ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABORAÍ EM GREVE!
A PARTIR DE 09 DE OUTUBRO (4ª FEIRA)
09/10 (4ª F.) – ATO NA
PREFEITURA (CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 9 HORAS);
11/10 (6ª F.) –
ASSEMBLEIA NA ASSOCIAÇÃO DA MAIOR IDADE, ÀS 9 HORAS.
07/10 (2ª F.) - ATO "UM MILHÃO PELA EDUCAÇÃO", Cinelândia, 18 h.
NÃO É POR AUMENTO, É POR RESPEITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA!
OS PORQUÊS DA GREVE:
. PORQUE O GOVERNO DO PREFEITO HELIL CARDOSO (PMDB) NÃO NEGOCIA DE VERDADE, COM TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;
. PORQUE BOA PARTE DAS CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS TEM SÉRIOS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA COMO: INFILTRAÇÕES, REDE ELÉTRICA PRECÁRIA, ALAGAMENTOS, FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO, DE SALA DE LEITURA, QUADRA, ÁREA DE RECREAÇÃO, VENTILADORES (O CALOR EM ALGUMAS SALAS CHEGA A 46 GRAUS), ETC.
. PORQUE FALTAM MUITOS PROFISSIONAIS NAS ESCOLAS E PELA FALTA DE CONCURSO PÚBLICO PARA FUNCIONÁRIOS (A GRANDE MAIORIA É CONTRATADA E SEM MUITOS DIREITOS);
. PORQUE OS DIRETORES DAS ESCOLAS NÃO SÃO ELEITOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO INDICADOS POR PESSOAS DE FORA DA ESCOLA (VEREADORES E OUTROS);
. PORQUE NÃO HÁ TRANSPARÊNCIA E CRITÉRIO NA UTILIZAÇÃO DAS VERBAS DA EDUCAÇÃO EM ITABORAÍ;
. PORQUE O SERVIÇO DE TRANSPORTE MUNICIPAL TORNA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL A INDA E A VINDA PARA A ESCOLA DE ALUNOS, RESPONSÁVEIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;
. ETC.
É POR TUDO ISSO E MUITO MAIS QUE O BRASIL APRESENTA OS NÚMEROS ABAIXO:
- Menos de 1% das escolas brasileiras têm infraestrutura ideal[i];
- A média de trabalho dos profissionais da educação é de 56 horas semanais com graves efeitos sobre a sua saúde e sobre a qualidade do seu trabalho[ii];
- Segundo o IBGE, o analfabetismo cresceu pela primeira vez desde 1998[iii];
- A jornada de trabalho dos educadores é excessiva, com dificuldades para formação, planejamento e participação em atividades pedagógicas extraclasses[iv];
- Há superlotação de turmas: as médias de 30 alunos (5º a 9º ano) e 25 (1º a 5º) no Brasil são as piores dentre 39 países pesquisados pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico)[v];
- O Brasil ficou em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação[vi]
- Os professores do ensino básico no Brasil recebem vencimentos inferiores à média de profissionais de outras áreas com a mesma formação[vii];
- Desvalorização da profissão – Remunerações anuais de professores no início e no topo da carreira do magistério no Ensino Médio (US$)[viii];
País Remuneração inicial/ano Remuneração no topo/ano
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Alemanha 35.546 49.445
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Coréia do Sul 23.613 62.135
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Estados Unidos 25.405 44.394
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Espanha 29.058 43.100
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Finlândia 21.047
31.325
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França 21.918 41.047
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Inglaterra 19.999 33.540
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Portugal 18.751
50.061
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Argentina 15.789
26.759
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Chile 14.644
19.597
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Malásia 13.575
29.822
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Brasil 12.598
18.556
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