27 de março de 2024

 

Baixe a nova edição do Boletim do Sepe, para a rede estadual

O Sepe acaba de publicar uma nova edição do Boletim do Sepe, voltada para a rede estadual. A edição 34, além da convocação da assembleia, traz textos sobre a votação do Novo Ensino Médio no Congresso Nacional; os atos e atividades do dia 20/3 nas escolas, a audiência pública sobre a situação dos funcionários da ex-Faep e a nota do Sepe após a prisão dos mandantes da execução de Marielle Franco.
Baixe o boletim e compartilhe!

Baixe o Boletim do Sepe
boletim estado 34 (versão digital)
boletimSepe34_(versão para impressão A3)


26 de março de 2024

RELATORIA DA AUDIÊNCIA MPRJ

 



RELATORIA AUDIÊNCIA 

Presentes: Ministério Público, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral do Município, CME, CACS-FUNDEB, CAE, SEPE/Itaboraí

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Itaboraí

Essa audiência faz parte de uma prática de acompanhamento do trabalho dos Conselhos Municipais pelo Ministério Público, espaço esse que vem sendo reivindicado pelo Sindicato como possibilidade de interlocução com um Executivo pouco afeito ao diálogo. Além do acompanhamento mais estreito junto ao Município, também somos participantes dos Fóruns regionais que acolhem os seis municípios abrangidos por essa seção do Ministério Público (Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Itaboraí, Maricá e Rio Bonito), tendo como eixo unificador o debate sobre gestão democrática (Meta 19 PNE – 2014/2024).

A promotora iniciou a reunião de forma direta inquirindo sobre os trâmites do concurso público e da possibilidade de construção do TAC para a garantia do pagamento do Piso Nacional.

Sobre o Concurso:

- Foi informada a sanção da lei de criação dos novos cargos e readequação da carga-horária dos professores DOC I e II;

Foi demandada informações sobre detalhes da implementação da nova carga-horária, sobretudo ao segundo segmento, ao que nos foi informado pela SEMED que as diretrizes sairão em breve, mas que em princípio não haveria alteração da resolução curricular. 

- em duas semanas: edital para a contratação da empresa responsável pela organização do concurso;

- Início de maio: provável lançamento do edital do concurso

- Provas: início de junho

O sindicato mais uma vez ressaltou que os sucessivos atrasos na construção do concurso público vem comprometendo a qualidade da educação na rede pública municipal, além de flertar com o prazo para a homologação em ano de eleição. 

Sobre o Piso Nacional Salarial

A discussão iniciou-se com a Promotora questionando a secretaria de governo sobre o interesse em construir um TAC prevendo um cronograma de garantia da adequação dos vencimentos dos profissionais do magistério ao PISO. 

Uma observação importante precisa ser feita: a Lei do Piso (11738) prevê uma série de dispositivos a serem observados, o piso salarial incluso, entretanto, a referida Lei não incorpora ao seu escopo o quadro técnico da educação, impondo ao conjunto de profissionais da educação tornar pauta a valorização desse segmento tão importante ao trabalho educativo.

Desde pronto, a secretaria de governo rechaçou a possibilidade de garantir o pagamento do Piso em um curto prazo, atrelando esse debate à algumas condições: 

1) aumento dos royalties e 2) reorganização da folha de pagamentos. Segundo o secretário, o problema da prefeitura não é de ordem financeira e sim orçamentária, na medida em que a folha de pagamento da prefeitura onera o orçamento de forma próxima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Sindicato apresentou à Promotora uma série de estudos produzidos que demonstram que o orçamento teve um aumento na casa dos 90% nos últimos três anos, ao mesmo tempo que o funcionalismo não teve nenhum reajuste, sequer o inflacionário (acumulado de 27% no período). Sinalizamos que esses gastos podem ser oriundos de um inchaço da folha por excesso de cargos em comissão e que precisaria haver a demissão dessas pessoas afim de que o orçamento pudesse ser garantido para a valorização dos funcionários públicos.

A fim de que não se prolongasse a questão naquele momento, a Promotora agendou uma reunião específica para a apresentação do orçamento e do estudo apresentado pelo sindicato no dia 11 de abril, às 10 horas, no Ministério Público em São Gonçalo.

Além disso, relembrei que a Comissão estabelecida pelo chefe do executivo ainda em 2021 com a finalidade de construção do PCCR unificado havia sido desmobilizada. A Promotora sugeriu um prazo de 30 dias …

Câmara aprova substitutivo ao PL do novo ensino médio

 21 de março de 2024

A Câmara de Deputados aprovou na quarta-feira, dia 20 de março, o substitutivo do PL 5.230/2023 que estabelece mudanças para o Novo Ensino Médio (NEM). A votação foi simbólica e o texto aprovado depois de um acordo entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União PE), que articulou o projeto do NEM quando foi o ministro da Educação do governo Temer, em 2017.

A votação do substitutivo de Mendonça Filho já havia sido adiada em dezembro do na o passado. Em janeiro, a Conferência Nacional de Educação deliberou pela revogação do Novo Ensino Médio, aumentando a pressão para que o relator incorporasse no projeto alguns pontos até então recusados por ele, embora a orientação privatista da educação profissional técnica (EPT) ainda continue forte no substitutivo ao PL 5230 como área prioritária para a expansão do ensino médio nos sistemas estaduais de educação, como aponta uma nota técnica divulgada pela CNTE  nesta quinta-feira. A mobilização social já tinha sido iniciada com a Consulta Pública organizada pelo MEC em meados de 2023, na qual a sociedade exigiu mudanças no NEM.

A votação ocorreu em meio a fortes discussões entre a bancada do governo e da oposição e algumas mudanças foram apresentadas de última hora para a aprovação final da proposta relatada por Mendonça Filho.  A principal causa das discussões foi a questão do estabelecimento das cargas horárias contidas no projeto de Lei 5.230/2023, enviado pelo governo e agora modificado.

Na proposta aprovada, a formação geral básica passa a ser de no mínimo 2,4 mil horas para alunos que optarem pelo currículo regular (das quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Sociais). No modelo que vigora atualmente a carga é de, no máximo, 1,8 mil horas. No ensino técnico, o texto previa de 1,8 mil a 2,1 mil horas, dependendo da carga horária profissionalizante.

No texto final aprovado ontem, as regras previstas para o currículo regular foram mantidas. Mas, houve mudanças em relação ao ensino profissionalizante: a formação geral básica terá 2,1 mil horas. As redes, no entanto, estão liberadas para utilizarem até 300 dessas horas de “forma articulada com o curso técnico” nas carreiras que precisem de mil ou 1,2 mil horas de formação. Assim, a parte do currículo de disciplinas clássicas, a formação geral básica, cai para até 1,8 mil horas.

Uma das emendas incluída no texto determinou que a carga horária do ensino médio, em qualquer parte do currículo, “será ofertada de forma presencial, ressalvadas as exceções previstas em regulamento”. Isso significa que a educação à distância está liberada, mas apenas em casos excepcionais, como no caso de escolas em localização especial, como comunidades ribeirinhas e outras de difícil acesso. Mendonça Filho retirou do texto a contração de professores de notório saber, a não ser para o ensino profissionalizante. A questão da carga horária para o ensino profissionalizante gerou protestos de deputados, como Tarcísio Mota (PSOL RJ) e Alice Portugal (PCdoB BA), que previram prejuízos para os alunos deste segmento em virtude da carga horária diferenciada para menos, o que cria dois tipos de ensino médio n o país.

Veja os pontos destacados pela CNTE que foram aprovados na votação do dia 20/3:

– Elevação da carga horária da formação geral básica – FGB (exceto na EPT) para no mínimo 2.400 horas, alterando a disposição da Lei 13.415 que prevê no máximo 1.800 horas.

– Fim da obrigatoriedade de somente português e matemática nos três anos do ensino médio e reintrodução de todas as áreas de conhecimento na FGB e nos itinerários formativos propedêuticos, que passam de 1.200 horas para 600 horas na nova legislação.

– Reformulação da BNCC até dezembro de 2024 e implementação do novo modelo de ensino médio a partir de janeiro de 2025;

– Regulamentação dos itinerários através de diretrizes curriculares nacionais, impedindo a ausência de unidade curricular no país e a oferta de conteúdos desconexos da formação escolar;

– Revogação dos módulos e sistema de créditos com terminalidades específicas no currículo do ensino médio;

– Oferta presencial do ensino médio, com excepcionalidade de atendimento remoto em áreas de difícil acesso e sob regulamento (revogação do § 11 do art. 36 da Lei 13.415/17);

– Oferta obrigatória de ao menos dois itinerários propedêuticos por escola, sem descartar os demais conteúdos curriculares que devem ser abordados nos itinerários, a fim de manter maior unidade entre a FGB e a parte diversificada do currículo.

Ainda sobre a formação, o substitutivo não garantiu a obrigatoriedade da língua espanhola – podendo ser ofertada opcionalmente a depender das condições estruturais das redes de ensino – e estabeleceu a inclusão de conteúdo específicos dos itinerários, que serão regulamentados por diretrizes nacionais, nos exames de acesso às universidades (Enem e demais certames) a partir de 2027. Sobre esse último assunto, o MEC se posicionou no sentido de conjugar o novo comando da futura Lei a requisitos de equidade entre as redes pública e privada para evitar prejuízos aos estudantes de escolas públicas.

A educação profissional técnica ficou mantida como um dos itinerários formativos do ensino médio e com carga horária mínima de 2.100 horas para a formação geral básica, podendo chegar a 2.400 horas caso haja aproveitamento de até 300 horas de conteúdos da BNCC interligados com as áreas técnicas. Para os cursos técnicos de 1.200 horas a carga horária final (nos três anos) deverá ser de no mínimo 3.300 horas. Esse foi mais um ponto de inflexão no substitutivo do relator.

O texto aprovado prevê a formulação das novas diretrizes nacionais para o aprofundamento das áreas de conhecimento até o fim de 2024 e a aplicação de todas as regras pelas escolas a partir de 2025. Para os estudantes que estiverem cursando o ensino médio na data de publicação da futura lei, haverá uma transição para as novas regras.

A proposta aprovada agora será enviada para o Senado Federal, onde a mobilização dos movimentos sociais pode trazer contribuições para melhorar o texto da Câmara. Apesar de avanços, o texto aprovado está aquém dos interesses dos profissionais de educação e da sociedade brasileira. É fundamental que a categoria e a sociedade em geral, em nível nacional, construa uma forte mobilização para avançarmos mais nos direitos da juventude à escola pública, gratuita, democrática e de qualidade social.

Rede estadual terá assembleia geral no Club Municipal no dia 06/4

 


O Sepe convoca os profissionais da rede estadual para a assembleia geral, que será realizada no Club Municipal (Rua Haddock Lobo 359 – Tijuca), no dia 6 de abril, a partir das 14h. Compareça e venha discutir a campanha por reajuste salarial; pagamento do restante da recomposição salarial; climatização das salas de aula, migração, migração de funcionários ex-faep, entre outros tópicos da nossa pauta de reivindicações.

 

 


20 de março de 2024

 



A direção do SEPE (Núcleo Itaboraí) comunica aos servidores públicos municipais, ativos e aposentados que no dia 25 de março de 2024, a partir 11h, estaremos participando de uma reunião do MPRJ, com a Promotora Dr. ª Bianca Matos, conselheiros municipais da Educação e representantes da SEMED.

O sindicato orienta aos servidores públicos municipais da Educação e aposentados para realizarmos uma vigília, a partir das 10 h, na prefeitura municipal de Itaboraí.

Compartilhem, curtam e comentem nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !

#sepeitaborai
#pisonacionaldomagistériojá
#recomposiçãosalarialjá
#concursopúblicojá
#redepublicamunicipal
#cidadedeitaborai
#campanhasalarial2024
#sepemerepresenta
#respeitoaosservidorespúblicos
#pagueopisodelaroli
#climatizaçãodasescolasjá
#vacinasparacriançasjá
#Fundeb

19 de março de 2024

DENUNCIE A FALTA DE CLIMATIZAÇÃO NAS UNIDADES ESCOLARES





O SEPE Núcleo Itaboraí diante da constatação de temperaturas altas no município de Itaboraí e na falta de climatização das unidades escolares da rede pública municipal de ensino, solicitamos aos servidores públicos municipais que preencham o formulário digital sobre infraestrutura nas unidades escolares.


A direção do sindicato encaminhará as denúncias ao  MPRJ e ao MPT. O governo Marcelo Delaroli permite o trabalho em condições insalubres aos profissionais da Educação e aos filhos da classe trabalhadora deste município.
O atual prefeito usa as redes sociais para dizer que valoriza e se preocupa com a qualidade de ensino oferecido aos filhos da classe trabalhadora na rede pública municipal de ensino de Itaboraí.
Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.
Contamos com a participação de todos servidores públicos municipais da Educação!
Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

#sepeitaboraí
#climatizaçãodasescolasjá
#aquecimentoglobal
#saunasdeaulasnão
#pisonacionaldomagisterio
#reajustejá
#CampanhaSalarial2024
#redepúblicamunicipal
#anoletivo2024
#cidadedeitaborai
#osepemerepresenta
#lutasindical
#recursosdofundeb
#valorizaçãodofuncionalismopúblico
#pagueopisodelaroli

18 de março de 2024

Escolas estaduais vão parar por meio período no dia 20 de março para debater os prejuízos causados pelo NEM

 5 de março de 2024

No dia 20 de março, a rede estadual fará uma meia paralisação dentro das escolas para promover nas escolas debates sobre o Novo Ensino Médio e suas consequências e prejuízos para os milhões de estudantes das escolas públicas do país inteiro e as nossas propostas e lutas pela revogação. A discussão entre profissionais de educação, alunos e a comunidade escolar em geral é de extrema importância para os rumos deste segmento no país. Principalmente, num momento em que o projeto começa a ser implementado nas escolas e o assunto está prestes a entrar na pauta de votação no Congresso.  Ali, a Câmara de Deputados e o Senado irão referendar ou não o tipo de ensino médio que vai ser oferecido aos estudantes a partir deste ano.

 

A meia paralisação deverá ser feita dentro de cada turno, para possibilitar a realização da discussão ampla a respeito dos prejuízos causados aos estudantes com a retirada ou diminuição dos tempos de disciplinas importantes para a inclusão de aulas como “Projeto de vida”, “O que rola por aí”, “Na atividade”, entre outras que pouco contribuirão para uma formação mais abrangente dos alunos do ensino público a fim de que eles possam disputar as vagas do ensino superior com os alunos oriundos das escolas privadas em condições mais igualitárias.

 

Para instruir o debate nas escolas, o Sepe enviará para todos os núcleos municipais e regionais da capital materiais como uma cartilha sobre o NEM, com textos e gráficos que apresentam a retirada ou diminuição dos tempos das disciplinas tradicionais para substitui-las pelas novas descritas acima. O sindicato também enviará um passo a passo, com ilustrações do Coletivo Educartum, sobre como organizar o debate em cada escola. O objetivo deste dia de luta contra o NEM é proporcionar uma visão ampla e geral a respeito dos malefícios que o projeto do novo ensino médio, gerado ainda no governo Temer e implementado sob o governo Bolsonaro, acarretarão aos alunos das escolas públicas, privados do acesso ao conhecimento e a uma formação mais crítica e abrangente.

14 de março de 2024

Audiência Pública na Alerj discutirá migração dos ex-FAEP no dia 20/3

 14 de março de 2024

O Sepe convoca os profissionais da extinta Fundação de Apoio à Escola Pública (FAEP) para participarem da audiência pública, que será realizada no dia 20 de março, na Alerj, a partir das 10h. Na pauta da reunião: migração dos funcionários da ex-FAEP para os quadros da FAETEC.


 

Servidores estaduais fizeram manifestação no Palácio Guanabara

Centenas de servidores estaduais realizaram manifestação na porta do Palácio Guanabara nesta quarta-feira (13).

O protesto foi convocado pelo Fórum dos Servidores do RJ e visa cobrar do governador Cláudio Castro o cumprimento do acordo da recomposição salarial e que atenda as reivindicações do conjunto do funcionalismo estadual.

A rede estadual de Educação deliberou na assembleia do dia 24 de fevereiro a participação no ato convocado pelo Fosperj. Os aposentados da educação estadual também marcaram presença na manifestação.

Os servidores panfletaram, fizeram discursos e chegaram a fechar a Avenida Pinheiro Machado por um período (sentido Zona Sul) e exigiram uma audiência com o governo. Infelizmente, o Governo não recebeu a comissão de negociação dos servidores, em uma clara demonstração do desprezo de Cláudio Castro para com os servidores estaduais.

A LUTA CONTINUA!

No dia 20 de março, os profissionais de educação realizarão meia-paralisação em cada turno, com atividades dentro das escolas, para discutir o NEM – em breve, o material do Sepe estará disponível em nossas redes sociais. 

Veja os eixos da campanha salarial 2024 aprovados pela assembleia da rede estadual dia 24/02:

1) reajuste salarial já! Comprimento da Lei do Piso, nos Planos de Carreira;

2) Revogação NEM/BNCC e revisão do EM da SEEDUC;

3) Migração magistério 30 h;

4) Concurso público;

5) Pela eleição de diretores e contra o PL de Allan Lopes,

6) Em defesa do PNE, conforme deliberação da CONAE;

7) Por um novo PNE. Pelo fim das perseguições aos educadores.

O Dieese já tem estudo novo sobre as nossas perdas salariais – clique aqui para ler.

DENUNCIE!


 

O SEPE Núcleo Itaboraí diante das milhares de denúncias que vem recebendo das condições de trabalho impostas pelo governo Marcelo Delaroli na rede pública municipal de Itaboraí, lança um formulário eletrônico para que possamos colher essas informações e apresentar ao MPRJ. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.
Contamos com a participação de todos servidores públicos municipais da Educação!
Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

#sepeitaboraí
#pisonacionaldomagisterio
#reajustejá
#CampanhaSalarial2024
#concursopublico2024já
#redepúblicamunicipal
#anoletivo2024
#cidadedeitaborai
#osepemerepresenta
#lutasindical
#recursosdofundeb
#valorizaçãodofuncionalismopúblico
#pagueopisodelaroli

13 de março de 2024

CONCURSO PÚBLICO JÁ


A direção do SEPE Núcleo Itaboraí vem acompanhado através de reuniões com o MPRJ  e o número do aumento das verbas do FUNDEB em Itaboraí. Todos os anos temos profissionais da Educação dando entrada nas aposentadorias ou prestando concursos públicos para outros municípios, mas a cidade de Itaboraí segue no sentido contrário por anos a fio. 

Com o projeto de precarização da rede pública municipal que atende os filhos da classe trabalhadora, o governo Marcelo Delaroli prefere promover a contratação de trabalhadores terceirizados ao invés de realizar concurso público para todos os cargos da Educação. 

A direção do sindicato vem visitando unidades escolares e atestando a falta de professores, mediadores, inspetores, cozinheiras, dirigentes de turno no dia a dia. O governo Marcelo Delaroli faz uma fachada "magnífica" na entrada das unidades escolares que passaram por reformas, mas pouco faz na valorização dos servidores públicos municipais ou estrutura mínima digna de trabalho. 

Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

#sepeitaboraí

#pisonacionaldomagisterio

#reajustejá

#CampanhaSalarial2024

#redepúblicamunicipal

#anoletivo2024

#concursopublico2024já

#cidadedeitaborai

#osepemerepresenta

#lutasindical

#recursosdofundeb

#valorizaçãodofuncionalismopúblico

#pagueopisodelaroli



11 de março de 2024

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ



O SEPE Núcleo Itaboraí convoca os servidores públicos municipais da Educação para participar da  Assembleia  remota pelo aplicativo Zoom, no dia 26 de março de 2024 (terça-feira), a partir das 19h. Com as pautas : Campanha Salarial 2024/início da data base 2024. Façam as inscrições através do formulário abaixo :

https://forms.gle/nNnjzbyxs71X1szdA

Contamos com a participação de todos servidores públicos municipais da Educação! Continuamos na luta pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério e na data base 2024!

Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

#sepeitaboraí

#pisonacionaldomagisterio

#reajustejá

#CampanhaSalarial2024

#redepúblicamunicipal

#anoletivo2024

#cidadedeitaborai

#carnaval2024

#osepemerepresenta

#lutasindical

#recursosdofundeb

#valorizaçãodofuncionalismopúblico

#pagueopisodelaroli

NOTA DE REPÚDIO

 


A direção do SEPE Núcleo Itaboraí vem por meio desta, repudiar o descaso do governo Marcelo Delaroli com a rede pública municipal de Itaboraí, pois estamos recebendo denúncias que vários alunos estão sem aula em virtude da falta de Professores. 

O governo Marcelo Delaroli vem protelando a realização do concurso público que não ocorre desde 2011 e a escolha é sempre abarrotar a rede pública municipal de contratos que recebem abaixo do piso nacional do magistério. 

Os municípios vem realizando concursos públicos e processos seletivos com salários bem maiores dos pagos em Itaboraí. O sindicato vem monitorando e denunciando esse processo de sucateamento da rede pública municipal de Itaboraí e impedido que os filhos da classe trabalhadora tenham acesso ao ensino fundamental comprometendo o desenvolvimento da sociedade brasileira. 

Compartilhem, curtam e comentem as nossas publicações nas redes sociais.

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

#sepeitaboraí

#pisonacionaldomagisterio

#reajustejá

#CampanhaSalarial2024

#redepúblicamunicipal

#anoletivo2024

#cidadedeitaborai

#carnaval2024

#osepemerepresenta

#lutasindical

#recursosdofundeb

#valorizaçãodofuncionalismopúblico

#pagueopisodelaroli

SEPE convoca para Ato dos servidores estaduais no Palácio Guanabara dia 13/3

 6 de março de 2024

A assembleia da rede estadual do dia 24 de fevereiro aprovou a participação da categoria no ato que o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizará no Palácio Guanabara, no dia 13 de março, às 10h. No protesto, as categorias do funcionalismo em luta vão exigir do governador Cláudio Castro o atendimento das reivindicações e valorização do serviço público estadual. No ato também serão lembrados os ⁠escândalos de corrupção do governo Cláudio Castro, que é investigado pela Polícia Federal por recebimento de propinas desde o tempo em que era vice-governador e por desvio de recursos da área social do estado (Fundação Leão XIII).

 

Os servidores lutam pela recomposição salarial e garantia dos seus direitos, como a 2ª e 3ª parcelas do acordo que o governador fez com a Alerj para a recomposição salarial, firmado em fevereiro de 2021 e não cumprido por Castro. O acordo previa a recomposição das perdas de 2017 a 2021, dividida em três parcelas: a primeira, de 13,5% foi paga em fevereiro de 2022; a segunda, de 6,5%, teria que ter sido paga agora em fevereiro de 2023; e a 3ª (mais 6,5%), teria que ser paga no início de 2024.

 

A rede estadual irá protestar também contra a inexistência de uma contraproposta de reajuste àquela que o Sepe fez, cumprindo o acordo no Tribunal de Justiça do Rio, para o fim da greve do ano passado. Vamos denunciar que o governo do estado paga o ⁠pior salário da educação no Brasil e descumpre até hoje a Lei 11.738/2008 não pagando o piso nacional.

Um ano de Roberta Barreto na SEEDUC e nada a comemorar

 10 de março de 2024

No dia 10 de março, a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, completou um ano de gestão na pasta, mas os profissionais da rede estadual nada têm a comemorar. A falta de valorização da categoria e de investimentos na melhoria das condições de trabalho, aliadas a uma política de perseguição política contra a categoria e uma série de escândalos envolvendo malversação de verbas, compras irregulares e sem licitação foram marcas destes 365 dias da gestão de Roberta Barreto.

A última edição do boletim do Sepe publicou matéria sobre os escândalos de gastos sem licitação na Seeduc. As denúncias de compras superfaturadas de livros, contratação de empresas terceirizadas e aluguel da nova sede, na Cidade Nova, encheram as páginas da imprensa e os telejornais. Além das irregularidades em transações financeiras investigadas pelo Ministério Público Estadual e pelo TCE, a TV Globo revelou que a secretária recebeu salários de fontes diferentes e que ela e parentes teriam feito parte da folha de pagamento secreta do Cederj.

Durante a greve da rede estadual nos meses de maio e junho, Roberta Barreto e Cláudio Castro mantiveram uma postura de intransigência no processo de negociação, sem alterar em nada o PL enviado à Alerj, e deixaram o diálogo de lado para judicializar a paralisação da categoria e ainda descontar de forma covarde os salários de milhares de profissionais grevistas.

A democracia nas escolas também tem sido ameaçada durante a gestão de Roberta, com a não garantia do processo democrático para a eleição de diretores de escola e a abertura de cada vez mais processos e sindicâncias contra educadores, alvos da Corregedoria da Seeduc. 

8 de março de 2024

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 


A direção do SEPE Núcleo Itaboraí saúda o Dia Internacional da Mulher e reverencia todas as companheiras da rede pública municipal e da rede estadual da Educação neste dia 8 de março de 2024.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma ocasião importante para reconhecer as conquistas das mulheres ao longo da história e para reafirmar a luta por igualdade de gênero. Este dia é uma oportunidade para celebrar os avanços das mulheres em diversas áreas, como política, trabalho, educação e direitos humanos.
Além disso, o Dia Internacional da Mulher é uma data para refletir sobre as desigualdades que ainda persistem, como disparidades salariais, violência de gênero e falta de representação em posições de liderança. É um momento para defender a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos das mulheres em todo o mundo.
Em resumo, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para celebrar as conquistas das mulheres, ao mesmo tempo em que se destaca a importância contínua da luta por igualdade de gênero e empoderamento feminino.
Compartilhem, comentem e curtam nossas publicações nas redes sociais. O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !
A luta continua !
#sepeitaborai
#servidorespublicos
#CampanhaSalarial2024
#RespeitoAosServidores
#sepemerepresenta
#diainternacionaldasmulheres
#cidadedeitaborai
#Reajustejá
#ConcursoPúblicoJá
#PagueoPisoDelaroliDelaroli
#PagueoPisoCastro

7 de março de 2024

Confira o novo Boletim do Sepe, para a rede estadual

 7 de março de 2024

O Sepe preparou nova edição de seu boletim, voltada para os profissionais da rede estadual. O boletim reúne as principais deliberações da assembleia da categoria de 24 de fevereiro, em especial as próximas atividades de luta, como a marcha das mulheres no 8M; o ato do Fosperj no Palácio Guanabara, em 13/3; e a meia paralisação, em 20/3, com debates nas escolas sobre o Novo Ensino Médio.

A publicação traz ainda um texto sobre a audiência com a Seeduc sobre a grade do NEM; o convite ao ato nacional em defesa da democracia e contra o golpismo, em 23/3, e uma matéria sobre o primeiro ano da atual secretária de Educação, Roberta Barreto, à frente da Seeduc, desde sua nomeação, em 10/03/2023.

Faça o download do jornal (PDF)

6 de março de 2024

Sepe convoca para Ato dos servidores estaduais no Palácio Guanabara dia 13/3

 6 de março de 2024

A assembleia da rede estadual do dia 24 de fevereiro aprovou a participação da categoria no ato que o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizará no Palácio Guanabara, no dia 13 de março, às 10h. No protesto, as categorias do funcionalismo em luta vão exigir do governador Cláudio Castro o atendimento das reivindicações e valorização do serviço público estadual. No ato também serão lembrados os ⁠escândalos de corrupção do governo Cláudio Castro, que é investigado pela Polícia Federal por recebimento de propinas desde o tempo em que era vice-governador e por desvio de recursos da área social do estado (Fundação Leão XIII).

 

Os servidores lutam pela recomposição salarial e garantia dos seus direitos, como a 2ª e 3ª parcelas do acordo que o governador fez com a Alerj para a recomposição salarial, firmado em fevereiro de 2021 e não cumprido por Castro. O acordo previa a recomposição das perdas de 2017 a 2021, dividida em três parcelas: a primeira, de 13,5% foi paga em fevereiro de 2022; a segunda, de 6,5%, teria que ter sido paga agora em fevereiro de 2023; e a 3ª (mais 6,5%), teria que ser paga no início de 2024.

 

A rede estadual irá protestar também contra a inexistência de uma contraproposta de reajuste àquela que o Sepe fez, cumprindo o acordo no Tribunal de Justiça do Rio, para o fim da greve do ano passado. Vamos denunciar que o governo do estado paga o ⁠pior salário da educação no Brasil e descumpre até hoje a Lei 11.738/2008 não pagando o piso nacional.

 

 

 

4 de março de 2024

REUNIÃO DO CACS FUNDEB

 

A direção do SEPE Núcleo Itaboraí informa que na próxima terça-feira dia 05 de março de 2024, a partir das 14h, na sala dos conselhos de Itaboraí, haverá reunião do CACS FUNDEB, com a presença do secretário Mauricilio Rodrigues para esclarecimentos sobre a prestação de contas do ano de 2023. Endereço: Travessa Agenor Castor dos Santos ,N°26, Centro Itaboraí. Cep. 24800 153

Compartilhem, curtam e cometem as nossas publicações nas redes sociais. O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ !

#sepeitaborai

#pisonacionaldomagistériojá

#recomposiçãosalarialjá

#redepublicamunicipal

#cidadedeitaborai

#campanhasalarial2024

#sepemerepresenta

#respeitoaosservidorespúblicos

#recebadelaroli

#pagueopisodelaroli

#vacinasparacriançasjá

#Fundeb

1 de março de 2024

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ

 


Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de 2024, a partir das 17:30h, ocorreu a assembleia dos servidores da rede de educação municipal de Itaboraí, de forma presencial, na sala do sindicato com a presença dos seguintes diretores: Cristine Mattos, José Leão, Julio César e Maurício Lapa. Compuseram a mesa da assembleia o coordenador geral Julio César e o diretor Maurício Lapa. A ordem do dia foi estabelecida com informes, avaliação e encaminhamentos de propostas. O diretor Maurício Lapa falou sobre a situação do CACS FUNDEB e a convocação do secretário Mauricilio Rodrigues para esclarecimentos na prestação de contas. A direção do sindicato participará do 4° Fórum no dia organizado pelo MPRJ, no dia 29 de fevereiro de 2024 em São Gonçalo,  a partir das 10h. Estarão presentes os conselheiros e representantes sindicais  dos municípios de Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Maricá, Rio Bonito e com a promotora Dr.ª Bianca Matos para tratar sobre gestão democrática nas unidades escolares desses municípios, conforme a Lei n° 11.738/2008.  Segue a lista de propostas aprovadas da assembleia:

1) Foi aprovado de uma nota sobre o genocídio praticado pelo governo sionista na Faixa de Gaza; 

2) Foi aprovado aviso para a categoria da presença do secretário Maurícilio Rodrigues no dia 05 de março de 2024, a partir das  14h na sala dos conselhos de Itaboraí; 

3) Foi aprovada uma proposta de material mais voltado aos agentes administrativos e agentes educativos, com estudos das perdas salariais desse segmento na rede pública municipal de Itaboraí;

4) Foi aprovado assembleia virtual no dia 26 de março de 2024, a partir das 19h. 

Compartilhem, curtam e comentem nossas publicações nas redes sociais. 

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !

#sepeitaborai

#pisonacionaldomagistériojá

#recomposiçãosalarialjá

#redepublicamunicipal

#cidadedeitaborai

#campanhasalarial2024

#sepemerepresenta

#respeitoaosservidorespúblicos

#recebadelaroli

#pagueopisodelaroli

#vacinasparacriançasjá

#Fundeb

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE ESTADUAL

 

Os profissionais da rede estadual realizaram uma assembleia geral no dia 24 de fevereiro, no Club Municipal, na Tijuca. Leia abaixo o calendário de atividades da categoria deliberado pela plenária:


📍 08/03 - Participação nas atividades do 8M Dia Internacional de Luta da Mulher


📍 13/03 - Ato do FOSPERJ no Palácio Guanabara, às 10h


📍 20/03 - Meia paralisação, com debate dentro das escolas sobre os impactos do NEM na formação dos educandos


📍 22/03 - Conselho deliberativo da rede estadual online, a partir das 19h


📍 23/03 - Assembleia da Rede Estadual com horário e local a confirmar

AddThis Smart Layers