21 de julho de 2015

NOTA SOBRE O CALENDÁRIO ESCOLAR E A MANUTENÇÃO DO CALENDÁRIO DE LUTA TIRADO NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA

Na última semana de aula, antes do recesso escolar, os profissionais da educação da rede pública de ensino de Itaboraí e a população do Município foram surpreendidos pela mudança de forma abrupta e sem nenhum dialogo do calendário escolar 2015. A mudança estendeu por mais duas semanas o recesso, totalizando assim UM mês de recesso.

Fato curioso que nenhuma justificativa plausível foi apresentada. Apenas sabemos que os professores contratados tiveram seus contratos rompidos e os profissionais terceirizados foram demitidos. Uma nova licitação foi aberta para o contrato de empresas que terceirizam parte dos serviços da escola e o Edital não foi publicizado da forma como deve ser num regime republicano.

O discurso da falta de verba é inverídica, já que estudos realizados mostram o aumento significativo das verbas da educação pública em Itaboraí. O que falta é lisura e comprometimento com a educação pública de qualidade.

Esta mudança no calendário ainda prejudica o contato direito do aluno com a escola, já que as aulas seriam supostamente repostas em sábados letivos. Pedagogicamente avaliamos que vai haver uma perda de qualidade e quantidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Sobre as demissões, fora o ataque absurdo promovido contra os profissionais da educação, o que gera uma profunda precarização do trabalho, sabemos que muitos destes profissionais participaram da construção do Projeto Político Pedagógico da escola, lá no começo do ano. As demissões representam um ataque ao que foi construído pelas escolas em 2015, já que está sendo interrompido de forma inesperada pelo governo Helil Cardozo e pela Secretaria de Educação do Município, tendo com Secretária Susilaine Duarte.

O Sepe Itaboraí condena a forma como vem sendo conduzida a educação pública de Itaboraí e reafirma a importância e compromisso da luta em defesa da educação pública de qualidade, laica, gratuita, universal, radicalmente democrática e socialmente referenciada.
-----------------------------------------------------------------------------------
CALENDÁRIO TIRADO NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA

Entendendo que a assembleia é a instância máxima de decisões da classe trabalhadora, o calendário tirado na última assembleia será mantido.

11/08 - TERÇA-FEIRA

9:30 - ATO PÚBLICO (CONCENTRAÇÃO NA SALA DO SEPE ITABORAÍ)

15:30 - ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
LOCAL: SALA DO SEPE ITABORAÍ
-----------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------

Endereço do SEPE/ITABORAÍ: R PRESIDENTE COSTA E SILVA 10/104 - CENTRO – ITABORAI - CEP 24800-000
MAPA LOCALIZAÇÃO: http://sepeita.blogspot.com.br/p/mapa-nossa-localizacao.html
-----------------------------------------------------------------------------------
Telefones: 21 26454338 / 21 26453992
-----------------------------------------------------------------------------------
E-mail: sepeita@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------
Instagram: https://instagram.com/sepeita/
-----------------------------------------------------------------------------------
FILIA-SE AO SEPE!
Sindicalize-se e fortaleça seu SINDICATO!
O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

PELA ABERTURA IMEDIATA DE CONCURSO PÚBLICO - CONTRA OS CONTRATOS TEMPORÁRIOS E CONTRA AS TERCEIRIZAÇÕES

Nossa luta sempre reforçou a importância da abertura imediata de concurso público para os cargos presentes na escola pública de Itaboraí.

Infelizmente a Prefeitura de Itaboraí abre, novamente, processo seletivo para o contrato temporário de professores e lança um Edital para a escolha de uma nova empresa que vai terceirizar vários serviços dentro da escola.

Os professores contratados recebem um salário inferior, não têm seus direitos garantidos, recebem salários atrasados e têm o contrato rompido na rede público de ensino de Itaboraí. Uma clara forma de flexibilizar as relações trabalhistas e precarizar cada vezes mais o trabalho. Esse processo faz mal para o professor e para a educação pública.

Os profissionais da educação terceirizados recebem mal, ficam sem salários durante um longo período, não têm seus direitos garantidos e o regime de terceirização também aprofunda a precarização do trabalho. Esse processo faz mal para o profissional da educação e para a educação pública.

Contratos/terceirizações --> precarização do profissional da educação e sucateamento da escola pública.

CONCURSO PÚBLICO JÁ!

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

2 de julho de 2015

A MERENDA ESCOLAR EM ITABORAÍ - VERGONHA E DESCASO DO PODER PÚBLICO!

Falta de Merenda, cardápio desfalcado e com baixa qualidade nutricional, carne (quando há) com aparência e odor de estragada, etc. A situação da merenda é um retrato da educação em Itaboraí: descaso e caos!



R$ 1.225.254,00 !!!   Esse é o valor recebido do governo federal pela prefeitura de Itaboraí relativa à merenda escolar no período de 06 de março a 03 de julho de 2015. No mesmo período de 2014 a prefeitura recebeu 1.025.680.000.  O valor total recebido em 2015 será semelhante ao recebido em 2014 pelas projeções. Resta a pergunta: o que explica as quedas na qualidade e quantidade da merenda?
Fonte:http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.LIBERACOES_01_PC?p_ano=2015&p_programa=C7&p_uf=RJ&p_municipio=330190

Algumas das escolas em que comprovamos a ausência ou queda da qualidade da merenda: Clara Pereira, Aldeia Velha (Manilha), Afonso Salles, Outeiro das Pedras, Ângelo Buriche, Marly Cid, Geremias de Mattos Fontes, Therezinha de Jesus, CEMEI Comunitária (Reta Velha), Luzia Gomes (Itambi), CEMEI Maria Luiza da Conceição (Visconde de Itaboraí), etc. Essa é a ponta do iceberg, o problema é endêmico e a SEMEC deve explicações. O SEPE enviará novo ofício solicitando os esclarecimentos à SEMEC sobre a questão, bem como tomar as providências jurídicas e políticas cabíveis.

Exemplos do caos na merenda das escolas

*E. M. Marly Cid – A carne moída que chega à escola é de qualidade ruim.

*E. M. Auto Rodrigues (Manilha) – Algumas vezes os profissionais da escola contribuíram para a compra de ovos para garantir merenda com alguma proteína, não apenas com arroz e feijão.

*E. M. Geremias de Matos (Sambaetiba) – Em vários dias a merenda na escola se resumiu a uma laranja, ou ½ espiga de milho, ou dois biscoitos, sem arroz, feijão, legumes em geral e nenhum tipo de carne.

*CEMEI Comunitária (Reta Velha) –  A escola também tem sofrido com a insuficiência da merenda, muitas vezes dependendo de doações.

*E. M. Therezinha de Jesus (Rio Várzea) – Aipim cozido três dias seguidos no café da manhã.


*E. M. Ângelo Buriche (Curuzu) – Nesta semana iniciada no dia 15 de junho a escola ficou dois dias sem almoço e está funcionando sem água desde segunda feira.

Em todas as escolas que tivemos relatos a merenda tem sido insuficiente para a quantidade de alunos, de baixa qualidade e sem a devida adequação nutricional.

Queremos saber onde estão as verbas específicas para a merenda escolar que a prefeitura dispõe, inclusive, as repassadas pelo governo federal. 

Queremos cobrar do poder municipal a transparência sobre o dinheiro público que sai do nosso bolso.

IMAGENS DA MERENDA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ITABORAÍ 



1 de julho de 2015

Ofícios enviados ao Poder Público Municipal. REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ.

Ofício enviado para a Câmara Municipal de Itaboraí solicitando uma audiência para discutir o Projeto de Lei que versa sobre o Plano Municipal de Educação.


Ofício enviado para a Secretaria de Educação de Itaboraí solicitando esclarecimentos sobre o atraso no pagamento dos funcionários terceirizados e dos professores contratados.

Meia Paralisação no dia 06/07 - Segunda-Feira. REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ.

ATENÇÃO - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABORAÍ

Em assembleia dos profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino de Itaboraí, realizada no dia 26/06/2015 – na Associação da Maior Idade, com início às 16:00 horas, a categoria reunida aprovou um calendário de meia paralisação no dia 06/07, segunda-feira.
- Não aceitamos 0% de reajuste;

- Contra os atrasos nos salários dos profissionais da educação;
- Em defesa de uma merenda de qualidade para os filhos da classe trabalhadora;
Seguimos na luta lutando por outras pautas!

O SEPE SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ!

AddThis Smart Layers