O Sepe se integrou ao grupo de instituições e entidades da América Latina e do Brasil que estão apoiando a produção da série de TV “Operação Condor”, dirigida por Cleonildo Cruz e Luiz Gonzaga Belluzzo.
Reconhecendo o caráter histórico e educativo da produção, o Sepe convida os profissionais de educação das redes públicas do Rio a prestigiarem o lançamento do projeto, que acontece no dia 25 de novembro, em cerimônia que será realizada no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 124 - Centro), a partir das 19h, e que marcará o início oficial das filmagens nos sete países escolhidos como temas dos episódios:
1) Chile: Pablo Neruda
2) Brasil: Memória, Verdade e Justiça
3) Argentina: Explosões de Automóveis
4) Uruguai: Voos da Morte
5) Paraguai: Ossadas de Desaparecidos
6) Bolívia: Desaparecimentos Forçados
7) Peru: Conexão Europa
O evento contará com a presença de escritor argentino Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, além de diversas personalidades e instituições comprometidas com os direitos humanos, a educação, a memória e a soberania latino-americana.
Entre as organizações e entidades representativas do setor educacional que também integram o núcleo de apoio à produção da série, se encontram a Internacional de la Educación (IE), a Internacional de la Educación para América Latina (IEAL) e o Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) - que integra os países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Do Brasil, estarão presentes o Sepe, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo os realizadores, o dia escolhido para o lançamento da obra tem um significado simbólico: há exatamente 50 anos, em 25 de novembro de 1975, era formalizado o pacto conhecido como “Operação Condor”, a aliança secreta entre as ditaduras do Cone Sul que coordenou a perseguição, o sequestro, a tortura e o assassinato de milhares de militantes latino-americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário