata Souza, do PSOL, estiveram presentes ao evento, além da assessoria de vários mandatos.


Julho de 2024. 39p. 

Produção: Sepe (GT contra a perseguição política), Observatório Nacional da Violência Contra os Educadores (ONVE)

Apoio: Abecs, Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers