26 de setembro de 2013

Informes sobre a assembleia de 26-09.

A assembleia dos profissionais da educação realizada no dia 26 de setembro de 2013 teve como ponto de debate o PCCS e as ações da categoria na luta pela implementação de um PCCS que VALORIZE os educadores. Assim, houve uma rodada de informes das escolas e, depois, uma fala da Dra. Maiara, advogada do sindicato, sobre os pontos candentes do nosso movimento. Como deliberação, a assembleia decidiu permanecer em ESTADO DE GREVE e com o CALENDÁRIO DE LUTAS marcando mais uma semana de meia-paralisação à partir de 2a feira dia 30 de setembro, até 5a feira dia 03 de outubro, onde haverá nova assembleia, com indicativo de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

  PORTANTO, é fundamental que os profissionais mais mobilizados das escolas se organizem para os seguintes movimentos: (1) Buscar ampliar a adesão no interior da própria escola através do debate sobre o pccs e os ataques que o funcionalismo vem sofrendo (restrição a merenda, corte de auxilio transporte e pccs que significa desvalorização do profissional, infraestrutura precária nas escolas, etc); (2) promover momentos de conversas com a comunidade, se possível reunindo os pais de alunos e alunos, usando a hora da saída para expor os principais pontos do movimento. O "lema" é que este movimento é um movimento que busca, fundamentalmente, melhorar qualitativamente a educação dos trabalhadores e filhos de trabalhadores que necessitam da escola pública. (3) promover corrida às escolas mais próximas e menos mobilizadas com o objetivo de sensibilizar os demais colegas da importância da participação de cada um de nós para a vitória expressiva do movimento; (4) socializar as informações do sindicato que correm na grande rede em cada unidade escolar e (5) garantir expressivo comparecimento na assembleia de 5a feira (03 de outubro, local à confirmar). 
 COMPARTILHEM!!!!
 A HORA ESTÁ CHEGANDO! 
NOSSA LUTA, NOSSA VITÓRIA!

25 de setembro de 2013

A PROPOSTA DE PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS APRESENTADA PELO PODER EXECUTIVO (PREFEITO HELIL CARDOSO) NÃO CONTEMPLA AS REIVINDICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
TODOS À ASSEMBLEIA GERAL AMANHÃ, DIA 26 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA), ÀS 10 HORAS, NA ASSOCIAÇÃO DA MAIOR IDADE (R. JOÃO CAETANO, 71, CENTRO, ITABORAÍ - RUA AO LADO DO TEATRO MUNICIPAL).

TODOS NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!


DIREÇÃO DO SEPE/ITABORAÍ

24 de setembro de 2013

Músicas para a passeata municipal

Obviamente que aceitamos sugestões!

Esse cara é o Helil
O cara que enrola você toda hora
Pra negociar com o povo demora
Promete de tudo pra se eleger
Porque o que importar é estar no poder
E depois que se elege se esquece
Ele só vive no face
Esse cara é Helil
O cara que pega você pelo braço
Que quer o seu voto nem que seja no laço
Não está do seu lado pro que der e vier
Ele vai é fazer o que lhe convier
Vai contratar só quem é seu amigo
E tem muitos amigos
Esse cara é Helil
O cara te enrola de todo o jeito
E depois da eleição não faz nada direito
Ele fica direto no computador
Esquece que você ainda é eleitor
A educação vai ficar infeliz
Porque assim ele quis
Esse cara é Helil
Esse cara é Helil
Não sou o cara certo pra vocês
Ninguém vai ser feliz, não é a hora
Não me cobre promessas, muito menos agora
Esse cara é Helil
Esse cara é Helil
O cara que sempre te espera sorrindo
Que abre a porta da sala quando você vem vindo
Não cumpre promessa, mas te abraça feliz
E mais uma vez te olha e te diz
Que você só faz greve e reclama
Ele não te ama!
Esse cara é Helil
Esse cara é Helil
Esse cara é Helil
Esse cara é Helil

Mamãe eu quero!

Helil eu quero,

Helil eu quero,

Helil eu quero o meu plano!

Libera logo, libera logo!

Libera logo se não a educação vai parar!

 

ô, Helil

Não nos engane

PCCS invés de super nanny,

eu quero!"

 

Escola engraçada

Era uma escola muito engraçada

Não tinha merenda, não tinha nada

Nela ninguém tava seguro não

Também não tinha o moço do portão

No prejuízo, velho e moleque

Querem resposta lá da SEMEC

E se pergunta a quem é sabido

Faz o concurso e ta resolvido

Cada escola é que nem prisão

Todos com medo da direção

Jamais se ouve uma opinião

Pois diretora é de indicação

Não interessa aluno ou professor

Pois quem lá manda é o vereador

E para tudo isso transformar

Trabalhador unido pra lutar

16 de setembro de 2013

INFORMES DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ

A assembleia dos profissionais da educação da Rede Municipal de Itaboraí reuniu no dia 11 de setembro de 2013 quase 200 pessoas no Clube Comercial. Nela foram debatidos os últimos acontecimentos do movimento da educação, os informes do ato e reunião do dia 10 de setembro. Na reunião, o governo apresentou o dia 25 de setembro com data limite de apresentação do PCCS do governo Helil-PMDB. Desta maneira, a assembleia decidiu que a semana do dia 19 a 26 de setembro será a semana de luta da educação em Itaboraí. 
Ao longo da semana, a sugestão foi o uso da cor preta como vestimenta dos profissionais da educação, com o objetivo de dar identidade visual a nossa luta/luto pela educação. Foi tirada meia paralisação com carga reduzida ao longo de todos os dias deste período. A categoria utilizaria esta semana para correr escolas, debater com a comunidade e fortalecer o movimento. No dia 25 de setembro, dia de apresentação da proposta, ficou marcado um grande ato de rua, em frente a prefeitura, cuja sugestão de nome ficou como “Passeata dos Milhares”, no dia 25/09/2013 a orientação é paralisação de dia inteiro. No dia 26 de setembro,com meia paralisação, a assembleia será realizada as 10:00h, com local a confirmar.
Todos à luta!

Proposta de Calendário (semana de luta pela educação):

  • 19-09-2013 (quinta-feira) - Discussão dos pontos principais do PCCS (manhã e tarde) na sala do sindicato (R. Presidente Costa e Silva, 10/104, Centro - Itaboraí) – meia paralisação
  • 20-09-2013 (sexta-feira) - Corrida descentralizadas as escolas com participação da categoria- meia paralisação.
  • 23-09-2013 (segunda-feira) - Corrida descentralizada as escolas com participação da categoria- meia paralisação.
  • 24-09-2013 (terça-feira) – Corrida descentralizada as escolas com participação da categoria- meia paralisação.
  • 25-09-2013 (quarta-feira) - Ato público –concentração as 10 horas em frente ao prédio da prefeitura- Passeata dos Milhares- Paralisação.
  • 26-09-2013 (quinta-feira) - Assembleia – às 10 horas- Local: Associação da Maior Idade (Rua João Caetano, 71, Centro - Itaboraí - rua ao lado do Teatro Municipal). 

15 de setembro de 2013


ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
 EM FRENTE À ALERJ 
NESTA SEGUNDA, DIA 16, ÀS 14 H.
Saída de Itaboraí: ponto da rua do CEVI (ponto  ao lado do Posto Shell), às 13 h.
  

9 de setembro de 2013

SOBRE AS SOLICITAÇÕES DE VISITAÇÃO ÀS ESCOLAS

Estamos reelaborando a nossa escala de visitação às escolas de acordo com as solicitações de visitas realizadas pelo membros da categoria. Sendo assim, pedimos que estes pedidos sejam encaminhados apenas através do e-mail sepeita@gmail.com ou pelo telefone 2645-4338. Pedimos que informem na solicitação, além do nome da escola, o contato de alguém na escola para procurarmos, qual o dia da semana e o horário mais adequado para a realização da visita e, quando for pertinente, o motivo do pedido da visita. Feito isso, o SEPE-Núcleo Itaboraí entrará em contato confirmando o dia e o horário para a realização da visita.

O SEPE somos nós; nossa força e nossa voz!

5 de setembro de 2013

Informe à categoria
O SEPE-Itaboraí vem aqui informar aos profissionais de educação pública da rede municipal que o Poder Executivo, através de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), nos encaminhou a proposta de audiência antecipada do dia 10/09 para hoje, 05/09. Tal proposta foi feita por telefone a um dos diretores e via e-mail, por volta das 20h da 4ª feira, dia 04/09. E, pela manhã de hoje, 05/09, através de ofício da SEMEC.
Como resposta os diretores deste sindicato decidiram de forma unânime não acatar a proposta por entender que tal iria contra a decisão deliberada na assembleia da categoria que construiu um calendário tendo a audiência do dia 10 como um de seus eixos. Entendemos também que a proposta do prefeito tem como pano de fundo o esvaziamento do ato de reivindicação que os profissionais da rede construíram para 3ª feira.
Assim sendo, fica ratificado o calendário sindical da próxima semana, a saber: meia paralisação em 3 dias, 09, 10 e 11 de setembro (segunda, terça e quarta) com mobilização e panfletagem nas escolas na 2ª, ato na prefeitura para a audiência com o prefeito na 3ª e assembleia da categoria na 4ª.
A ação coletiva é para nós a única forma de ação.
Saudações sindicais,
Direção Colegiada do SEPE-Itaboraí.

4 de setembro de 2013

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ (4 de setembro de 2013)

Deliberações:

1. Realização de meia paralisação nos dias 9, 10 e 11 de setembro (segunda, terça e quarta-feira).

2. Orientação para que nos dias de meia paralisação, nas escolas em que for possível e viável, os profissionais trabalhem com aulas de carga horária reduzida (25-30 min.) até a metade do turno.

3. Calendário de atividades:

. segunda-feira (09.set): panfletagem junto à comunidade das unidades escolares e debate com o conjunto dos profissionais buscando ampliar a adesão;

. terça-feira (10.set): vigília em frente à Prefeitura no horário da audiência do SEPE com o prefeito (a partir das 10h30);

. quarta-feira (11.set): assembleia da categoria (com indicativo de greve) a partir das 10h na Loja Maçônica.

4. Formação de um Comissão de Mobilização para intensificar os esforços com vistas a ampliar a participação da categoria nas lutas sindicais, principalmente neste momento (rodada a escolas, confecção de textos, cartazes, etc.).

5. Confecção e divulgação de material de comparação entre as propostas para o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS).

3 de setembro de 2013

AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ

A aprovação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) é algo que vem criando expectativas na categoria desde, pelo menos, 2009 – ano em que foram realizadas várias rodadas de debate sobre o assunto. Apesar disso, estas expectativas têm sido frustradas, pois até o momento não foi aprovado nenhum PCCS. A partir deste ano as negociações com o governo voltaram a acontecer, sem nenhum avanço. Os pontos do PCCS até agora apresentados pelo governo não contemplam as reivindicações da categoria. As principais reivindicações desta com relação ao PCCS são:

1. Aplicação já para o início de 2014 da lei que determina que no mínimo 1/3 da carga horária dos docentes seja reservada para atividades extraclasse (planejamento coletivo, planejamento em local de livre escolha, preparativos e correções das avaliações, atividades de formação do docente, etc.), de acordo com as Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação.

2. Eleição direta para os Cargos de Direção das Unidades Escolares, portanto, sem a formação de lista tríplice para livre escolha do Executivo e sem critérios de escolha exclusivos para o Poder Executivo.

3. Retribuição por Titulação de 15% para Pós-Graduação lato sensu, 20% para Mestrado e 30% para Doutorado – além de retribuição de 2% da Referência I a cada 180 horas por ano de Formação Continuada, até o total de 20%.

4. Garantia de licença integral para a qualificação do profissional.

5. Interstício de 20% entre os níveis de referência.

Além desses pontos, defendemos que o conjunto do PCCS seja de acordo com os anseios da categoria, promovendo melhores perspectivas e condições para o desenvolvimento do trabalho docente.
O PCCS não é a nossa única reivindicação. Especificamente este ano, a categoria, no uso de seu direito legítimo, constitucional, de greve, sofreu descontos e registros indevidos em suas folhas de ponto (sendo lançado o código de falta comum ao invés do código de greve). Desta forma, a categoria também reivindica com urgência o lançamento do código correto nas folhas de ponto e a devolução dos descontos efetuados para que possa ser negociada a reposição das aulas.
Outra reivindicação é a apresentação de um plano de reformas e recuperação da infra-estrutura de muitas unidades escolares, já que, como temos informado à SEMEC através de relatórios, muitas escolas estão demandando obras urgentes.
Existem muitos outros pontos necessários para obtermos uma Educação digna dos profissionais e da população de Itaboraí – como a elaboração de resolução de matrícula que limite o número de alunos por turma, como previsto no Plano Municipal de Educação em vigor, etc. – e é por isso que durante esta semana estamos realizando greve de 48h (3 e 4 de setembro) com realização de Assembléia dos Profissionais da Rede Municipal de Educação no dia 4 (quarta-feira, 10h na Loja Maçônica, em frente ao Cemitério Municipal – Centro). Esta Assembléia é muito importante para decidirmos os rumos mais acertados para o nosso movimento. Quanto mais trabalhadores da Educação aderirem, maior será a nossa força e maiores as chances de termos atendidas, o quanto antes, as nossas reivindicações.

A hora é agora de conquistarmos uma Educação de qualidade em Itaboraí, digna de seu povo e de seus trabalhadores!
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FECHAM A AV. 22 DE MAIO, EM ITABORAÍ!
PASSEATA E AULA DE LUTA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

03 DE SETEMBRO DE 2013. NESTE DIA OS EDUCADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABORAÍ EM GREVE PROTAGONIZARAM UM DOS MOMENTOS MAIS BONITOS E SIGNIFICATIVOS DE SUA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.  AO RECEBEREM A NOTÍCIA DE QUE O PREFEITO HAVIA CANCELADO E ADIADO A AUDIÊNCIA, TUDO COM MENOS DE 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, FORAM TOMADOS POR UM SENTIMENTO DE INDIGNAÇÃO. OS MOTIVOS PARA O ADIAMENTO NÃO FORAM ESCLARECIDOS.

CORDÃO HUMANO FECHA A AVENIDA!

UM CORDÃO HUMANO, COM FAIXAS E PALAVRAS DE ORDEM DESCEU ATÉ A AV. 22 DE MAIO. DE MÃOS DADAS OS EDUCADORES FECHARAM A PISTA, DEMONSTRARAM COM A GRAVIDADE NECESSÁRIA A SUA REVOLTA CONTRA A ATUAL POLÍTICA DE EDUCAÇÃO.  DERAM UMA AULA DE LUTA, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA.  A PASSEATA SEGUIU PELA AV. 22 DE MAIO, RETORNOU  PELA MESMA E FINALIZOU NA PREFEITURA. O RECADO FOI DADO. ESTAMOS MOBILIZADOS, QUEREMOS QUE A LEI DO 1/3 DE PLANEJAMENTO E O PCCS VIGOREM, QUEREMOS ESCOLAS COM MELHOR INFRAESTRUTURA, QUEREMOS ELEGER NOSSOS DIRETORES, QUEREMOS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, QUEREMOS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!



GREVE DE 48 HORAS!  NESTA 4ª (04/09), ÀS 10 HORAS, ASSEMBLEIA NA LOJA MAÇÔNICA (EM FRENTE AO CEMITÉRIO MUNICIPAL, CENTRO)


AddThis Smart Layers