21 de dezembro de 2011

BOLETIM 21.12.11




ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL – 20/12/2011 – 10 HORAS – SALA DO SINDICATO.
  1. INFORMES:
  • ·         Emissão dos contracheques – ligar para a semad no setor de pagamento (3639.2290 - Ramal:309) - o servidor receberá uma senha com a qual poderá tirar o contracheque na internet. O SEPE solicita o retorno do contracheque impresso entregue nas escolas, como acontece na rede estadual de educação.
  • ·         Greve do Comperj foi encerrada – readmissão dos 37 trabalhadores e equiparação salarial.
  • ·         Ato no dia 15/12 bem sucedido nas circunstâncias – mensagem encaminhada pelo executivo para a câmara – aprovação da data-base, reajuste de 10% a partir de janeiro de 2012 e incorporação da regência. A câmara votou todas as mensagens no dia 15. Também foi votado o requerimento para o executivo cobrando a atualização do PCCS tomando por base a Lei 11.738.  
  • ·         Com a incorporação da regência ao piso, a qual era fixa para todos os níveis em valores absolutos calculados sobre o nível A, o efeito cascata sobre as passagens de nível garante um reajuste maior à medida que os níveis vão mudando (ver tabela no blog).
  • ·         Aprovação automática dos alunos da 1ª série elementar – resolução SEMEC uma semana antes de finalizar o ano letivo. O município de Itaboraí teve um índice de reprovação muito elevado segundo reportagem do Jornal O Estado de São Paulo. Essa parece ser uma tentativa da SEMEC de maquiar os dados.
  • ·         E.M. Maria Cecília – denúncia de perseguição à professora. A direção pediu para a servidora assinar uma advertência, o que não foi aceito pela mesma. A direção disse então que a servidora estava devolvida. Sugestões: intermediação da situação pelo SEPE. Consulta ao jurídico. Elencar os documentos.
  • Obs: À tarde um grupo de profissionais da escola e representantes do SEPE foram à SEMEC e a situação foi resolvida.
  • ·         Tabela aprovada na Câmara – proposta apresentada pelo governo que não foi discutida com o sindicato. Apresentaram uma tabela com cálculo errado entre os níveis, a qual foi corrigida a tempo. Durante o processo de votação da mensagem na câmara a direção do SEPE e os profissionais presentes decidiram que não poderiam se pronunciar a respeito, pois a mesma não havia sido avaliada pela categoria. Entretanto, seria feita a denúncia e registrado o protesto contra a medida unilateral do poder executivo e o não envio do Plano de Cargos.

2.      PAUTA:
·       Plano de Cargos e Salários
·       Estratégias do sindicato para 2012
·       Campanha salarial considerando a data-base
·       Próxima data de assembleia
·       Eleição de representantes de escola
3.      DECISÕES:
Ø  Diante da mensagem para a câmara que contempla apenas três itens do PCCS, dar continuidade à campanha em torno da conquista de um Plano reformulado e integral.
Ø  Atuar em várias frentes - nas ruas e praças (carro de som, panfletagem e outras iniciativas) e continuação das negociações junto aos poderes executivo e legislativo. Utilizar métodos criativos com a confecção de bonecos e outras medidas do gênero.
Ø  Dar ênfase às manifestações na Praça em frente à prefeitura, continuar panfletagem na Praça Alarico Antunes e atos em frente à Câmara de Vereadores.
Ø  Incorporar a discussão do PCCS à data-base.
Ø  Pautar na câmara : PCCS e reajuste salarial.
Ø  Consultar do jurídico sobre a Lei 11.738 – obrigatoriedade do PCCS.
Ø  Promover a eleição de representantes de escola.
Ø  Investir no contato com a base - visitação às escolas.
Ø  Resolver situação dos diretores não atuantes.
Ø  Formar de uma chapa para as próximas eleições com militantes que estão atuando – fortalecimento do contato com a base. Obs: no próximo ano teremos eleições para a direção do sindicato e qualquer filiado ou grupo de filiados pode formar chapa para disputar o pleito.
Ø  Iniciar campanha para eleição direta dos diretores de escola e gestão democrática com fortalecimento do Conselho Escolar.
Ø  Realizar trabalho de esclarecimento e convencimento sobre o Estágio Probatório.
                                  
PRÓXIMA ASSEMBLEIA:          14 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA) – 10 HORAS – COM MEIA PARALISAÇÃO
Pauta: PCCS – Data-base (campanha salarial)
REUNIÃO COM TÉCNICOS DO EXECUTIVO NA SEMEC
Às 14 horas foi realizada reunião na SEMEC com técnicos do poder executivo e representante da secretaria. Foram discutidos os efeitos da mensagem enviada e aprovada pelo legislativo na última 5ª feira e a continuidade das conversas em torno do plano de cargos, carreira e salários.  Nova reunião foi agendada para janeiro.
SOBRE ASSÉDIO MORAL, ESTÁGIO PROBATÓRIO, DIREÇÕES INDICADAS E AUTORITARISMO.
  
Durante a realização das paralisações e outros atos identificamos algumas práticas repressivas e autoritárias de algumas direções. Em algumas situações o diretor autoritário é direto, mas na maioria das vezes é sub-reptício e sutil. Nessas situações o profissional, às vezes um pequeno grupo, é chamado para uma “conversa” (muitas são feitas alusões indiretas) em que são elencados os perigos da adesão à paralisação e outras ações. Nos casos relatados é usada a desinformação sobre o estágio probatório e outras questões. Muitas vezes seguem-se práticas repressivas como ameaça de tirar a “dobra”, criação de dificuldades na organização dos horários do profissional, pressão burocrática sobre os diários e outras.
SOBRE TAIS SITUAÇÕES LEMBRAMOS O SEGUINTE:
As direções que agem dessa forma são indicadas, compromissadas com seus padrinhos e com o governo. Aceitar a indicação por este caminho já é um fato que depõe contra as direções e contra os políticos que as indicaram. Essas direções devem sim ser denunciadas quanto às práticas citadas e lembradas do fato de que não possuem legitimidade para ocupar o cargo.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES;
  • ·         Quando qualquer direção mencionar o estágio probatório ou realizar qualquer outro ato de desinformação e ameaça comunique ao sindicato para denúncia e outras medidas. FALE CONOSCO OU COM O REPRESENTANTE DO SEPE NA ESCOLA;
  • ·         Exija da direção um posicionamento oficial (documentado), inclusive com fontes (não apenas citadas) sobre as suas posições;
  • ·         Compartilhe com seus colegas o ocorrido e coletivamente procurem a direção para esclarecimentos: “Mexeu com meu amigo mexeu comigo!”;
  • ·         Não aceite ameaças diretas ou veladas, nunca deixe passar em branco ou para depois;
  • ·         Acesse:

Cartilha sobre ASSÉDIO MORAL
           Texto sobre ESTÁGIO PROBATÓRIO

DIRETORA DA E. M. LUZIA GOMES É EXONERADA!
COMUNIDADE QUER ESCOLHER SEU DIRETOR

Após a violação da urna com os questionários da pesquisa empreendida pela prefeitura de Itaboraí, fato confessado pela diretora, esta foi exonerada. Entretanto, para que isso ocorresse foi necessária uma intensa mobilização dos profissionais da escola. Após a ameaça destes de não entregar os diários, finalmente a SEMEC exonerou a diretora Simone Coelho e a adjunta Roseli.

No mesmo dia da exoneração a SEMEC informou que uma diretora interina seria indicada. A comunidade escolar da E. M. Luzia Gomes não concorda com esta proposta e pretende lutar para escolher seu diretor. Após uma reunião e a produção de um texto assinado pela maioria dos profissionais no dia da exoneração foi proposto o nome do professor SÉRGIO ISRAEL. Esse é morador da comunidade, tem 42  tempos de trabalho na escola e atua na mesma há 25 anos. 

CONSELHO ESCOLAR EXIGE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA DIRETORA EXONERADA

Em documento assinado por seus membros o conselho escolar da E. M. Luzia Gomes está exigindo a prestação de contas relativa aos seguintes itens:
  • Verbas municipais e federais;
  • Verbas da cantina (entradas e saídas);
  • Materiais recebidos pelo empréstimo da quadra da escola;
  • Catalogação de todos os bens materiais adquiridos pela escola em 2011.




18 de dezembro de 2011

O ARMAGEDDON DE ITABORAÍ... SE VOCÊ É PROFESSOR, OU ESTUDANTE DESTE MUNICÍPIO... É MAIS UMA VÍTIMA!


EXTRA! EXTRA!!! O fim do mundo veio por decreto!

respeitoPelo menos foi o que nós, professoras do ensino fundamental de Itaboraí, experimentamos no último dia 12. Resumo da ópera: “A Secretária de Educação fazendo uso de suas atribuições decreta a instituição da aprovação imediata dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental… blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá... Este decreto entra em vigor na data de sua publicação”!
BUUUUUUUUUUUUM!!!!!!!

Implodiram os pilares que sustentavam a palafita na qual os alunos do ensino público de nossa cidade se sustentavam... E vamos todos caçar caranguejos, carregar tijolos e nos transformar em laranjas... Afinal já fazemos isto desde que os jesuítas entraram pelo rio Macacu e catequizaram os índios e lhes ensinando o pecado... Fazemos isto desde os tempos em que nosso solo massapé passou a produzir cana-de-açúcar e precisou do braço escravo... Negros trazidos da África mortos pela chibata e pelo banzo... Sempre fizemos isto desde os tempos em que a fidalguia portuguesa descobriu que aqui se produzia laranjas e trouxe do nordeste os desvalidos da seca da grande seca de 1877... Os que ficaram por lá fundaram Canudos e morreram ao lado de Antônio Conselheiro e os que aqui ficaram até hoje tem sede de justiça... Sempre fomos catadores de caranguejos... O que este povo está pensando? O dinheiro da Petrobrás é nosso. Arra! Urru! Não vamos destruir a nossa tradição de oprimir os desvalidos... Se reclamarem a gente chama o Gabriel Chalita e ele faz uma linda palestra sobre o amor à educação e faz todo mundo chorar... O importante é que o dinheiro da Petrobrás é nosso. Arra! Urru!
A educação pública não pode ser de qualidade afinal quem, com o mínimo de discernimento vai votar no mais do mesmo? Como é que vamos mudar a história se tudo está tão arrumadinho... Se não existirem os analfabetos funcionais como vão funcionar nossas redes de dominação? Quem é que vai querer vender seu voto por um milheiro de tijolos que ele mesmo produziu, mas não tem dinheiro pra comprar e não consegue entender que é ele o produtor das riquezas? Como ficarão nossas casas sem empregadas domésticas? Como prosperarão as seitas pentecostalistas com sua absurda teologia da prosperidade? Uma educação de qualidade desqualifica o individuo para o nosso sistema de dominação....
Mas quem disse que bastava proibir a avaliação dos alunos. Ainda teve mais... Dois dias, exatamente diferença de dias que separaram as tragédias de Hiroshima e Nangassaque, fomos surpreendidas com mais uma bomba.
BUUUUUUUUUUUUM!!!!!!!

O ilustríssimo senhor feitor, quero dizer, prefeito, voltou atrás e resolveu arquivar o plano de carreira dos professores. Motivo: não se sabe! Dizem que um belo dia acordou e disse: “Vou arquivar o plano de carreira dos professores.” E pronto. Sem nenhuma satisfação, como é próprio dos caudilhos do neo-coronelismo tupiniquim... E assim jogaram uma pá de cal sobre o túmulo da educação pública! Atiraram-nos no fosso do esquecimento e na fossa do desprezo. Não bastava humilhar era necessário nos arrancar os fundilhos das calças para que no final nossa nudez fosse castigada.
E o que vamos fazer? Aceitar prontamente a tapa na cara e oferecer a outra face? Vamos nos recolher e chorar amargamente ao som de “Meu Mundo Caiu” da Maysa? Vamos ficar reclamando, reclamando, reclamando como um disco velho e riscado ou vamos tomar uma atitude?
Uma amiga ficou tão desesperada que resolveu virar garota de programa, mas depois mudou de idéia porque a idade média das garotas de programa equivale à metade do que ela tem de sala de aula... Mas e aí o que vamos fazer?

Josefina, educadora,professora e até Tia... hoje decretada ex-alfabetizadora e sobrevivente do fim do mundo educacional de Itaboraí.

17 de dezembro de 2011

SOU PROFESSORA, MAS NÃO PROFESSO SACERDÓCIO ALGUM!

 

Pela Professora da rede municipal de  Itaboraí, Josefina.

  

respeitoTenho sim, uma profissão que de tão essencial às vezes pode parecer banal. Meu trabalho pode ser comparado a visão. Só os privados de seus benefícios é que compreendem a sua importância.

   Minha função é possibilitar o surgimento de seres humanos mais criativos e críticos que tenham consciência cidadã de seus direitos e estejam engajados na construção de uma sociedade mais justa.

   Por mais bela que a palavra sacerdócio possa soar, ela possui significado completamente distinto ao que faço. Mais importante: comparar o magistério ao sacerdócio é querer acorrentá-lo a imagem de uma profissão sem pretensões concretas e sem necessidades terrenas. Chamar o magistério de sacerdócio é fazer caricatura do professor, é desenhá-lo como um ser alienado da realidade que o cerca e oprime. 

   Como professora planifico o caminho às gerações futuras. Não anuncio promessas à vida do além túmulo. Acredito na construção do paraíso terrestre aqui e agora como nos diz Leonardo Boff. Não semeio esperanças, mas construo a realidade como diz Sartre. Não falo de ilusões, mas incentivo os sonhos como fez Paulo Freire, Anisio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros grandes professores. 

   Não sou uma freira trapista que por ter feito voto de pobreza vive da caridade alheia. Também não sou uma monja budista que só se alimenta quando encontra alguém que lhe dê comida. Não desprezo quem fez estas opções, apenas quero que valorizem as minhas escolhas. 

   Sou uma guerreira que apesar das vicissitudes assume o ônus de educar os filhos de outras mulheres que estão na luta pela construção de uma sociedade mais justa.

   Amo profundamente o que faço, mas não tenho ilusões sobre este amor. Sei que minha dedicação e amor não são revestidas de bônus. 

   Todo mês quando passo pelo caixa do supermercado não posso pagar minhas compras com um abraço. O gerente do banco não vai perdoar os juros do cheque especial só porque eu fui capaz de ensinar 30 crianças a ler e a escrever em menos de um ano. O amor não pagou minha faculdade e é bem certo que não pagará os livros que terei que ler para acompanhar as demandas de minha função.

   O Brasil, em especial Itaboraí, vive seu esplendor econômico. A Petrobras está investindo 30 bilhões de Reais no COMPERJ e eu me pergunto:

   Como pode tanto investimento para gerar renda e emprego se o magistério , eixo de todo e qualquer desenvolvimento, é tratado com tanto desrespeito?

   Por que nossos aumentos são dados como se fossem caridade?

   Por que nosso plano de carreira espera desde de 2009 para ser aprovado pelos nossos vereadores?

   Por que os professores são os últimos a serem, ouvidos pelas autoridades publicas desta cidade?

   Sei que dirão que estou supervalorizando minha profissão, que a estória não é bem assim, que Itaboraí precisa de engenheiros, médicos, biólogos, artistas, escritores, analistas de sistemas e uma série de outros profissionais, pois só assim conseguiremos aumentar a qualidade de vida e fazer de nossa cidade um lugar feliz para todos...

   Mas se não tivermos uma educação de base excelente com professores bem remunerados estaremos dando um tiro no pé.

   O futuro passa pelas mãos dos professores e se queremos um futuro melhor é precisamos nos sentir valorizados. Mas se continuarmos tratando professor como profissional de segunda linha precisaremos contratar muitos sacerdotes para que estes celebrem o funeral do futuro glorioso de Itaboraí.

   Josefina, educadora, professora, e até tia... mas sacerdote não! 

15 de dezembro de 2011

Cartaz da assembléia municipal- 20-12. Divulgue e compartilhe!

Informes Urgentes!

respeitoNesta quinta-feira, 15/12, na parte da manhã dezenas de profissionais da educação tiveram, mesmo embaixo de forte chuva, presentes na mainfestação em favor da aprovação do PCCS. ocupamos o prédio da prefietura, pacificamente, e exigimos sermos atendido por algum representante do poder executivo. Fomos encaminhados a presença do Secretário de Governo ( Sr. Luis Vieira), da Subsecretária de educação (Georgina Salles) e do Assessor Especial do Gabinete (Felippe Monteiro).

Ali, acertou-se que iriamos, na próxima 3a feira a tarde, sentarmos e expormos de forma minuciosa o porquê que nós trabalhadores da educação acreditamos ser viavel e imprescindível a aprovação do PCCS.

Para nós, ficaram claros alguns aspectos:

  • O Prefeito Sérgio Soares (PP) rompeu com sua palavra e, na última hora, mudou a proposta a ser votada;
  • A proposta de reajuste de 10% é uma manobra para tentar nos desmobilizar, acreditando que os profissionais da educação irão se contentar com tão pouco reconhecimento e valorização.
  • O prefeito descumpre determinação federal que exige a readequação dos PCCS até o ano limite de 2010, a fim de valorizar o magistério (11738-08);
  • A data- base e a incorporação, demandas históricas nossa, só foi possível por que os trabalhadores da educação organizados fizeram ouvir sua voz.
  • A prática da desinformação e da boataria é uma das principais armas das forças conservadoras daquele município, não corroboremos.

Na parte da tarde, fomos para a sala do sindicato onde a categoria, numa reunião de direção extraordinária e ampliada, decidiu propor diálogo com a Câmara no sentido de garantir estas conquistas mais substanciais e, ao mesmo tempo, impulsionar a luta pelo PCCS. Assim, acordamos que não nos posicionariamos com relação a votação do reajuste mas que gostaríamos de aprovar a incorporação e a data-base. Foi-nos informados que isto era impossível, por se tratar de uma mensagem do prefeito e não poder ser desmembrada pelo legislativo. Desta maneira, em nome da democracia interna e das deliberações coeltivas, os presentes acharam por bem não tomarem nenhuma deliberação com relação a votação daquele dia, entendendo que a LUTA CONTINUA! Agora mais firme, agora mais forte, agora com todos nós.

Por isso:

ASSEMBLÉIA DA REDE MUNICIPAL

DIA 20-12

AS 10 H

NA SALA DO SINDICATO (ENDEREÇO NA ABA DIREITA DO NOSSO BLOG)

PAUTA:

PCCS,

Plano de ação e

“volta às aulas” 2012.

Em Tempo!

Acabou de ser votado, em sessão dupla, a proposta do executivo que, substituindo o PCCS, aprova reajuste de 10%, data – base (1° de maio) e incorporação da regência ao piso. Estas duas últimas demandas, bandeiras históricas levantadas pelo sindicato. Isso é só o resultado de nossa organização, agora, mais do que nunca, é hora de somarmos força, pois temos a certeza que somente a nossa luta crescente e nossa constante organização é capaz de derrotar as forças que insistem em fazer da escola pública muita coisas, menos um espaço de valorização humana e profissional, onde educandos e educadores compartilhem uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica e emancipatória.

Também foi aprovado pelos vereadores um requerimento através do qual o poder executivo é instado a enviar uma proposta de PCCS, o que é prerrogativa desse poder. O não envio da proposta, assevera o requerimento, poderá ter efeitos como o bloqueio das verbas federais para o município de Itaboraí e a configuração de improbidade administrativa.


9 de dezembro de 2011

SÉRGIO SOARES (PP) MUDA A PROPOSTA INICIAL DO PLANO DE CARGOS

Desde o ano de 2009 tem sido discutida a proposta de PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Município de Itaboraí. Participaram das reuniões representantes do Executivo, do SEPE e da categoria. A proposta inicial de plano constava de vários avanços. Foi inclusive divulgada uma tabela de vencimentos a partir de sua implantação. Em audiência com o SEPE o prefeito afirmou a viabilidade da tabela. Nesta semana recebemos a informação de que o poder executivo não vai manter o texto e a tabela do PCCS negociados. Isso é quebra da palavra! Além disso, o plano não contempla os funcionários administrativos.

Diante do exposto, convocamos todos os educadores a comparecerem no ato em frente à prefeitura na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 10 horas, para mostrarmos a nossa insatisfação.

DIREÇÃO DA E. M. LUZIA GOMES DE OLIVEIRA VIOLA URNA COM QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA!

Recentemente ocorreu um fato inadmissível na E. M. Luzia Gomes. A urna com os questionários utilizados pela pesquisa de iniciativa da prefeitura foi violada. Como no questionário constam perguntas sobre pontos sensíveis que se referem inclusive à direção das escolas, alertamos para o uso das informações contra os profissionais da educação. Lembremos que os questionários eram nominais, sem garantias seguras de sigilo e anonimato. Não deu outra. Na E. M. Luzia Gomes foi encontrada uma folha com anotações sobre respostas dos questionários na sala da direção. Inicialmente, não foi encontrado o responsável pela violação. Ninguém assumiu a autoria. Entretanto, a gravidade do caso não poderia ficar sem resposta. Inclusive com reunião dos profissionais da escola com representantes do SEPE e da SEMEC. Nessa reunião ficou acertada, dentre outros pontos, a realização de uma reunião da direção da escola e seus profissionais. Segue abaixo o desfecho desta história que envolve violação de informações sigilosas, ocultação de provas e assédio moral.

“Foi realizada uma reunião ontem com a participação dos professores, funcionários, direção da escola e representantes da SEMEC. Os profissionais da escola questionaram a postura da direção. No final da reunião a diretora assumiu a violação da urna com os questionários e pediu desculpas.

Os profissionais continuam cobrando da SEMEC a exoneração da direção e decidiram não entregar os diários.”

A situação da direção indicada da E. M. Luzia Gomes é insustentável. A SEMEC tem a obrigação ética de exonerar a direção e abrir sindicância para que o fato não fique sem resposta. Lembremos que os questionários foram aplicados em toda a rede.

2 de dezembro de 2011

ATIVIDADES DA SEMANA

VISITA ÀS ESCOLAS

Nesta semana estivemos nas escolas Geremias Mattos Fontes, Maria Amélia, Genésio Cotrim, Pedro Novaes, Marly Cid e Luzia Gomes.

PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIOS

  • Nesta 5ª feira tivemos reunião com o procurador da Câmara José Antônio e com o relator da comissão de orçamento vereador Deoclecio Machado. Nesta reunião foram apresentadas novas propostas para o PCCS e discutidas as que foram encaminhadas anteriormente (vide último correio eletrônico, blog e facebook). Segundo o procurador não existem maiores problemas para inclusão das propostas apresentadas, salvo aquelas que impactam a folha de pagamento, as quais exigem recálculo;
  • A comissão de estudo do PCCS tem se reunido às quintas-feiras na sala do SEPE. No momento seguem os estudos em torno de planos de outros municípios para aprimoramento de nossas propostas e negociação junto aos poderes.
  • Até o presente o poder executivo (prefeito e secretários de governo) ainda não enviou sua proposta de plano. Lembramos que o envio de tal proposta é uma prerrogativa do executivo.

VOCÊ PODE AJUDAR NA CAMPANHA EM TORNO DO NOSSO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA SEGUINTE MANEIRA:

  • Faça uma lista de e-mails dos profissionais que atuam em sua escola e envie-nos;
  • Compartilhe as informações em suas redes sociais;
  • Você pode contatar-nos também por telefone;
  • Marque uma reunião do SEPE na sua escola. Pode ser na hora do recreio ou em outro horário acordado entre os profissionais que aí trabalham;
  • ESTEJA ATENTO! A VOTAÇÃO DO PLANO PODE OCORRER A QUALQUER MOMENTO!
  • ATENÇÃO! A CÂMARA IRÁ ENTRAR EM RECESSO NO DIA 15 DE DEZEMBRO, MAS NADA IMPEDE QUE A VOTAÇÃO OCORRA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DURANTE O PERÍODO DE FÉRIAS! É POSSÍVEL QUE TENHAMOS QUE NOS MOBILIZAR DURANTE ESSE PERÍODO. PREPARE-SE PARA QUALQUER SITUAÇÃO. CADA UM DE NÓS É IMPORTANTE!

AddThis Smart Layers