4 de abril de 2025

ASSEMBLEIA ELEITORAL REMOTA

 



🌟 **Convocação Importante!** 🌟
A direção do SEPE Núcleo Itaboraí convoca todos os servidores públicos municipais e estaduais da Educação filiados ao nosso sindicato para participarem da assembleia que elegerá a comissão eleitoral em Itaboraí. 🗳️
🗓 **Data:** 10 de abril de 2025
⏰ **Horário:** A partir das 19h
💻 **Formato:** Remoto, pelo aplicativo Zoom
Contamos com a presença de todos os filiados e filiadas para garantir essa primeira etapa do nosso processo eleitoral! Sua participação é fundamental para fortalecer nossa luta!
O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ ! 💪
ESCOLAS NÃO SÃO ESPAÇOS DE TORTURA!
SAUNAS DE AULA, NÃO !
REFORMAS DAS ESCOLAS JÁ !
CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS JÁ !

ASSEMBLEIA DA EDUCAÇÃO ESTADUAL




O Sepe convoca os profissionais da rede estadual para a assembleia geral, que será realizada no dia 12 de abril, às 10h, no auditório do 4º andar do Club Municipal, na Tijuca. Na plenária, a categoria discutirá os rumos da nossa mobilização em torno da conquista de direitos, tais como: pagamento imediato das duas parcelas restantes da recomposição salarial; piso nacional, com respeito ao Plano de Carreira; reajuste para cobrir as perdas salariais dos últimos anos; climatização de todas as escolas.

A assembleia também vai discutir a questão do polêmico programa 2ª Chance, implementado pela SEEDUC e que atinge a Educação de Jovens e Adultos e o ensino médio em geral com a aplicação de uma certificação que pode provocar otimização com redução de turmas e tem o claro objetivo de colocar para fora da escola os alunos do 3º ano com mais de 18 anos, entre outras mazelas para a formação pedagógica dos alunos da rede estadual.
Neste mesmo dia e local (Club Municipal), a partir das 14h, o Sepe estará realizando uma assembleia geral da rede municipal do Rio de Janeiro.

NOVA ESCOLA DOS APOSENTADOS



📣 O Sepe informa à categoria que se reuniu com o CASC (Centro Administrativo de Solução de Controvérsias) da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), no dia 24 de março de 2025, para iniciar as tratativas administrativas referentes ao pagamento do Grupo de remanescentes do processo “Nova Escola Aposentados”.
Na reunião, o sindicato solicitou a imediata inclusão de todos os profissionais que ficaram de fora do pagamento dos 21 grupos anteriores.
Uma segunda reunião acontecerá no final de abril, quando o Sepe espera poder trazer informações mais concretas a todos



 

3 de abril de 2025

BAIXE O BOLETIM DO SEPE PARA A REDE ESTADUAL

 Baixe o PDF da nova edição do Boletim do Sepe, voltada para os profissionais da rede estadual. A publicação convoca a assembleia do sábado, dia 12/4 e traz textos sobre o programa Segunda Chance, as eleições do Sepe, entre outros.

📲Faça o download e compartilhe nos grupos da escola
Pode ser uma imagem de texto que diz "o Boletim do Sepe para a rede estadual epe epe EDIÇÃO REDE ESTADUAL Rede estadual fará assemblela geral no dla 12 de abril .ΣИA ት ILEGAL SALARIO! Assembleia será às 10h, no Club Municipal. Baixe agora o PDF do boletim e compartilhe em seus grupos de whatsapp preved EDUCAÇÃO PARTICIPA DO ATO UNIFICADO NO DIA 28/3 GREVE PARA သ vivido ditadura otremitas SemocniicssoP 0PalLa Faça o download no site www.seperj.org.br Sepe"

Sepe tem audiência com SEEDUC nesta quinta-feira (03)

 3 de abril de 2025

A direção do Sepe está participando de uma audiência com a SEEDUC desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 03 de abril. Na extensa pauta do encontro, temas como recomposição salarial, reajuste, piso nacional, climatização, Programa Segunda Chance, Prova Plural, entre outros, serão debatidos pela direção do sindicato com a assessoria da secretária Roberta Barreto.

Em breve, divulgaremos mais detalhes e o resultado da audiência.


02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA CONCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

 


Informação gera empatia, empatia gera respeito!” é o tema da campanha nacional de 2025 para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Celebrada em 2 de abril, a data reforça que o caminho para derrubar preconceitos e promover respeito e inclusão para pessoas autistas é a informação. Nas escolas públicas a falta de monitores escolares se mostra um grave problema para que crianças autistas possam se desenvolver de maneira plena. Cabe a sociedade e à comunidade escolar a permanente cobrança dos órgãos públicos para que o acesso à educação seja, de fato, inclusivo.

 
📣
A assembleia estatutária do Sepe, realizada no dia 15 de março, aprovou uma moção em favor da libertação do estudante palestino Mahmoud Khalil, da Universidade de Columbia (EUA), preso por participar da onda de protestos contra a guerra em Gaza.
Leia o texto da moção abaixo:
“O governo de extrema-direita de Donald Trump, por meio do setor de Imigração e Controle Aduaneiro (ICE), prendeu o jovem palestino Mahmoud Khalil, estudante da Universidade de Columbia e ativista nos acampamentos de 2024. Ele foi falsamente acusado de ser antissemita e de apoiar o “terrorismo”.
Trump disse que a prisão do líder pró-palestina da Universidade de Columbia é “a primeira de muitas”. Tal prisão representa o ápice da política repressiva de Donald Trump, com a qual busca criminalizar qualquer ação contra o genocídio em Gaza, realizando deportações em massa de ativistas que atuaram firmemente no processo estudantil de 2024.
A Assembleia Estatutária dos profissionais de educação do Rio de Janeiro realizada no dia 15 de março se soma aos que exigem a liberdade de Mahmoud Khalil e de outros ativistas, bem como a absolvição e o arquivamento das acusações contra todos/as os/as lutadores/as. Liberdade imediata para Mahmoud Khalil! Absolvição e arquivamento das acusações contra as lutadoras e os lutadores! Viva a resistência do povo palestino!”

1 de abril de 2025

61 ANOS DO GOLPE

 

🌧
Há 61 anos, a democracia brasileira foi interrompida por um golpe militar apoiado por grandes empresas e pelos Estados Unidos. Tropas do Exército, vindas de Juiz de Fora (MG), tomaram o Rio de Janeiro, então capital do país, dando início a um período de 21 anos de governos militares marcados pelo fechamento do Congresso, o fim das eleições diretas, a repressão a organizações políticas e sindicais, a censura, além de violência, torturas, perseguições e assassinatos.
🗣
Hoje, mais do que nunca, é fundamental lembrar e homenagear as vítimas desse período e, como educadores(as), ensinar essa parte da história brasileira nas escolas. O combate ao negacionismo é essencial para que os crimes da ditadura militar não sejam apagados ou relativizados. Acima de tudo, recordar esse passado é necessário para impedir que a história se repita, garantindo que tentativas de golpe como a do 8 de janeiro de 2022 não fiquem impunes. Seus mentores, como Jair Bolsonaro, e todos os envolvidos não podem permanecer livres para novas ameaças à democracia e tentativas de golpes

AddThis Smart Layers