28 de fevereiro de 2023

PASSEATA AO PALÁCIO NO DIA 01/03 CONTRA DEMISSÃO DOS ANIMADORES CULTURAIS

 O Sepe convoca os profissionais de educação para participar da passeata ao Palácio Guanabara no dia 1º de março em defesa dos animadores culturais ameaçados de demissão em massa e extinção do cargo dos quadros da SEEDUC a partir do mês de março. A concentração para a marcha ao Palácio está marcada para o Largo do Machado, a partir das 14h. O objetivo do protesto é buscar uma audiência com o governador Cláudio Castro para que o Executivo crie um mecanismo legal que possa reverter a decisão da Justiça, referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de acabar com a Animação Cultural nas escolas estaduais.

As rádios Nova Brasil FM e JB FM divulgarão chamadas convocando para o ato, nos dias 27 e 28/02 e 01/03, na parte da manhã – ouça o spot da rádio neste link. 

Os animadores atuam nas escolas há mais de 30 anos. Eles foram convocados ainda na década de 90 (governo Brizola), pelo educador e antropólogo Darcy Ribeiro, para trabalhar nos Cieps do Estado, ministrando atividades artístico-culturais, como música, canto, dança, teatro, artes circenses, visuais, entre outros ramos da arte. Agora, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a categoria deve ser demitida até março deste ano e o cargo deixará de existir nos quadros do governo estadual.

 

Em agosto, a Alerj aprovou um Projeto de Lei Complementar (PLC) de número 67/2022, de autoria do então deputado André Ceciliano, que regulamentava a função dos animadores dentro dos quadros da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação), mas o projeto foi vetado pelo governador Cláudio Castro. Em dezembro, os deputados derrubaram o veto do governador e garantiram a validade do PLC 67/2022, mas agora em janeiro, a categoria foi surpreendida pela informação de que a nova secretária de Educação, Patrícia Reis, vai ignorar a Lei aprovada na Alerj e manterá o cronograma de extinção do cargo e de demissão dos Animadores. A secretária sinalizou também o interesse em substituir a categoria por terceirizados, através do lançamento de um edital para contratação de novos profissionais.

 

No último dia 07 de fevereiro, os animadores já haviam feito uma passeata ao Palácio Guanabara, mas não chegaram a ser recebidos pelo governador ou por assessores. Ali, uma comissão protocolou um pedido de audiência para tratar da questão, mas, até o presente momento, o governo estadual não apresentou uma resposta para a solicitação da categoria.  No dia 9 de fevereiro, os animadores realizaram uma vigília durante uma audiência da direção do Sepe RJ com a secretária de Educação, Patrícia Reis. Na reunião, a secretária manteve a posição do governo de cumprir a determinação judicial de demissão dos animadores.

 

A mobilização de todos contra a política do governo estadual de extinção da Animação Cultural é necessária e urgente. Não vamos permitir que um trabalho importante, destinado a levar a arte e a cultura para os alunos das escolas estaduais acabe. Também não podemos aceitar que estes profissionais, após décadas de trabalho, que já foi homenageado pelo Legislativo estadual, não tenham seus direitos funcionais e trabalhistas reconhecidos e, até hoje, não sejam integrados nos quadros da Secretaria de Estado de Educação. Somos todos pela Arte e pela Cultura nas escolas! Somos todos Animadores Culturais!

Ouça o spot de rádio produzido pelo Sepe



REUNIÃO DO COLETIVO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS


 

16 de fevereiro de 2023

 


RELATORIA DA ASSEMBLEIA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ

 Aos quatorze dias do mês de fevereiro de 2023, a partir das 10h, ocorreu a assembleia dos servidores da rede de educação municipal de Itaborai, de forma presencial na sede do Rotary Club, com a presença dos seguintes diretores Amanda Rodrigues, Diego Fraça, Maria de Lourdes , Julio César, José Leão e Maurício Lapa . Compuseram a mesa da assembleia os diretores Julio César e Maurício Lapa. A ordem do dia foi  estabelecida com  informes, avaliação e encaminhamentos de propostas. A direção do SEPE Núcleo Itaboraí relatou sobre o processo de composição do Conselho do FUNDEB feito pela SEMED, mas que não respeitou os procedimentos para a renovação do mesmo.  Conforme indicação feita em assembleia dos nomes que representariam a categoria de Amanda Rodrigues e Maurício Franklin Lapa. E tendo uma reunião do conselho do FUNDEB que indicou o nome da servidora Amanda Rodrigues para presidência deste conselho, porém a SEMED, desconsiderou essa reunião do Conselho e pronunciou nula a indicação da servidora.  O SEPE vem há meses solicitando informações sobre os dados do FUNDEB e de que forma estão sendo aplicados os recursos financeiros destinados para a melhoria das unidades e valorização do magistério e condições mínimas de trabalho, contundo ainda não fomos atendidos. Informamos conforme deliberado em assembleia realizamos  três atos neste início de ano letivo de 2023 com entrega de  panfletos na unidade escolar Guilherme de Miranda Saraiva e clube Aiperj e o ato/festa que marca os dois anos que o sindicato não é recebido pelo prefeito Marcelo Delaroli.  Iniciamos mais um ano letivo com perdas salariais consideráveis para a categoria, e a falta de diálogo com a prefeitura municipal de Itaboraí. 


1) Foi aprovada a paralisação de 24 horas no dia 22 de março de 2023 pelo piso nacional do magistério;


2) Foi aprovada a proposta de escrever textos sobre o orçamento da Educação na cidade de Itaboraí e cards;


3) Foi aprovada a confecção de material para divulgação do SEPE Núcleo Itaboraí nas unidades escolares;


4) Foi aprovada a proposta de unificar os grupos de Whatsapp numa lista de transmissão de conteúdo; 


5)   Foi aprovada a proposta de realizar uma assembleia no dia 10 de abril de 2023;


6) Foi aprovada o encaminhamento da denúncia sobre o processo de formação do Conselho do FUNDEB em Itaboraí;


7) Foi aprovada a notificação da Câmara Municipal de Itaboraí sobre o processo eleitoral do FUNDEB e a complicações em decorrência do descumprimento da lei ;


8) Foi a aprovada a utilização de outdoor para denunciar o governo Marcelo Delaroli;


9) Foi aprovada a criação de uma comissão de servidores públicos municipais da Educação para dialogar com os vereadores de Itaboraí;


10)  Foi aprovada a caminhada em defesa da Educação com servidores públicos municipais e a sociedade itaboirensse; 


11) Foi aprovada a confecção de um dossiê sobre as condições mínimas estruturais das unidades escolares diante das chuvas torrenciais em Itaboraí;


12) Foi aprovada a utilização de faixas para denunciar o governo Marcelo Delaroli;


13) Foi aprovada a produção de material sobre 1/3 de planejamento sem interação com o educando mostrando valores e redução da carga horária.

Compartilhem, curtam e comentem nossas publicações nas redes sociais. 

 

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !


 #sepeitaborai

#redepublicamunicipal

#cidadedeitaborai

#campanhasalarial2023

#sepemerepresenta

#respeitoaosservidorespúblicos

#recebadelaroli

#vacinasparacriançasjá

#Fundeb




A EDUCAÇÃO ESTADUAL VAI PARAR DIA 22/03

 



O SEPE convoca os profissionais da rede estadual de educação RJ para uma greve de 24h, dia 22 de março, em apoio à paralisação nacional convocada por sindicatos de educadores de todo o País para este mesmo dia, em defesa do Piso Salarial como referência na carreira para o professor e funcionário e pela revogação do Novo Ensino Médio.

Também no dia 22 a rede estadual fará assembleia e passeata até o Palácio Guanabara – divulgaremos em breve os horários.

Vamos lutar pela referência do piso salarial nacional na carreira da educação, pela revogação do NEM, o cumprimento do piso nacional do magistério, melhores condições de trabalho e o 1/3 extraclasse.

#dia22aeducacaovaiparar
#seperj

INFORME: RECESSO SEPE NÚCLEO ITABORAÍ PERÍODO DE CARNAVAL

 A Direção Colegiada do SEPE/Núcleo Itaboraí comunica que por motivo do Carnaval, haverá um curto recesso a partir de amanhã, dia 17, retornando suas atividades normais dia 23 (quinta-feira). 


Bom Carnaval

10 de fevereiro de 2023

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ / MEIA PARALISAÇÃO

 


A direção do SEPE Núcleo Itaboraí convoca os servidores públicos da rede municipal da Educação para uma assembleia  no dia 14 (terça-feira)  de fevereiro  de 2023 a partir das 10h no Rotary Clube com meia paralisação. Compartilhem, curtam e comentem nossas publicações nas redes sociais. O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !


#sepeitaborai
#servidorespublicos
#redepublicaesta
#respeitoaosservidorespúblicos
#vacinassalvamvidas
#vivaoSUS
#sepemerepresenta
#vacinasparacriançasjá
#cidadedeitaborai
#recebadelaroli

7 de fevereiro de 2023

APOSENTADOS QUE ESTAVAM COM PENDÊNCIAS JÁ COMEÇARAM A RECEBER O PAGAMENTO DA AÇÃO DO NOVA ESCOLA

 1 de fevereiro de 2023

O Sepe informa que a primeira leva de aposentados inscritos na ação Nova Escola e que estavam com pendências, e que enviaram a documentação ao sindicato para regularizar a situação junto à 8ª Vara, já começou a receber o pagamento desde a terça-feira, dia 31/01.

Assim, os aposentados que ainda não receberam o pagamento devido a pendências devem encaminhar os dados para o e-mail do Departamento Jurídico do Sepe (juridico@seperj.org.br), para que seja providenciada a regularização junto ao Cartório da 8ª Vara, a responsável pelo processo.

Para saber quais documentos devem ser enviados ao Sepe, clique aqui para ler a matéria.


ASSEMBLEIA REDE ESTADUAL 09/02/2023

 


A direção do SEPE Núcleo Itaboraí convoca os servidores públicos da rede estadual da Educação para uma  assembleia  no dia 09 de fevereiro de 2023 a partir das 17h na sala do sindicato. Compartilhem, curtam e comentem nossas publicações nas redes sociais. O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ !


#sepeitaborai

#servidorespublicos 

#redepublicaestadual

#respeitoaosservidorespúblicosestaduais

#vacinassalvamvidas

#vivaoSUS

#sepemerepresenta

#vacinasparacriançasjá

#cidadedeitaborai

2 de fevereiro de 2023

ASSEMBLEIA DA REDE ESATDUAL



BAIXE O BOLETIM DO SEPE E PARTICIPE DA ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL NO DIA 11/02

No dia 11, os profissionais da rede estadual têm um encontro marcado com a luta. Neste dia às 14h, na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro), o Sepe realizará sua primeira assembleia geral de 2023.

Vamos debater as estratégias para obrigar o governador Cláudio Castro a atender reivindicações importantes, como: o piso nacional do magistério; o cumprimento do acordo da recomposição salarial; a regularização do piso dos funcionários administrativos que tem vencimento abaixo do salário mínimo; entre outras questões da nossa pauta.

Participe da assembleia. Só a nossa luta organizada será capaz de arrancar essas e outras vitórias, como a revogação do Novo Ensino Médio (NEM), na construção de uma campanha nacional pelo #RevogaNEM.

AddThis Smart Layers