28 de julho de 2022

ASSEMBLEIA HÍBRIDA DA REDE ESTADUAL DO DIA 06/8 – INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS

 

O Sepe informa os profissionais de educação da rede estadual que já se encontram abertas as inscrições para a assembleia geral híbrida (presencial e online pela rede Zoom), que será realizada no dia 06 de agosto, no Clube Municipal (Rua Haddock Lobo 359 – Tijuca), a partir das 14h. O Sepe convoca os profissionais da educação das escolas estaduais a participarem da plenária híbrida para debater os rumos da mobilização.

Orientações para cadastramento/inscrição:


PERÍODO DE INSCRIÇÃO: as inscrições já estão abertas e o término será às 22h, do dia 05/08.


a) A INSCRIÇÃO será feita por meio do seguinte LINK: http://redeestadual.seperj.info/

b) Caso não esteja ainda cadastrado o profissional será encaminhado para preencher o formulário de cadastramento (será solicitado envio de contracheque digitalizado da rede em questão);

c) No prazo de até 24 horas será informada a aprovação (ou não) de seu cadastro;

d) Após a aprovação do cadastro o profissional receberá uma mensagem de e-mail com a confirmação da inscrição e link para ativação de sua senha (confira nas Caixas de Spam ou de Promoções);

e) No dia da assembleia o profissional devidamente cadastrado e com a senha ativada receberá por e-mail links de acesso a plataforma Zoom e para votação de propostas.

Profissional da educação, se inscreva e participe.







21 de julho de 2022

SEEDUC PUBLICOU HOJE (20/7) EDITAL CONVOCANDO NOVOS CONCURSADOS PARA REDE ESTADUAL

 A SEEDUC publica no Diário Oficial de hoje (quarta-feira, dia 20 de julho) um edital com convocação de novos concursados aprovados para a rede estadual no concurso realizado em 2013. A lista dos convocados se encontra publicada no D.O. (das páginas 34 até a 50). A convocação agora é mais uma vitória da categoria e do Sepe, que sempre se mantiveram na luta pela garantia da nomeação de profissionais por meio da realização de concurso público.

 

A lista de hoje (dia 20), composta por cerca de 200 professores das mais variadas disciplinas que irão trabalhar nas diversas metropolitanas regionais da Secretaria e na capital se integra à convocação feita no último dia 15 de junho, quando foram chamados 600 professores e professoras que se encontravam na lista de espera dos concursos de 2013 e 2014. Trata-se de uma vitória da nossa luta em defesa da educação pública de qualidade, já que a convocação dos aprovados nos concursos daqueles anos faz parte da nossa pauta de reivindicações.


O Diário Oficial pode ser aberto neste link: https://tinyurl.com/2s487uvd


Mesmo assim, mais de 11 mil professores aprovados nos concursos daqueles anos ainda continuam na lista de espera para serem chamados; além de 910 Inspetores de Alunos. Isso para uma carência atual de quase 8 mil professores.


Lembrando que em audiência pública na ALERJ, dia 28/04, a própria SEEDUC apresentou números que comprovam a gravidade da situação da educação pública em nosso estado: em 11 anos, cerca de 30 mil professores deixaram o trabalho – e mesmo com os contratos temporários e mais 15 mil GLPs, ainda existem 16 mil turmas, em todo o estado, com algum tipo de carência.

 


20 de julho de 2022

VITÓRIA: JUSTIÇA HOMOLOGOU ACORDO QUE GARANTE O PAGAMENTO DA AÇÃO DO NOVA ESCOLA APOSENTADOS

A Juíza Alessandra Cristina Tufvesson, titular do Cartório da 8ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, homologou o acordo firmado entre a direção do Sepe RJ e o governo estadual, com vistas à volta do pagamento dos grupos de beneficiados pela Ação Nova Escola Aposentados, ganha pelo sindicato e que estava com sua execução suspensa há vários anos por causa de recursos da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na homologação do acordo, a juíza considerou o acordo firmado no dia 15 de junho entre o sindicato, a PGE e a SEEDUC para o pagamento da ação que beneficia mais de 11 mil profissionais de educação aposentados, habilitados na ação aberta em 2005 pelo Sepe, dos quais cerca de 10 mil ainda não receberam os valores a que têm direito.

A juíza determinou a imediata apresentação da planilha de pagamentos, que foi a base dos critérios de cálculo, assim como a planilha dos valores individualizados, a partir do Grupo 4 dos profissionais incluídos na ação e que tem direito aos valores do Nova Escola.

A homologação, com data de 18 de julho, marca uma vitória da mobilização dos aposentados, liderados pelo Sepe, que foi fundamental para que o acordo com o governo estadual saísse. Desde a suspensão do pagamento, em 2016, a direção do Sepe vem pressionando o governo, especialmente a SEEDUC, assim como os deputados na Alerj.

Veja decisão com a homologação no PDF abaixo:

11 de julho de 2022

 Segue a relatoria da assembleia da rede municipal realizada em 30 de junho de 2022. Saudações sindicais !

No dia 30 de junho de 2022, a partir das 18:00h horas, através do aplicativo Zoom teve início a assembleia da rede municipal de educação do município de Itaboraí. Compuseram a mesa os representantes da direção colegiada do núcleo Itaboraí, Amanda Rodrigues e Julio César. A dinâmica da assembleia foi realizada da seguinte forma: Informes, avaliações/propostas, encaminhamentos. No momento dos informes, o coordenador geral Julio César falou sobre a reunião que a direção do SEPE Núcleo Itaboraí e o coletivo de aposentados e aposentadas tiveram com a presidente da Itaprevi Joana Lage e as dúvidas sobre a situação da instituição previdenciária de Itaboraí. É primordial o aumento da alíquota patronal para 19% para um processo de reequilíbrio das contas do instituto de previdência do município e a realização do concurso público. O coordenadora geral Amanda Rodrigues informou que apresentou a proposta tirada na plenária do 1/3 de planejamento no dia 23 de junho de 2022 e que essa não foi acatada pelo conjunto do GT ( grupo de trabalho ). A categoria questionou sobre a situação da elaboração da minuta sobre 1/3 de planejamento e na demora dos governos municipais anteriores em garantir a sua efetiva existência. 1) Foi aprovada a proposta de uma nova assembleia remota ( Aplicativo Zoom) para o dia 16 de agosto de 2022 ( terça-feira) a partir das 18h; 2) Foi aprovada a proposta de apoio ao servidor público Alexandre Silva da rede de ensino de Maricá que vem sofrendo violência laboral; 3) Foi aprovada a proposta de realizar uma coleta de informações sobre as unidades escolares que possuem 1/3 de não interação com o educando; 4) Foi aprovada a proposta de continuidade da nossa campanha salarial no segundo semestre de 2022. Sem mais nada a acrescentar a assembleia foi encerrada com a concordância dos servidores públicos municipais das propostas apresentadas. O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ ! #sepeitaborai #campanhasalarial2022 #recuperacaodeperdassalariais2022 #1/3 de plajemento #servidoresmunicipais #contraassediomoral protocoloscovid19




 No dia 29 de junho de 2022, as 10:00h horas da manhã, na sede do Itaprevi Itaboraí, teve início a audiência solicitada pela direção do SEPE Núcleo Itaboraí e do coletivo de aposentados da rede municipal de educação. Fomos recebidos pela presidente da Itaprevi a senhora Joana Lage e servidores do instituto. Compuseram a mesa os representantes da direção do sindicato, Lourdes Monteiro e Julio César e as servidoras públicas aposentadas Ana Chalita, Fátima Borges, Fátima Melo, Eliana Cardoso e Márcia Mendes. Essa reunião havia sido solicitada pela direção do SEPE Núcleo Itaboraí e o coletivo de aposentados para que a presidência da Itaprevi esclarecesse algumas dúvidas sobre a situação previdenciária do município de Itaboraí. A presidente da Itaprevi a sra. Joana Lage iniciou dizendo que estava aberta ao diálogo e que também é professora. A diretora Lourdes Monteiro solicitou esclarecimentos sobre a composição dos conselhos da Itaprevi e se existe a possibilidade do sindicato ter um assento como ouvinte, em seguida fomos informados que neste assunto deveríamos entrar em contato direto com o Conselho Fiscal e seu presidente o sr Ronaldo Viga. O servidor público Flávio Carvalho lotado na Itaprevi informou que vem acompanhando, desde 2016, o processo de desequilíbrio financeiro no instituto previdenciário, pois anualmente há um aumento dos servidores públicos municipais aposentados. E que a instituição vem utilizando recursos financeiros da reserva para pagar mensalmente essas aposentadorias. Em relação ao concurso , disseram que uma das razões da demora em fazer é a espera pela reforma da previdência com o objetivo de que os novos servidores que entrarem já iniciem com outro regime. Foi informado que o governo Marcelo Delaroli encaminhou para a Câmara Municipal de Itaboraí um projeto de alteração da previdência municipal, em virtude da Reforma Previdência aprovada em 2020. Foi mencionado pelos diretores do sindicato um burburinho que teríamos um aumento da alíquota paga pelo funcionalismo público municipal, mas que a Itaprevi desconhecem essa informação. A direção do sindicato informou que os servidores públicos municipais vem apontando a dificuldade de atendimento para retirar guias médicas e de exames. A presidente da Itaprevi Joana Lage afirmou que eles fazem o possível para melhorar o atendimento, e que são mais de 8 mil usuários e que o município de Itaboraí é um dos únicos na manutenção desse benefício. No final da reunião a direção do SEPE Núcleo Itaboraí informou que desde 2017 ocorreu a suspensão dos repasses dos descontos dos servidores públicos municipais aposentados e aposentadas da educação, mas que o sindicato vem tentando reverter essa suspensão. O advogado Rafael Diniz disse que fariam uma análise do caso apresentado pelo SEPE Núcleo Itaboraí e comprometeu-se em analisar a situação e fazer o possível para restabelecer o desconto da contribuição sindical dos aposentados e aposentadas. Sem mais nada a acrescentar a reunião foi encerrada.

#sepeitaborai #coletivodeaposentados #servidoresmunicipais #aposentadoria #Itaprevi

AddThis Smart Layers