PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ APROVAM GREVE PELA VIDA A PARTIR DE 07/06
Em assembleia realizada hoje, 01/06 (terça feira), via zoom, os profissionais de educação da rede municipal de educação de Itaboraí aprovaram a GREVE PELA VIDA, contra o retorno das aulas presenciais e manutenção do ensino remoto a partir do dia 07/06, segunda-feira que é o prazo legal estabelecido pela lei da greve.
Essa decisão foi tomada em função do entendimento de que o estágio atual da pandemia e da vacinação dos profissionais da educação da rede não garante um retorno seguro. As taxas de contágio e de óbitos devido a infecção do novo coronavírus apesar de estabilizadas se encontram em níveis muito altos, além disso, a possibilidade de uma terceira onda ainda em junho, devido a flexibilização das medidas restritivas e aliada a presença da variante indiana não garante as condições necessárias para um retorno seguro.
O SEPE buscou realizar intenso diálogo junto ao governo municipal, explicitando as nossas reivindicações. Compreendemos que o Plano de Retomada das Atividades Presenciais na Escola estão muito aquém das necessidades reais de segurança das escolas. Além disso, o prefeito Marcelo Delarolli tem imposto trabalho presencial também àqueles e àquelas que detêm comorbidades, enquanto aguardam o agendamento da perícia médica.
O SEPE ITABORAÍ se utilizou de todos os meios possíveis de negociação, diálogo e consenso junto ao poder público, o qual, no entanto, foi absolutamente inflexível, insensível e antidemocrático, não deixando outra alternativa que não a aprovação da GREVE PELA VIDA nos termos mencionados. Temos compreensão do quanto as escolas são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades em geral, mas consideramos que a solução desse problema não pode se resumir a um retorno inconsequente, inseguro e temerário, sob pena de perdermos a vida em uma tragédia anunciada. Não podemos nos calar ou naturalizar esse absurdo, de forma que a GREVE PELA VIDA se resume, portanto, a uma única pauta: RESPEITO À VIDA, ATRAVÉS DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS SEGUIDA DE AMPLA CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA TODOS E TODAS! Sem isso, não há e nem nunca haverá um retorno efetivamente seguro.
Consideramos, portanto, que todos os esforços de todos os segmentos sociais devem se dirigir às campanhas por vacina e pelo distanciamento social acompanhado de medidas econômicas de assistência à população enquanto houver risco generalizado tanto para os profissionais de educação, comunidades escolares e suas famílias como para todo o conjunto da sociedade. Não podemos nos pautar pelo atraso, pelo negacionismo ou pela irresponsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, em suas diversas faces autoritárias e descompromissadas. TODAS AS VIDAS IMPORTAM! E OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO LUTARÃO POR ELAS.
Assim sendo, convidamos toda a categoria a aderir à GREVE PELA VIDA A PARTIR DO DIA 07/06, enviando a DECLARAÇÃO DE GREVE PELA VIDA (em anexo) para o email institucional de suas respectivas unidades escolares, e convocamos toda a sociedade a apoiar os profissionais da educaçã em LUTA PELA VIDA.
O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
https://www.seperj.org.br/ declaracao-greve-pela-vida/https://www.facebook.com/ 783208268465631/posts/ 3963352667117826/
Nenhum comentário:
Postar um comentário