29 de abril de 2021

 Carta de Repúdio


O Sepe-Itaboraí vem a público repudiar a tática criminosa orquestrada pela Prefeitura Municipal de Itaboraí de cortar integralmente os salários dos servidores do município,  profissionais da educação, que aderiram à Greve Pela Vida, aprovada em Assembleia no dia 22 de fevereiro de 2021. Mesmo trabalhando remotamente, conforme a carga horária estipulada, estes profissionais foram descontados em 100% em seus contracheques. Cabe lembrar que a Greve Pela Vida foi aprovada pelos profissionais da educação do município pois estes foram convocados ao trabalho presencial sem que a prefeitura apresentasse nenhum protocolo de segurança razoável para a execução do trabalho. Igualmente, as unidades escolares apresentam, desde que a pandemia teve início, péssimas condições estruturais, de limpeza e de materiais. 


Desde que teve início a gestão do prefeito Marcelo Delaroli, o Sepe-Itaboraí busca, sem sucesso, esclarecimentos com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Educação acerca das condições das unidades escolares e dos planos para a educação no município. Também buscamos esclarecimentos acerca desta convocação irresponsável em meio à maior crise sanitária já vivida no país e no momento em que os casos de COVID-19 em Itaboraí atingem números alarmantes. 

Foram diversos os ofícios enviados ao prefeito e ao secretário de educação, sem que respostas fossem obtidas. Nesse sentido, a Greve Pela Vida se apresentou como uma alternativa legítima, uma vez que a reabertura das escolas nesse momento da pandemia apresenta-se não como uma política para a educação, mas como uma política de morte, que põe em risco a vida de milhares de profissionais da educação, estudantes e seus familiares.  Ao invés de diálogo e conversa, o que os profissionais da educação receberam da prefeitura foi uma tentativa de barbarizar a nossa luta por condições mínimas de segurança de trabalho. O corte integral dos salários dos servidores  lança em uma  crise financeira as famílias dos profissionais da educação do município e coloca em risco sua  segurança alimentar e sanitária, num momento em que todo o país passa por uma crise social sem precedentes. Reforçamos o fato de que esses profissionais em momento algum pararam suas atividades remotas, recusando-se apenas ao trabalho presencial. 


Cabe lembrar que até o momento, não há no município de Itaboraí um plano de vacinação para os profissionais da educação e que o plano de imunização do município caminha a passos lentos. Foi somente após a intervenção do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro que a prefeitura passou a divulgar os dados da vacinação na cidade, mas ainda são obscuras as informações e os dados sobre a imunização da população de Itaboraí. É inadmissível, desse modo, colocar em risco a saúde dos trabalhadores da educação quando já existe vacina para a COVID-19. Se a prefeitura considera tão importante a educação no município, por que não há prioridade na vacinação dos profissionais da educação?


Por fim, lembramos que os descontos praticados pela prefeitura consistem numa prática ilegal. Primeiro porque nossa Greve Pela Vida foi considerada legal juridicamente, segundo porque o que não é legal é o desconto integral do salário dos servidores. Existe um limite de descontos que podem ser realizados e esse limite não pode ultrapassar 30% em cada contracheque. 

Tendo em vista  tudo o que foi relatado até o momento, viemos informar que o Sepe-Itaboraí já entrou com as medidas legais cabíveis, a fim de que os profissionais que lutam pelo direito à vida não sofram prejuízos maiores do que os que já estão sofrendo. Nesse sentido, convocamos todos os profissionais da educação a se unirem à nossa luta e a participar de nossa Assembleia Geral Extraordinária que se realizará no dia 30 de abril às 15 horas em formato online. É cada vez mais importante unir forças para barrar os atos arbitrários dessa gestão que já mostrou a que veio! 


Só a luta muda a vida!

O SEPE somos nós, nossa força e nossa voz!

28 de abril de 2021

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 


Profissionais da Educação da Rede Municipal de Itaboraí, ATENÇÃO

Devido os ataques da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, realizando o desconto integral dos salários daqueles que estavam em greve pela vida, convocamos a todos, em regime de urgência, para a Assembleia Geral Extraordinária do SEPE Itaboraí que será realizada na próxima sexta-feira (30/04) a partir das 15h. Para se inscrever basta encaminhar o nome e o contracheque para o e-mail: sepeita@gmail.com

23 de abril de 2021

MULHERES PRETAS EDUCADORAS: DEBATENDO EDUCAÇÃO NA PANDEMIA





 

MULHERES PRETAS EDUCADORAS: DEBATENDO EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Já parou pra pensar sobre como as mulheres pretas professoras estão lidando com a pandemia, o ensino público e a desigualdade gritante da nossa educação brasileira?
Diante de tantos acontecimentos, nos perguntamos o que temos a dizer sobre a nossa cor, a nossa história e a nossa atualidade em tempos tão difíceis. 

Por isso, convidamos você para a Roda de Conversa Mulheres Pretas Educadoras: debatendo educação na pandemia, que vai acontecer no dia 13/05, às 19h. 
Vem com a gente trocar sobre a experiência de viver a educação no contexto atual!

20 de abril de 2021

ASSEMBLEIA DE FILIADOS DECIDE PRORROGAR MANDATOS DA DIRETORIA DO SEPE CENTRAL, NÚCLEOS MUNICIPAIS E REGIONAIS DA CAPITAL


 DEVIDO À PANDEMIA, ASSEMBLEIA DE FILIADOS AO SINDICATO DECIDE PRORROGAR MANDATOS DA DIRETORIA DO SEPE CENTRAL, NÚCLEOS MUNICIPAIS E REGIONAIS DA CAPITAL
Nesse sábado (17/04), os professores e funcionários administrativos filiados ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação RJ (Sepe RJ) decidiram, em assembleia e votação on-line convocadas pelo sindicato, pelo adiamento da eleição da nova diretoria do Sepe (eleição que estava prevista para ocorrer em julho), devido à pandemia do coronavírus, com a consequente prorrogação por até um ano dos mandatos das atuais diretorias do Sepe Central, Núcleos municipais e Regionais da capital.
Foram discutidas e votadas, sobre esse tema, duas propostas: o adiamento da eleição, com a prorrogação do mandato por seis meses, prorrogáveis por mais seis; ou o adiamento da eleição, com a prorrogação do mandato por até um ano; tendo saída vitoriosa, em votação on-line, a proposta do adiamento da eleição, com a prorrogação do mandato por até um ano.
Na assembleia e votações on-line, também foram aprovadas as seguintes propostas:
- Realização de nova assembleia, no dia 7 de agosto, visando rediscutir a situação da pandemia e analisar o calendário e formato do processo político interno do Sepe;
- Convocação de uma Conferência Extraordinária on-line de Educação do Sepe RJ, ainda no primeiro semestre.
A seguir, veja as questões votadas e os resultados, em detalhes:
- VOTAÇÃO: ADIAMENTO E PRORROGAÇÃO:
1) A assembleia estatutária referenda a decisão do conselho deliberativo do Sepe e adia as eleições, ato contínuo, prorroga os atuais mandatos da direção central e dos núcleos e regionais do Sepe a contar do final do atual mandato, no seguinte formato:
- Até 1 ano de prorrogação: 215 votos (46,4% do total);
- Seis meses de prorrogação, prorrogáveis por mais seis meses: 213 votos (46%);
– Abstenção: 35 votos (7,6%).
2) Nova assembleia – calendário e o formato dos processos do Sepe: a assembleia aprova nova assembleia estatutária de filiados no dia 07 de agosto, quando será feito um balanço sobre a situação pandêmica e análise do calendário e formato do processo político interno do SEPE?
- SIM: 434 votos (93,7%);
- NÃO: 13 votos (2,8%);
- Abstenção: 16 votos (3,5%).
3) Sobre Conferência de Educação do Sepe RJ a Assembleia Estatutária decide:
- Autorizar a Direção do Sepe RJ a convocar uma Conferência Extraordinária de Educação, ainda no primeiro semestre de 2021, com participação exclusivamente virtual, não deliberativa, devido à atual difícil situação pandêmica. Excepcionalmente, todos os filiados ao Sepe poderão se cadastrar para participar, virtualmente, desta Conferência, cuja pauta será o debate sobre as políticas educacionais: 398 votos (86%);
- Não autorizar a direção a convocar qualquer tipo de Conferência de Educação do Sepe em 2021: 35 votos (7,6%);
- Abstenção: 30 votos (6,5%).
Na foto compartilhada, o gráfico com o resultado da votação pela prorrogação do mandato.
Nenhuma descrição de foto disponível.



19 de abril de 2021

ASSEMBLEIA GERAL REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ


 
Profissionais da Rede Municipal de Educação de Itaboraí, ATENÇÃO


Dia 22 de fevereiro foi aprovada em Assembleia a Greve Pela Vida e a manutenção do home office sendo iniciada a greve no prazo de 72h, isto é, dia 25 de fevereiro. Convocamos toda a categoria a participar da Assembleia Geral a ser realizada no dia 27 de abril, a partir das 15h de forma virtual para debatermos nossas ações na Greve Pela Vida e a data-base que estabelece o reajuste salarial. Nossas perdas salariais já somam 45,86% do nosso salário e de acordo com o Estudo do DIEESE é possível um reajuste de no mínimo 10% considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As inscrições para a assembleia serão realizadas pelo e-mail sepeita@gmail.com sendo necessário encaminhar o nome e o contracheque.

Só a luta pela vida!
Escolas fechadas, vidas preservadas!


16 de abril de 2021


 SEPE REALIZA ASSEMBLEIA ESTATUTÁRIA NESTE SÁBADO (DIA 17 DE ABRIL) – INSCRIÇÕES ABERTAS:

A coordenação geral do SEPE RJ, nos termos do estatuto da entidade, convoca os profissionais de educação filiados à entidade para uma assembleia geral ordinária para debater o calendário interno do sindicato (congresso, eleição e conferência).
A assembleia será realizada, de maneira virtual (plataforma Zoom), às 14h deste sábado, dia 17/04.
Aqui o link para se inscrever: https://filiados.seperj.info/av/

10 de abril de 2021


 

ASSEMBLEIA ESTATUTÁRIA VIRTUAL SERÁ DIA 17 DE ABRIL – INSCRIÇÕES ABERTAS

 A coordenação geral do SEPE RJ, nos termos do estatuto da entidade, convoca os profissionais de educação filiados à entidade para uma assembleia geral ordinária para debater o calendário interno do sindicato (congresso, eleição e conferência).

A assembleia será realizada, de maneira virtual (plataforma Zoom), às 14h do dia 17/04.

O edital para a realização da assembleia já foi publicado em jornal de circulação regional - clique aqui para ler - anúncio localizado no canto inferior direito da página 11 do jornal Expresso. 

É importante que os núcleos e regionais façam o debate sobre a pauta e enviem até o dia 13/4 suas propostas.

O link de inscrição para participar da assembleia: https://filiados.seperj.info/

Ou clique aqui para acessar o link de inscrição

Orientações para cadastramento/inscrição:

1ª Etapa: em um primeiro momento, o profissional terá que preencher o cadastro com o:

- CPF
- E-MAIL
- TELEFONE CELULAR

Se o profissional já tiver participado de assembleias anteriores, basta fornecer CPF e e-mail. Clique no botão "verificar", informe se pretende falar e envie sua inscrição.

2ª etapa: caso ainda não esteja cadastrado, o profissional, assim que preencher a 1ª etapa, será encaminhado para preencher o formulário de cadastramento, onde o profissional informará:

- Nome completo
- CPF
- Matrícula
- E-mail
- Celular para contato
- Se é aposentado ou não
- Se faz parte da direção do Sepe ou não
- Local de trabalho, cidade/bairro
- Se pretende falar na assembleia (e assim fazer parte do sorteio da quantidade de falas)
- Por fim, vai anexar o comprovante de filiação. Se for contracheque com desconto é melhor porque já informa que é filiado e está quite. O filiado ao Sepe que não tem desconto em folha deverá enviar o recibo da contribuição sindical paga.

Na foto ao lado, os campos a serem preenchidos pelos profissionais, conforme citamos acima.

3ª etapa: após a aprovação do cadastro o profissional receberá uma mensagem de e-mail com a confirmação da inscrição e link para ativação de sua senha (confira nas Caixas de Spam ou de Promoções);

4ª etapa: no dia da assembleia o profissional, devidamente cadastrado e com a senha ativada, receberá por e-mail links de acesso a plataforma Zoom e para votação de propostas.


5 de abril de 2021

ASSEMBLEIA VIRTUAL DA REDE ESTADUAL RJ SERÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (06/04), ÀS 16H – INSCRIÇÕES ABERTAS

 A rede estadual de educação do Rio de Janeiro realizará assembleia on-line (Zoom), na próxima terça-feira, dia 6 de abril, às 16h. Vamos discutir a Greve pela Vida, deflagrada desde o dia 01/02.

Orientações para cadastramento/inscrição:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: as inscrições já estão abertas e o término será às 22h, do dia 05/04.

a) A INSCRIÇÃO será feita por meio do seguinte LINK: https://rj.seperj.info/av/assembleia-virtual-da-rede-estadual-rj-06-04-21/

Ou clique aqui para acessar diretamente o link de inscrição.

b) Caso não esteja ainda cadastrado o profissional será encaminhado para preencher o formulário de cadastramento (será solicitado envio de contracheque digitalizado da rede em questão);

c) No prazo de até 24 horas será informada a aprovação (ou não) de seu cadastro;

d) Após a aprovação do cadastro o profissional receberá uma mensagem de e-mail com a confirmação da inscrição e link para ativação de sua senha (confira nas Caixas de Spam ou de Promoções);

e) No dia da assembleia o profissional devidamente cadastrado e com a senha ativada receberá por e-mail links de acesso a plataforma Zoom e para votação de propostas.

AddThis Smart Layers