Reabertura das escolas de Itaboraí: um filme de terror em cartaz na cidade.
A arte de divulgação da volta às aulas em Itaboraí lembram para muitos os tradicionais filmes de terror com temas infantis. Tendo em vista que estamos num patamar da pandemia muito alto para liberação de mais gente circulando na cidade, a reabertura das escolas no município de Itaboraí, parece de fato um filme de terror. O que é aparentemente uma inofensiva reabertura das escolas é na realidade um meio mais eficaz de transmissão do vírus na cidade.
No Brasil, reabrir escolas significa devolver cerca de 30% da população ao transporte público, ao comércio e aos serviços nos entornos escolares. Isso sem contar a massa de pessoas adultas que estão cuidando de crianças e adolescentes em casa, e que, com escolas reabertas, poderão voltar às suas rotinas de trabalho. Um problema dessa magnitude não admite a insinuação leviana de que a população fora da escola, em vez de estudar, estaria se esbaldando em shoppings, praias e bares. Até onde se sabe, a decisão de manter as escolas fechadas não tem a ver com o estímulo à vadiagem, mas com a proteção da vida.
Um estudo publicado na revista científica The Lancet Infectious Disease realizado com base em dados de 131 países aponta que, após 28 dias da volta às aulas, houve uma elevação de 24% na taxa “R”, utilizada para medir a taxa de propagação do coronavírus.
1 - Além disso, um grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada concluiu que colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias.
2 - Em um levantamento elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade (Repu) demonstrou que houve uma incidência muito maior de Covid entre professores no início deste ano do que a registrada na população em geral. Eles mostram que, nas unidades analisadas, a incidência de Covid-19 entre professores foi quase o triplo da registrada na população de 25 a 59 anos de São Paulo (2.256 por 100 mil habitantes contra 773,1 por 100 mil). Além disso, ao longo do período analisado, em que houve recrudescimento geral dos casos de Covid no país, o aumento da incidência entre os docentes foi de 138%, contra 81% do registrado na população comparada.
3 - A despeito daqueles que argumentam que a maioria das crianças infectadas pelo covid-19 tem sintomas leves ou são assintomáticas, o site do jornal francês Le Monde mostra, em matéria publicada neste sábado (29/05), que desde o início da pandemia, mais de 2.800 crianças menores de 10 anos morreram de Covid-19 no Brasil. O jornal ainda argumenta que este número não pode ser comparado com o de nenhum outro país.
4 - Portanto, nós do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Itaboraí (SEPE-Itaboraí) somos contrários a reabertura das escolas nesse momento! Só com a vacinação em massa dos profissionais da educação e redução drástica dos números de infectados e mortos pela covid-19 é que podemos retornar as aulas presenciais. Reabrir escolas nesse momento é GENOCÍDIO!
Escolas Fechadas, Vidas Preservadas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário