28 de setembro de 2012

RESPOSTAS DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABORAÍ À CARTA COMPROMISSO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO



        À população do município de Itaboraí e, em especial, aos companheiros(as) trabalhadores(as) da rede municipal de educação da nossa cidade. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, núcleo de Itaboraí (SEPE-Itaboraí), através da direção colegiada da nossa entidade sindical, procurou os candidatos à prefeitura do município para, pelas mãos de suas assessorias de campanha, entregar a estes a Carta Compromisso com a nossa categoria e fixar um prazo para o envio de suas respectivas respostas. Já no dia 14 de setembro procedemos ao envio da carta às cinco candidaturas, solicitação essa reiterada na semana seguinte, aos 17 do mesmo mês.
                 Gostaríamos de lembrar que tal iniciativa parte daquelas e daqueles que diretamente atuam nas escolas públicas municipais, que cotidianamente atendem aos filhos e filhas da população trabalhadora na cidade. Como tal, são estas pessoas que, pela sua vivência profissional, acumulam mais saber sobre o que é importante garantir no dia a dia da escola pública e sobre as carências e necessidades mais urgentes das nossas comunidades escolares.
                 Com a perspectiva de uma administração pública democrática, transparente e participativa é que estamos a propor tal compromisso com a educação, que significa a participação constante e valorizada desse saber dos educadores nas decisões mais importantes da política de educação pública do futuro prefeito. Com isso, queremos deixar claro nosso repúdio à prática dominante e, infelizmente, quase naturalizada, de imposição de políticas educacionais de cima para baixo, onde a participação dos agentes diretos da educação nunca é efetivada. Tal perspectiva, acreditamos, começa pela assinatura da Carta Compromisso, a oficialização desse compromisso.
                 Diante disto temos a divulgar que as candidaturas de Altineu Cortês e Dr. Sadinoel (assessor: Fábio/e-mail:ac-escritorio@hotmail.com), Helil Cardoso e Audir Santana (assessor:Wellington Campos/e-mail:wellingtoncamposeleicoes@yahoo.com.br), Márcio Panisset e Professor Ronaldo (e-mail:marcio.panisset@ig.com.br) e Sérgio Soares e Carlos Cobra (assessora:Mariza/e-mail:mariza_1971@hotmail.com)  não  assinaram a Carta Compromisso. Perante nossa proposta sobre as diretrizes principais para a educação pública no município de Itaboraí apenas a candidatura de Lourdes Monteiro e Luciano Franklin (e-mail: psolitaborai@gmail.com) assumiu publicamente o compromisso com a educação pública municipal de Itaboraí através da assinatura da carta.
Proposta como foi pelo coletivo dos educadores e educadoras da rede pública municipal de educação de Itaboraí, a assinatura da Carta Compromisso é o compromisso com a população da cidade.  A sua assinatura ou não pelas candidaturas neste ano eleitoral colocadas expõe a vontade de promover uma política educacional mais ou menos afeitas às necessidades acima mencionadas. Esta resposta nos pode auxiliar na séria tarefa de escolher. Para o trababalhador da escola escolher qual delas representa a real possibilidade de elevarmos nossas condições de trabalho; para a mãe e o pai interessados na educação que será doravante oferecida aos filhos escolherem qual candidato(a) pretende garantir a melhor escola.

AddThis Smart Layers