30 de outubro de 2015

Sepe Itaboraí - Cartaz da Meia Paralisação 24/11 (3ªf).

Solicitamos, se possível, que a categoria tire cópias dos cartazes para fixar nas escolas da rede. O SEPE fará o ressarcimento do valor e, para isso, é necessário apresentar a nota fiscal na sala do sindicato.

Saudações sindicais, 
Direção do SEPE/Itaboraí




29 de outubro de 2015

Sepe Itaboraí - Documento sobre Estágio Probatório.

ESTÁGIO PROBATÓRIO: SAIBA QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS
SAIBA TAMBÉM COMO AGIR SE HOUVER DESINFORMAÇÃO OU AMEAÇAS BASEADAS EM ARGUMENTOS QUE CITEM O ESTÁGIO PROBATÓRIO

Na década de 80, a luta dos trabalhadores assegurou o direito de sindicalização e de greve para o funcionalismo público. Esses direitos estão previstos na Constituição Federal (Artigo 9º) e na Lei 7783/89.
Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Vale lembrar que em Itaboraí, conquistamos o direito à data base em 2012. Isso assegura aos educadores da rede municipal, através do seu sindicato (SEPE) um período de luta e negociação salarial, o que deve ser respeitado pelos governos.

NOVOS CONCURSADOS

O estágio probatório previsto nas Constituições Federal e Estadual não anula o regime jurídico que nos rege. Assim, “É assegurado o prazo de dois anos de efetivo exercício para a aquisição da estabilidade dos atuais servidores em estágio probatório, sem prejuízo da avaliação a que se refere o parágrafo 4º do art. 41 da CF” (art. 28 da EC nº 19, de 4-6-1998). Também garante que o servidor só perderá o cargo mediante sentença judicial ou processo administrativo com direito a ampla defesa do servidor (EC nº 19 de 4-6-1998). Vale lembrar que, na avaliação do estágio probatório, itens como assiduidade e pontualidade não levam em conta a greve – direito assegurado nas Constituições Federal e Estadual e que não caracterizam nenhuma das duas situações.

COMBATENDO A DESINFORMAÇÃO

Entretanto, por desinformação e, em alguns casos, como forma de ameaça e desmobilização, diretores de escola e outros funcionários citam o estágio probatório durante as paralisações dos educadores. Quando isso ocorrer tome as seguintes providências:
I – Informe à direção ou outro (funcionário ou representante da SEMEC) acerca das leis citadas (aja como educador que você é);
II – Informe também sobre o Art. 2º, parágrafo único, inciso VI que caracteriza como assédio moral (Lei Estadual 3921/ 23 de agosto de 2002) “divulgar rumores e comentários maliciosos, bem como críticas reiteradas, ou subestimar esforços, que atinjam a saúde mental do servidor.” Cite também as penalidades previstas nesta mesma lei para quem pratica o assédio moral, a saber: I – Advertência; II – Suspensão; III – Demissão;
III – Procure a direção do SEPE para tomada de providências políticas e legais;
IV – Exija o registro do código 13 (falta por greve) no mapa de controle de frequência mensal de sua unidade escolar, previsto na lista de códigos de frequência fornecida pela administração municipal.


SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - NÚCLEO DE ITABORAÍ
R. PRESIDENTE COSTA E SILVA, 10/104, CENTRO – ITABORAÍ
www.sepeita.blogspot.com

Sepe Itaboraí - Deliberações da Assembleia dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Itaboraí.

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Nesta quinta-feira, 29/10/2015, aconteceu, na Associação da Maior Idade, a assembleia dos profissionais da educação da rede pública de Itaboraí. Os profissionais presentes na assembleia decidiram NÃO deflagrar greve no momento, mas reforçaram o compromisso de lutar em defesa da educação pública e dos profissionais da educação.

- NOVO CALENDÁRIO

Para o mês de novembro foi aprovada uma MEIA PARALISAÇÃO no dia 24, terça-feira, com assembleia na parte da manhã, às 9h30min na sala do Sepe/Itaboraí.

- DENÚNCIAS

As denúncias confirmam que os problemas enfrentados por profissionais e alunos não foram solucionados, persistindo assim a falta de merenda nas escolas da rede.

Após as falas dos profissionais presentes na assembleia ficou acordado que as denúncias (fotos, vídeos, relatos...)* dos problemas encontrados nas escolas da rede devem ser enviadas para o e-mail sepeita@gmail.com ou para as páginas do Sepe Itaboraí nas redes sociais.

* Orientamos que a categoria evite fotos e vídeos com a presença de alunos e profissionais das escolas.

- JORNAL DO SEPE ITABORAÍ

Foi aprovada na assembleia a confecção de um Jornal bimestral do Sepe/Ita com o intuito de ser mais uma ferramenta de diálogo do Sindicato com a categoria. O Jornal ainda se apresenta como um meio capaz de expor as lutas em defesa da escola pública que são travadas no Município (informações futuras serão divulgas por e-mail, no blog e nas páginas das redes sociais do Sepe/Ita).

- SEMINÁRIO – FORMAÇÃO CONTINUADA

Reconhecendo a relevância da Semana da Educação realizada no dia 13 de outubro de 2015, foi aprovado para o mês de novembro a realização de mais um Seminário com o tema: Direitos dos Educadores (a data e o local serão divulgados nos próximos dias).

- CONHECENDO A HISTÓRIA DE ITABORAÍ

Para o mês de dezembro ficou firmado um passeio com os profissionais da rede pelos principais pontos históricos do Município de Itaboraí. O Sepe/Ita vai disponibilizar um ônibus.


O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - NÚCLEO DE ITABORAÍ
R. PRESIDENTE COSTA E SILVA, 10/104, CENTRO – ITABORAÍ
www.sepeita.blogspot.com

28 de outubro de 2015

AMANHÃ É DIA DE LUTA!

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ
AMANHÃ - 29/10 - É DIA DE LUTA!
PARALISAÇÃO DE 24 HORAS (QUINTA-FEIRA - 29/10)
------------------------------------------

ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ITABORAÍ
PAUTA: GREVE
HORÁRIO: 9h30min
LOCAL: ASSOCIAÇÃO DA MAIOR IDADE (RUA JOÃO CAETANO, Nº 71 - CENTRO, ITABORAÍ -- RUA AO LADO DO TEATRO MUNICIPAL)
--------------------------------------------

CONJUNTURA POLÍTICA E ECONÔMICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL - UMA PEQUENA NOTA DO DESCASO DO PODER PÚBLICA COM A ESCOLA DOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA
O ano de 2015 em Itaboraí tem se mostrado muito difícil e conturbado para profissionais e estudantes da rede municipal pública de ensino. Aumento do número de contratos e terceirizações, atrasos constantes de salários, grave queda nas condições de estrutura de funcionamento das escolas – merenda, limpeza, segurança... –, reajuste 0%. Nosso Plano de carreira, direito ao 1/3 de planejamento, entre outras pautas conquistadas por nossa luta, não foram implementadas na prática.
Tal quadro está alinhado com a conformação política em geral que vemos no Brasil e mesmo no mundo em geral, onde a conta da crise econômica criada pelos ricos vem sendo colocada nas costas dos trabalhadores pelos patrões e pelos governos, incluindo aí o governo Helil Cardozo, do PMDB.

-----------------------------------------------------------------------------
O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!
BLOG DO SEPE ITABORAÍ: http://sepeita.blogspot.com.br/ 
EMAIL: sepeita@gmail.com
TELEFONES: 21 26454338 / 21 26453992


27 de outubro de 2015

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA OS PROJETOS QUE AMEAÇAM A EDUCAÇÃO E CRIMINALIZAM A PRÁTICA DOCENTE! ASSINEM E COMPARTILHEM!

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA OS PROJETOS QUE AMEAÇAM A EDUCAÇÃO E CRIMINALIZAM A PRÁTICA DOCENTE! ASSINEM E COMPARTILHEM!
Caros colegas professores,
Foram divulgadas moções de repúdio, cartas públicas e abaixo-assinados que tratavam de um ou mais dos Projetos de Lei que combatemos. No entanto, nenhum destes documentos conseguiu abranger todos os projetos em questão e reunir um número significativo de indivíduos e grupos dispostos a endossá-lo.
Um grande número de professores da Faculdade de Educação da UFF, em parceria com o Movimento Liberdade para Ensinar, criou a seguinte petição pública, na expectativa que este documento consiga uma adesão significativa o bastante para fazer frente a estes projetos que ameaçam a educação escolar e criminalizam a prática docente.
Contamos com a assinatura de todos vocês e uma ampla divulgação em todas as redes que discutam educação e docência.
Vamos à luta!

LINK DA PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR85668


24 de outubro de 2015

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ




O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

Veja a relação dos inscritos no Seminário “Educação em Tempos de Crise” do Sepe-RJ, que ocorrerá no dia 27/10, terça-feira, no Club Municipal.

Veja a relação dos inscritos no Seminário “Educação em Tempos de Crise” do Sepe-RJ, que ocorrerá no dia 27/10, terça-feira, no Club Municipal.
RODA 1 - A saúde e a extinção da carreira pública do funcionário da educação
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
RODA 2 - Infância e linguagem nas redes públicas do Rio de Janeiro
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
RODA 3 - Uma avaliação da introdução das leis 10.639 e 11.645 de história e cultura africana e indígena: como virar uma realidade?
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
RODA 4 - A EJA e as práticas pedagógicas: entre as brechas das políticas educacionais
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
RODA 5 -Currículo e política educacional no ensino médio
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
RODA 6 - Educação inclusiva e processos pedagógicos nas redes públicas de ensino - uma avaliação
http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/…/veja-relacao-dos…
Lembramos abaixo a programação:
8h30 – Credenciamento:
* Café da manhã
9h – Apresentação:
* Grupo de dança da EM Silveira Sampaio
9h30 às 11h30
MESA 1: O PNE, A EXPANSÃO DO CAPITAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE CRISE.
Coordenação da mesa: 02 diretores(as) do SEPE.
Convidados:
Prof. Jailson Alves dos Santos - (ex-presidente SEPE/ Fac. de educação UFRJ) CONFIRMADO
Prof. Roberto Leher - (reitor da UFRJ) CONFIRMADO
Prof. Luis Edmundo - (ex-reitor do IF Química - Nilópolis) CONFIRMADO
11h30 às 12h30
MESA 2: NA CONTRAMÃO DE PAULO FREIRE: REESTRUTURAÇÃO, PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO E OS PROJETOS REACIONÁRIOS NA EDUCAÇÃO.
Coordenação da mesa: 02 diretores(as) do SEPE.
Convidados:
Profª Maria Luiza Sussekind Lattes (UNIRIO) CONFIRMADA
Prof. Fernando Penna (UFF/MLE – Movimento pela liberdade de ensinar) CONFIRMADO
Thiago de Castro – (Oposição APEOESP/Reestruturação/SP) CONFIRMADO
12h30 – 14h: INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h: RODAS DE DISCUSSÕES TEMÁTICAS
16:00h – ENCERRAMENTO: PLENÁRIO ÚNICO.
APÓS ENCERRAMENTO APRESENTAÇÃO DO GRUPO EMERGÊNCIA TEATRAL.
18:00h – APRESENTAÇÃO DO JONGO DE LUCIO SANFILIPPO
20:00h – APRESENTAÇÃO DO BLOCO DO NADA


23 de outubro de 2015

O ANO DE 2015 E A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ITABORAÍ

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ
--------------------------------------------------------------------------

O ANO DE 2015 E A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ITABORAÍ


A PRECARIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Em um ano marcado pelo abandono da educação pública de Itaboraí, o Governo Helil Cardozo - PMDB anuncia uma crise é coloca na conta dos profissionais da educação da rede pública de ensino. Com várias tentativas de negociação o poder público vai encerrar o ano precarizando cada vez mais o trabalho docente com uma proposta de 0% de reajuste, intensificação dos contratos (e professores contratados com salários rebaixados, atrasos nos pagamentos e rompimento de contratos), terceirização dos profissionais da educação (profissionais terceirizados sem salários e rompimento de contratos) e nenhum avanço do Plano de Cargos, Carreias e Salários da educação municipal. 

O SUCATEAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA

A precarização do trabalho dos profissionais da educação é acompanhada pelo sucateamento da escola pública. O ano de 2015 foi marcado pela merenda de baixa qualidade, pela falta de merenda, pela falta de cozinheiras nas escolas. Não sendo o único problema encontrado, as escolas ainda se encontram sujas, já que a equipe de limpeza foi mandada embora antes do recesso de julho. Estes problemas não foram resolvidos, tendo ainda várias escolas com baixa qualidade na merenda e com seus ambientes inapropriados para a execução de qualquer trabalho pedagógico de qualidade. 

Diversas escolas com estrutura precária indicam um verdadeiro abandono da educação pública municipal. As poucas escolas reformadas tiveram problemas de infraestrutura, colocando em dúvida a qualidade das reformas realizadas. 

A falta d'água também vem sendo um problema recorrente na rede, assim como a dificuldade de algumas escolas na coleta de lixo. 

2015: UM ANO PEDAGOGICAMENTE PERDIDO

Antes do recesso de julho, mesmo com graves problemas, os profissionais da educação se desdobravam nas escolas para atingir a qualidade pedagógica dentro das condições colocadas. Mas, de forma autoritária, o Governo anunciou um recesso estendido de 1 mês, não dando nenhuma explicação convincente para a comunidade escolar - apenas afirmava a dificuldade financeira do Município. 

Qualquer educador sabe da importância de se respeitar os rumos do Projeto Político Pedagógico - PPP, de garantir sua autonomia e das condições necessárias para sua plena realização. Ao mandar professores, cozinheiras, agentes de apoio, equipe de limpeza embora o poder público municipal praticamente declara o fim de todo aquele trabalho gerado nas escolas, a partir das discussões da comunidade escolar, que culminou na construção do PPP. 

UM ANO DE LUTA

Esse processo que intensificou o abandono de um direito social que é dever do Estado e direito de todos, não foi ignorado pelos profissionais da rede. Diversas manifestações foram realizadas, denúncias dentro e fora das escolas se alastraram pela cidade e nas rede sociais, assembleias que reforçaram à luta em defesa da educação pública. O ano de 2015 se coloca como um desafio para todos que acreditam no poder de emancipação da educação, o ano de 2015 tira do conforto nossas mentes, nos coloca em movimento e nos enche de expectativa para construir a necessidade histórica de organizar a classe trabalhadora e lutar contra uma sociedade de mercado que privatiza nossas vidas e arranca nossos direitos. 

A luta não para, só ela muda a vida! 

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ! 

TODOS NA ASSEMBLEIA DO DIA 29/10! 
INDICATIVO DE GREVE! 
NA LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA! 

22 de outubro de 2015

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - PARALISAÇÃO DE 24 HORAS!

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ATENÇÃO
LOCAL DA ASSEMBLEIA: ABI - R. Araújo Pôrto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20030-018


17 de outubro de 2015

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SEPE RJ: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE!


Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1cD4jr-VWFbCpbJueANmXu5BuUo-1wk-2IzanQW-Et3I/viewform?c=0&w=1

Programação: http://seminariosepe2015.blogspot.com.br/

Site do Sepe: http://seperj.org.br/index.php


PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Credenciamento:
*  Café da manhã

9h – Apresentação:
*  Grupo de dança da EM Silveira Sampaio
*  Coral Infantil Coral Indígena

9h30 às 11h30
MESA 1: O PNE, A EXPANSÃO DO CAPITAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE CRISE.

Coordenação da mesa: 02 diretores(as) do SEPE.
Convidados:
Prof. Jailson Alves dos Santos - (ex-presidente SEPE/ Fac. de educação UFRJ) CONFIRMADO
Prof. Roberto Leher - (reitor da UFRJ) CONFIRMADO
Prof. Luis Edmundo - (ex-reitor do IF Química - Nilópolis) CONFIRMADO

11h30 às 12h30
MESA 2: NA CONTRAMÃO DE PAULO FREIRE: REESTRUTURAÇÃO, PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO E OS PROJETOS REACIONÁRIOS NA EDUCAÇÃO.

Coordenação da mesa: 02 diretores(as) do SEPE.
Convidados:
Profª Maria Luiza Sussekind Lattes (UNIRIO) CONFIRMADA
Prof. Fernando Penna (UFF/MLE – Movimento pela liberdade de ensinar) CONFIRMADO
Thiago de Castro – (Oposição APEOESP/Reestruturação/SP) CONFIRMADO
                       
12h30 – 14h: ALMOÇO

14h às 16h: RODAS DE DISCUSSÕES TEMÁTICAS

RODA 1 – A saúde e a extinção da carreira pública do funcionário da educação
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Prof. Fátima Machado Chaves – (Doutora em ciências/FIOCRUZ, Prof. História/UFMG, Mestre em Educação/UFF)CONFIRMADO
Gualberto Tinoco - Pitéu (diretor do SEPE e funcionário da rede estadual) CONFIRMADO


RODA 2 – Infância e linguagem nas redes públicas do Rio de Janeiro
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Andrea Serpa (Vice Coordenadora da Pedagogia/UFF) CONFIRMADA
Profº Luiz Felipe – (Faculdade de Educação da UERJ e UNIRIO) CONFIRMADO
RODA 3 – Uma avaliação da introdução das leis 10.639 e 11.645 de história e cultura africana e indígena: como virar uma realidade?
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Prof. Silvio de Almeida Carvalho Filho (UFRJ) CONFIRMADO
Prof. José Roberto (Mestrado Cap-UERJ)
Profª Gloria Ramos (Pedro II e Sinpro-Rio) CONFIRMADA
Profº Ribamar Bessa 

RODA 4 – A EJA e as práticas pedagógicas: entre as brechas das políticas educacionais
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Profª. Flora Prata CONFIRMADA
Paulo Gomes Coutinho (Professor da rede pública) CONFIRMADO

RODA 5 – Currículo e política educacional no ensino médio
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Profª Gelta Terezinha Xavier (Fac. Educação UFF) CONFIRMADA
Nívea Maria Andrade (Fac. Educação UFF) CONFIRMADA
Profª Simone Paiva (Rede Municipal Rio) CONFIRMADA

RODA 6 – Educação inclusiva e processos pedagógicos nas redes públicas de ensino – uma avaliação.
Coordenação da mesa: 01 diretor(a) SEPE.
Convidados:
Profª Maria Candida Bandeira - Fonoaudióloga, Pedagoga e Especialista em Educação Especial- UERJ / Professora da Sala de Recursos da E.M. Cláudio Besserman Vianna – Bussunda CONFIRMADA
Representante do Movimento MIL – Movimento da Inclusão Legal CONFIRMADO
Profª. Rosane Glatt (UERJ)

16:00h – ENCERRAMENTO: PLENÁRIO ÚNICO.
APÓS ENCERRAMENTO APRESENTAÇÃO DO GRUPO EMERGÊNCIA TEATRAL.

18:00h – Apresentação do Jongo de Lucio SanFilippo

20:00h – Festa da categoria – com apresentação do Bloco do Nada


16 de outubro de 2015

SEMANA DA EDUCAÇÃO - MESA DE DEBATES - 13/10/2015 - SEPE ITABORAÍ.

Mesa de Debates SEMANA DA EDUCAÇÃO -  SEPE Itaboraí   
Debate realizado na sala do Sepe Itaboraí na dia 13/10/2015. 

A PÁTRIA EDUCADORA E O PAPEL DO EDUCADOR 

Debatedores: 
Prof. Dr. Rodrigo Lamosa (UFRRJ)
Prof. Ms. Régis Arguelles (UFF)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No dia 13 de outubro de 2015 o Sepe Itaboraí organizou um mesa de debates que tratou de ampliar as reflexões acerca a educação pública brasileira e de Itaboraí.
Na mesa da manhã os debatedores Prof. Dr. Rodrigo Lamosa (UFRRJ) e Prof. Ms. Régis Arguelles (UFF) trouxeram algumas reflexões sobre as políticas públicas brasileira para a educação.
No vídeo podemos conferir o polêmico lema "Pátria Educadora" e os desafios dos educadores num período de fortes ataques aos profissionais da educação e a educação pública no Brasil.

PARALISAÇÃO DE 24 HORAS - INDICATIVO DE GREVE. REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ


15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR: temos o que comemorar?

Nos últimos anos o ataque a educação pública é acompanhada de uma profunda precarização do trabalho docente. Índices preocupantes apontam um alto grau de enfermidades que assolam os professores das escolas públicas brasileiras. A falta de autonomia, salários rebaixados, assédio moral e perseguições contribuem para uma crescente desmotivação na prática pedagógica docente.

O cenário acima indica que o dia 15 de outubro marca uma data vazia, na qual não temos o que comemorar.

Porém, ao mesmo tempo que sequestram a escola pública e atacam os professores, a organização dos docentes se coloca como uma tarefa urgente a ser cumprida por todos que acreditam numa produção do saber capaz de construir uma sociedade emancipada, na qual a educação é pensada para além do capital.

A prática docente não se resume a sala de aula, quando os conteúdos ganham o mundo eles se tornam relevantes e saem de uma visão tecnicista e burocrática da mensuração de resultados.

Temos o que comemorar no dia 15 de outubro. Esse dia marca a histórica luta em defesa da educação pública, luta esta que não começou ontem, mas marca a história do Brasil.

Que o dia de hoje seja um dia de reflexão e crítica ao modelo de educação que secundariza o protagonismo do professor, que sucateia a escola pública e que precariza nosso trabalho.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
FELIZ DIA DO PROFESSOR!

5 de outubro de 2015

CALENDÁRIO DE LUTAS - MÊS DE OUTUBRO.

Solicitamos, se possível, que a categoria tire cópias dos cartazes para fixar nas escolas da rede. O sepe fará o ressarcimento do valor e, para isso, é necessário apresentar a nota fiscal na sala do sindicato.

Saudações sindicais, 
Direção do SEPE/Itaboraí




ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ITABORAÍ - 30/09/2015

Em assembleia realizada na sala do Sepe/Itaboraí, a categoria organizada decidiu pela manutenção da luta em defesa da educação pública.
O calendário aprovado reforça a necessidade de ampliar a mobilização nas escolas da rede.
NOVO CALENDÁRIO DE LUTAS - MÊS DE OUTUBRO
--------------------------------------------------------------------------
- 08/10 (QUINTA-FEIRA)
Dia de Luto e luta nas escolas - (Ir de preto) Solidariedade à Rede Estadual e à Rede Municipal de Niterói que estarão em paralisação neste dia.
--------------------------------------------------------------------------
MEIA PARALISAÇÃO NOS DIAS 13, 14 e 16 DE OUTUBRO
SEMANA DO PROFESSOR
- 13/10 (TERÇA-FEIRA) - MEIA PARALISAÇÃO
Mesa de debate e formação política (manha e tarde). Os temas serão divulgados, assim como os horários. Local: OAB;
- 14/10 (QUARTA-FEIRA) MEIA PARALISAÇÃO
Aula pública em frente à SEMEC reproduzindo os problemas que encontramos nas escolas da rede (falta de merenda, escolas sujas...);
- 16/10 (SEXTA-FEIRA) MEIA PARALISAÇÃO
Mobilização nas escolas na rede (discussão sobre a situação da educação pública municipal e nacional, panfletagem na comunidade...);
--------------------------------------------------------------------------
PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NO DIA 29/10 - QUINTA-FEIRA
ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PAUTA ÚNICA: GREVE!
HORÁRIO: 10 HORAS
LOCAL: A CONFIRMAR
---------------------------------------------------------------------------
A luta continua!
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!


ATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ITABORAÍ

Na manhã do dia 29/09 - terça-feira, os profissionais da educação realizaram um ato no Centro de Itaboraí. Reforçaram o diálogo com a população expondo o abandono da educação pública por parte do Governo Helil Cardozo - PMDB. 

Com grande recepção da população, quase 1000 panfletos que denunciam o caos na educação pública municipal foram distribuídos.

A luta continua!

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA!
EM DEFESA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!



AddThis Smart Layers