No dia 22 de outubro de 2013 foi reunido um grupo
de professores do primeiro segmento (1º ao 5º ano) o qual formou um comitê
permanente de discussão, lutas e ações específicas deste segmento.
Os
professores estabeleceram, após longo debate, um conjunto de ações para
questões urgentes que afetam diariamente o cotidiano do professor, são eles:
1. 1/3 de
Planejamento:
O não cumprimento imediato do planejamento atual
assim que voltarmos da greve e a hora dedicada para tal será utilizada para a
possível reposição das aulas.
2. Ciclos de
ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental:
Enviar uma carta aberta à comunidade escolar
denunciando os ciclos que para grande parcela dos profissionais da educação representam
uma forma disfarçada de aprovação automática.
3. Currículo
Escolar:
Fazer um novo currículo de forma democrática, com
delegados eleitos democraticamente, em cada unidade escolar com discussão
prévia nas instituições de ensino.
4. Formação
Continuada:
Que a SEMEC institua uma nova forma de formação
continuada, que contemple o fazer pedagógico do professo, ao invés de,
exclusivamente, prender-se às avaliações institucionais: Prova Brasil e
PROVITA. Os temas abordados devem ser escolhidos pelos professores através de
consultas democráticas.
5. Desfile
Cívico Escolar Municipal:
Boicotar o desfile cívico municipal que pouco
contribui, pedagogicamente, para a comunidade escolar. Gasta-se uma parcela
significativa das verbas da escola que deveriam ser revertidos para a melhoria
do ambiente escolar e muito tempo dos profissionais da educação que deveriam
estar realizando suas tarefas pedagógicas de maior importância.
6. Revezamento
de professores:
Exigir da SEMEC o fim da obrigatoriedade do
revezamento de professores nas turmas do 4º e 5º ano a partir do ano letivo de
2014.
Os professores reconheceram que as questões acima
abordadas, somadas às outras, como assédio moral, péssimas condições de trabalho
e desvalorização profissional, tornam o trabalho docente penoso e, por isso,
muitos adoecem.
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